É DE FAZER CHORAR

Acreditem:

Este texto que está transcrito a seguir foi postado aqui no JBF, no espaço reservado aos comentários.

Juro, atesto e dou fé que foi mesmo postado. 

Também dou fé, atesto e juro que quem postou acredita MESMO no que está escrito no texto, que versa sobre a prisioneira ilha de Cuba.

Embora quem se encantou e publicou o texto aqui no JBF nunca tenha estado lá no paraíso castrista e prefira as delícias e prazeres dos recantos capitalistas deste mundo.

Assim como faz a comunista Manuela, a vice de Haddad, que adora tirar fotos em Nova Iorque, aos pés da Estátua da Liberdade (que ironia…) junto com a família.

O ex-prisioneiro Lula recentemente badalou pelo mundo capitalista, às custas do nosso dinheiro, mas nem sequer pensou em dar uma chegada em Havana, onde moram seus queridos amigos ditadores, seus companheiros de ideologia.

Essa turma das zisquerdas banânicas tem bom gosto no campo turístico e sabe escolher o que é bom e o que presta na hora de bater asas pelo mundo.

E agora vamos ao texto que botaram aqui nesta gazeta escrota, o espaço mais aberto e democrático da internet, e que publica de tudo que neste existe neste mundo.

Até este tipo de lixo.

Preparem-se pra ficar horrorizados.

Ou, talvez, ficar rindo.

Acho que a segunda opção, dar risadas, é automática.

Vejam:

Cuba: um gigante moral – Jonas Duarte

O tamanho de Cuba não pode ser medido por suas dimensões físicas-geográficas ou econômicas e sociais.

A Ilha Socialista só precisa ser medida por sua dimensão humanitária. Por sua infinita solidariedade.

“Compartimos o que temos, não o que nos sobra”, dizem os cubanos com sorrisos largos em seus rostos.

E assim é.

E compartem amor, solidariedade, humanidade.

Os valores socialistas se consolidam na Ilha. Nestes 60 anos de Revolução e Resistência se forjou uma cultura de solidariedade só possível sob um sistema socioeconômico socialista.

Jamais o capitalismo formará tamanha consciência cidadã, humanitária, solidária.

Foi Cuba Socialista quem salvou a humanidade do Ébola. É a mesma Cubita, linda, negra, banhada pelo sol e sal caribenhos que se apresenta ao mundo firme para dá (sic) uma contribuição valiosa (determinante mesmo) no enfrentamento ao Coronavírus.

Médicos cubanos já chegam em todas as partes do Planeta para arregaçar as mangas e domar a contaminação do vírus.

Também se destaca no tratamento seu remédio Interferón Alpha 2b, destacado pelos chineses como o mais eficiente dos fármacos utilizado no tratamento do Coronavírus.

A Coreia do Sul, Alemanha além da China utilizam com êxito o medicamento cubano.

Circula noticia nas redes sociais que o uso do medicamento cubano em Servilha, na Espanha, tem permitido àquela comunidade mortalidade zero até agora.

Precisa se confirmar tal informação. Caso se confirme, o mais importante no tratamento do Coronavírus será derrubar o bloqueio contra Cuba.

Independente desse caso, Cuba abre os braços ao navio da Grã-Bretanha, com 5 positivados para o Coronavírus e o convida a pousar em solo cubano. Ali todos serão cuidados, sem nenhum tipo de discriminação.

É nesse nivel que Cuba Socialista trata a crise de saúde internacional.

Gigante nos cuidados sanitários e de saúde, enorme no exemplo de dignidade e humanidade perante uma situação dessas.

Cuba é um amor que “não aceita fronteiras, como a primavera – não escolhe jardim” .

À Cuba minha admiração.

Viva a Revolução Cubana.

Viva o Socialismo – única alternativa ao caos mundial atual.

Povoa minha mente frases de canções cubanas de amores por nuestra cubita, que dizem muito dessa Revolução.

