Comentário sobre a postagem INFILTRAÇÃO
Pablo Lopes:
É grave a infiltração do crime organizado na política. Me admira que o supremo só tenha percebido isso agora, pois este fenômeno já ocorre há anos.
Digo isso por experiência própria pois, em 2014, presenciei uma reunião entre membros do PCC e um candidato do PT a deputado estadual por São Paulo.
Na ocasião, uma associação de empresas de transporte coletivo, dominada pelo PCC, tinha interesse em eleger deputados para defender seus interesses.
Na reunião foram definidos os cargos e financiamento da campanha. Não posso dar os nomes, por motivos óbvios, mas garanto que o deputado foi eleito. Recentemente a polícia desvendou um grande esquema criminoso envolvendo justamente o setor de transporte.
A infiltração só piorou depois que o TSE proibiu empresas de doar recursos para o financiamento das campanhas, levando candidatos a buscar recursos nas igrejas e junto ao crime, pois o fundo eleitoral não é distribuído a todos os candidatos, mas sustenta apenas os caciques dos partidos.
Por fim, esclareço que nunca fui político ou membro do PCC; acompanhei a tal reunião porque ele foi realizada em um espaço cedido pela empresa onde eu trabalhava à época, a pedido de um amigo do dono da empresa, pois eles precisavam de um “território neutro”. Somente durante a reunião tomei conhecimento de quem eram os envolvidos. O tal candidato, anos depois, foi preso em uma operação da polícia.
Também é tão ou mais grave a infiltração política no supremo, o que não deixa de ser uma infiltração do crime organizado no poder judiciário, mas isto é outro assunto…