“Amo esta isla”
“Cuba que linda es Cuba, quiem te coñece te quieres más…”
“Te pertuba mi amor…”

Me emociona falar de Cuba. Um povo mestiço, negro, pobre dando lições ao Planeta.

* * *

Ao invés de ficarmos horrorizados, acho que é melhor a segunda opção que sugeri no começo desta postagem.

Vamos rir.

Quero ressaltar que este riso é provocado pela idiotice total e absoluta do tal Jonas Duarte (vocês sabem quem é?), que cagou e publicou o texto absurdo aí de cima.

O riso nada tem a ver com a escravatura, o horror e a tirania a que é submetido o povo cubano há décadas.

Esse fato não é pra rir.

É pra fazer chorar.

UMA FAVELA MISERÁVEL, UM POVO TRISTE, DOENTE E ESCRAVIZADO

36 pensou em “É DE FAZER CHORAR

  1. Como o tal Jonas tem uma certa preguiça em procurar algo que lhe valide o comentário , deixo aqui a minha modesta contribuição :

    http://pt.granma.cu/cuba/2020-03-20/o-interferon-que-ajuda-a-tratar-o-covid-19-da-sua-origem-ate-hoje

    PS. leia a submanchete na foto

    http://pt.granma.cu/cuba/2020-03-20/cinco-novos-casos-de-covid-19-em-cuba-confirmados-pelo-ministerio-da-saude-publica

    e como na China , todos ” estão em evolução satisfatória até o momento ” .

  2. No post original só gostei do goiano por que ele pediu pro Adonis a passagem pra Cuba. Desafiei ele a ser homem uma vez na vida e aceitar e faço questão de me juntar ao Adonis e colaborar com a passagem caso o goiano aceite mesmo…só de ida

  3. Goiano é o único doido no mundo que foge à teoria do paraibano, anedota engraçada contada por Zé Lezin, que diz o seguinte: Zé, aqui na Paraíba o doido tem que ter juízo!

    Goiano é um doido sem juízo! Ou é um grande gozador? Prefiro esta! Além de gozador é um tremendo humorista!

  4. Concordo plenamente com esse rapaz… o povo caribenho e negro de Cuba é muito solidário entre eles e entre outros povos. O problema é a elite branca que governa Cuba há quase setenta anos, matando, calando, destruindo a civilização dentro dos pobres negros caribenhos que, na hierarquia socialista são apenas faxineiros, lixeiros, empregados de baixa qualificação. afinal, nem Fidel, nem o fedorento Che acreditavam que o negro fosse gente. Conheço a solidariedade negra dos cubanos, principalmente os passam o dia todo nas praças e no “Malecon” em busca das migalhas que a elite socialista deixa cair de suas mesas fartas. E, digo isso, não por ouvir dizer, ou por propaganda, mas sim por ser testemunha dessa verdade, que esteve naquele lugar e viu que, a alegria, o riso e a bonomia na cara da elite branca e Cuba, que governam a ilha prisão com mãos de ferro, contrastam com a tristeza provocada pela fome, pela escassez, pela falta de esperança e pelo medo de ser dedurado até pelos filhos, às autoridades que oprimem aquele povo. A saúde cubana é uma fantasia. Nem tomógrafo eles conhecem. Os seus médicos, não são médicos, apenas sanitaristas que têm uma formação idêntica a um auxiliar de enfermagem em uma escola técnica brasileira. Sua educação é uma piada. sabem tudo da Revolução, mas se colocarem um computador na frente de um adolescente cubano ele vai pensar que é um alfange, desses de cortar cana. Mas o povo pobre, oprimido e sem esperança de Cuba é solidário sim. Eles dividem, inclusive sua fome, carência e medo, enquanto a elite branca dos tiranos que escravizam a ilha, vivem em seus paraísos fechados, praias com vigilância armada onde o preto cubano, pobre, triste, e famélico não pode entrar, sob o risco de levar um tiro na cabeça, pois invadiu uma “área de segurança nacional”. Área essa que é reservada aos tiranetes da nação, seus filhos, mulheres e parentes, com mesa farta, bebidas as melhores do mundo, carnes as mais finas, e servidos por um exército de pretos pobres que ficam com o resto, mas são proibidos de levar esse resto para casa, ou mesmo comentar com os demais vizinhos e amigos o que eles vêem la dentro. Falo isso não por ouvir dizer, ou propaganda, mas por ser testemunha que viu e ouviu dentro da ilha prisão.

  5. Mestre Berto, pelo pobreza gramatical do texto vê-se a indigência mental do escrevinhador. Aliás, para elogiar tanto a ditadura genocida que escraviza Cuba há mais de sessenta anos, o sujeito deve ter mesmo um enorme deserto entre as duas orelhas ou, como diz o sempre admirável Augusto Nunes, um cérebro baldio.

  6. Cuba tem algo como 1 médico para 150 habitantes, portanto, uma população aproximada de 11,250 milhões de habitantes. Temos, algo como 65 mil médicos. Pelo texto todos estão no mundo. Então, o país tá lascado.

  7. Quantas pessoas fugiram do seu país para Cuba? Até hoje só fiquei sabendo de cubanos fugindo de cuba com qualquer meio possível, só ficou faltando uma bicicleta anfíbia.

    • Chatonildo, os norte-americano não fogem para Cuba porque os comunistas fecharam as fronteiras e não deixa eles entrarem. O sonho dos milionários norte-americanos é viver em Cuba e gozar da prostituição ali existente e, se possível, instalar uns cassinos lá.

      • O Goiano sabe sobre o turismo sexual em Cuba e até afirma ” prostituição existente ali” . Talvez seja por isto que uma certa pessoa “influente” no partido foi dar no exterior . E política do pt , a prostituição regional e internacional ! .

  8. Outro depoimento, porra:

    “Fernando Gutman
    1 de fevereiro ·
    Eu já fui. Veja com seus olhos. Converse com os cubanos residentes. Não acredite no que lê por aí.
    Procure miseráveis pelas ruas, crianças mendigando, deficientes pedindo esmolas, gente dormindo na rua, mães com filhos no colo procurando comida no lixo.
    Se encontrar, é porque já voltou pro Brasil ou passou direto pros EUA.
    VIVA O SOCIALISMO CUBANO.
    VIVA O POVO CUBANO.”

    • Goiano.

      Eu também já fui. Visitei Cienfuegos, Varadero e Havana, porta de entrada. Sabe por quê não existem prostitutas, mendigos, ou mesmo moleques de rua mendigando, bem como prostitutas e prostitutos? Por que se eles forem pegos pela polícia ideológica são mandados para “campos de reeducação”, assim os esquerdistas chamam os campos de extermínio das ditaduras socialistas, são espancados, mutilados, seviciados e torturados.

      Esse é o motivo. Não é porque eles vivem em uma esfera moral superior. É medo mesmo. Medo até de dar bom dia para o vizinho. Dar bom dia para o turista? Nem pensar. Estas mãos que hoje datilografam já foi um ingênuo socialista e já cortou cana para “ajudar Cuba” a sobreviver ao embargo americano. Até eu descobrir que eu trabalhei como escravo, só ganhando três refeições ao dia e tendo meus passos vigiados, para que a junta assassina que governa a ilha prisão pudesse viver com nenhum magnata capitalista conseguiria viver.

      • Roque, eu compreendo a decepção com a experiência comunista no mundo; de minha época a maior parte dos que se encantaram com a doutrina tiveram de descambar para fórmulas esquerdistas mais amenas (digamos assim), o que não desfaz a grandeza filosófica do marxismo.
        Muitos entendem que, a despeito dos desvios a que te referes, outras circunstâncias teriam sido inevitáveis em face da resistência à implantação, onde foi realizada ou tentada, coisas que em se tratando de um ex-adepto compreendes muito bem e não temos espaço para nos estender a respeito.
        Contudo, seja como for, Cuba é uma questão dos cubanos; e lá há os que queiram derrubar o regime e os que desejam viver dentro dele.
        É como aqui: tem os que querem continuar como estamos e muitos que gostariam de implantar o comunismo aqui. E há outras que pensam em uma terceira via. Enfim, nós, brasileiros, vamos decidir isso e não permitiremos que os cubanos metam o bedelho, não é mesmo?
        Quanto a tua experiência pessoal, certamente teu período de vida como comunista e como trabalhador cortando cana em Cuba, e tudo o que experimentaste lá, deveria render bons textos para apreciarmos, quem sabe publicados por Berto.

        • Ora Goiano…. Grandeza filosófica do Marxismo é um insulto a quem tem um neurônio sadio e consegue articular dois conceitos em torno de uma ideia. Marx era um arremedo de filósofo que se fantasiou de economista. Pegou a obra de David Ricardo chamado “O Livro Azul” sobre estatísticas econômicas do Império Britânico no começo do século XIX, fraudou os números para embasar suas teses estapafúrdias. A tal da mais-valia pode ser demolida com um copinho plástico. Não existe fórmula socialista “mais amena”. O que você vê em Cuba, na Coreia do Norte, na Venezuela é o socialismo em estado puro, sem desvio, sem adequações, sem adaptações. Negar isso não é somente insultar a inteligência alheia. É insultar a própria inteligência, escorraçando-a para um desvio escuro e colocando o embuste como princípio da vida. Sabe, Goiano. Eu sou professor. E sempre digo nas reuniões sindicais em que vou: Podemos ser de esquerda, de direita, putos, descopromissados, vagabundos laborais, tolos. Mas, uma coisa nós não podemos ser: mentirosos. Porque a nossa profissão exige a verdade acima de tudo, inclusive das nossas próprias crenças e conveniências. Pena que sou uma “Voz que clama no deserto” dentro do meu próprio sindicato.

          • Roque,por quê escamosteaste a China, quando falaste de fórmula socialista mais amena?
            Afinal, o regime da China é ou não é comunista?
            Existe a concordância que do ponto de vista político, sim, a China ainda é comunista, mas, com a abertura para a possibilidade de atividades da iniciativa privada, analistas afirmam que tornou-se um regime híbrido, isto é, um organismo formado de espécies ou gêneros diferentes, tais sejam, justamente, o comunismo e o capitalismo.
            Sabe-se que a economia chinesa é hoje fortemente capitalista, mas, além do controle absoluto pelo Partido Comunista Chinês, o domínio do Partido sobre toda a economia, sobre a liberdade individual e de imprensa e sobre o comportamento de certos setores da produção seriam os elementos diferenciadores do capitalismo absoluto, permitindo considerar que o regime é misto.
            Na verdade, um dos problemas do comunismo “puro” é o da economia fechada:, que produz um sistema tipo a cobra que se come a si própria engolindo-se apartir do próprio rabo, ideia que demandaria altas explicações, mas que pode ser compreedida pela seguinte imagem: uma família de, digamos, cem pessoas, isolada do mundo, com moeda própria, vivendo exclusivamente de seus próprios recursos, produzindo exata e exclusivamente para o consumo do grupo aquilo de que o grupo necessita, de acordo com o decidido pelo chefe, que distribui para cada um uma paga mensal pelo seu trabalho, sendo que o chefe receberá toda a produção e a venderá para os membros do grupo com o dinheiro que ele mesmo, chefe, pagou aos membros do grupo dessa família. Esse círculo vicioso é a cobra engolindo-se a si própria, de modo que para esse sistema permanecer funcionando terá de produzir alguma criatividade, uma das quais passar a comprar e vender para outras famílias, mas isso pode não ser suficiente.
            Voltemos à China: Mao Tsé Tung tentou desenvolver esse comunismo puro, mas o modelo econômico, cujo objetivo do líder chinês era industrializar o país e transformar a tradicional economia agrária, com a criação de grupos de trabalho e fazendas coletivas, proibindo a agricultura particular e a propriedade privada, teve sua ascenção e esgotamento, redundando em um período de grande fome, quando consta que mais de vinte milhões de pessoas morreram entre 1958 e 1962.
            Em 1978, dois anos após a morte de Mao, Deng Xiaoping, promoveu um programa econômico que ficou conhecido como “reforma e abertura”.
            Deng fez o oposto da proposta de Mao: liberalizou a economia, permitindo o ressurgimento do setor privado e o poder descentralizado, deixando a tomada de decisão nas mãos das autoridades locais.
            Deu no que é hoje e que, talvez, seja o tal socialismo “mais ameno”.

          • Mas, Roque, que tal falar da “grandeza moral do marxismo”?
            Trata-se de uma filosofia, ou ideologia se preferires, que pensa na igualdade máxima econômica, social e de direitos, não interessa se alguém copiou ou deixou de copiar, e nem mesmo se fraudaram dados.
            Isso porque o comunismo pode ser resuimido em poucas palavras: todos os meios de produção, agrícolas ou industriais, pertencem a todos, igualmente, sendo administrados pelo Estado.
            Só isso.
            O resto são detalhes.
            Os detalhes revelam o seguinte:
            Se o Estado está rico, todos estão ricos.
            Se o Estado está remediado, todos estão remediados.
            Se o Estado está pobre, todos estão pobres.
            Igualmente e exatamente: ou ricos, ou remediados ou pobres.
            Nesse modelo de Estado, é impossível que um tenha moradia e outro não, que um tenha acesso à educação e oiutro não, que um seja provido de meios para a subsistência e outro não.
            E isso, novamente, porque todos são donos de tudo, que está nas mãos do Estado parda administrar e distribuir tudo igualmente para todos.
            Isso é tão simples que uma criança recém-nascida já está quase apta a compreender.

            • Ora Goiano.
              A China é uma ditadura comunista sim. segue a máxima do socialismo: pobreza distribuída de forma igual para igual para todos, a menos que você tenha conexões no partido.
              a fórmula que de o Estado regula tudo, se o estado é rico todos são ricos e se o estado ´´e pobre todos são pobres é uma mentira mais do que safada. Sabe qual o resultado do termo igualdade perante o Estado? Assassinato em massa, como ocorreu em Cuba, na China, Na União Soviética, na Coreia do Norte, no Vietnã, No Camboja, na Mongólia, em Angola, em Moçambique, nos países do leste europeu, na Venezuela. Isto porque o estado nivela todo mundo por baixo, menos os seus mandatários, então ninguém pode se sobressair, divergir, ou mesmo negar ao estado essa onipotência. Esse lixo moral pregado pelo marxismo e que foi adotado da revolução francesa só trouxe um saldo: mais de cem milhões de mortos nos lugares onde o comunismo se implantou. Pergunto. Isso é mentira, ou é fato?

  9. O autor sofre da patologia comum dos esquerdopatas, que envolve cegueira moral, falta de raciocínio lógico e inversão total de valores! Esquerdopatia é doença incurável!
    Mas é intrigante uma característica marcante em todos eles quando se trata de viagens turísticas ou mudança de endereço: todos preferem a Europa ou os Estados Unidos.

    • Anita, eu mesmo já estou de saco cheio desse tioo de argumentação bocó de que nós esquerdistas preferimos ir gozar as delícias dos paraísos capitalistas norte americanos e europeus do que ir passar férias na Coreia do Norte.
      Já que queres pontificar a respeito das esquerdas, podias eleger uma das áreas, facções, setores ou divisões delas e explicar, cientificamente, com os detalhes possíveis, em que consiste a patologia esquerdopata, qual é exatamente a cegueira moral dos esquerdistas, em que circunstâncias seu, deles, raciocínio é ilógico e seus valores invertidos, ao invés de repetir chavões bobinhos que não esclarecem nada, o que é típico dos direitistas inconsequentes.

  10. Está aí, juntamente com o Goiano, um sujeito que pode ser chamado de CUGULOSO.
    Sim, são sujeitos com bumbuns nervosos, dispostos a bater palminhas com as nádegas para tudo que se fala de bonito sobre Cuba.
    Antes eu achava engraçado ver um cara defender o indefensável, hoje sinto nojo.
    No filme acima, aos 2:50 min vemos dois sujeitos. Parecem ser os mesmo de um outro filme que eu vi e juntamente com dois outros maltrapilhos, verdadeiros farrapos humanos, davam “Vivas a la revolución”. Pobres seres lobotomizados de tal forma que nem a realidade da falta de comida em seus estômagos conseguem se sobrepor à lavagem cerebral a eles aplicada há décadas, desde suas infâncias.
    É como num documentário sobre a Coreia do Norte onde uma velhinha cega ao ser informada que não seria operada por uma equipe internacional que lhe devolveria a visão porque o governo comunista não aceitou a entrada dos médicos estrangeiros. Ela resignada falou que queria poder voltar a enxergar para ver pela última vez o rosto do grande líder.
    Lavagem cerebral pura.

    • Marcos, tem o seguinte: Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente da república dizendo as coisas que sempre disse, revelando o pensamento que sempre revelou e mantendo ideias e comportamentos escabrosos, fascistas, burros, atrasados e malucos.
      Entretanto, foi eleito e seus eleitores continuam apoiando-o e, consequentemente, apoiando suas ideias e ações.
      É a esse tipo de lavagem cerebral que te referes?

      • Não tenho procuração do Marcos para lhe responder, mas tomo a liberdade de fazê-lo. A lavagem cerebral que o Marcos citou é a que você e outros sofreram por parte do Lula que sempre falou que era contra um monte de coisas enquanto era oposição e quando assumiu o poder passou a defende-las e quando o seu poste foi excretado do posto passou a defende-las de novo, mas você e outros continuam achando que ele é um defensor do povo contra as coisas que prejudicam o povo.

        • Patriota, repetir o que ouve é fácil, o difícil é basear a conversa em dados reais.

          Lula confessou que, felizmente, afastou-se de muitas de suas ideias e discursos de campanha porque foi capaz de compreender quais não eram úteis, boas para a realização de um governo eficiente.

          Tanto que Lula (e Dilma) realizaram muita coisas importantes em seus governos, com destaque para os dois mandatos, de 2003 a 20064 e de 2007 a 2010, do Lula.

          Então, simplificando,

          LULA E DILMA, por exemplo, tudo junto e misturado, só para dar uma palinha de vinte itens de realizações, que tu não sabias:
          :
          1) diminuíram a pobreza no Brasil em 76%, de acordo com pesquisa do Banco Mundial.

          2) reduziram pela metade o número de pessoas que passam fome no Brasil, segundo relatório da ONU.

          3) criaram o PROUNI, que levou 1 milhão e 200 mil estudantes pobres a universidade.

          4)a criaram o PRONATEC, que até o final de 2014 terá 8 milhões de alunos pobres cursando gratuitamente o ensino técnico e aprendendo uma profissão.

          5) construíram 18 novas universidades.

          6) criaram o Bolsa Família, o maior programa de Transferência de renda do mundo, que diminuiu a desnutrição e a mortalidade infantil, colocou as crianças na escola e melhorou a qualidade de vida do povo mais pobre.

          7) fizeram o Luz para Todos, que levou eletricidade para 15 milhões de pessoas que antes não tinham acesso a luz elétrica.

          8) criaram o Minha Casa, Minha Vida, que já construiu e contratou mais de 3 milhões de casas para pessoas de baixa renda.

          9) aprovaram o PNE que destinará 10% do PIB para a educação, além de ter aprovado 75% dos royalties do pré-sal para a educação.

          10) trouxeram 14.400 médicos estrangeiros, no Programa Mais Médicos, para atender uma população de baixa renda de 50 milhões de pessoas que antes não tinha acesso ao profissional médico.

          11) fizeram o Programa Água para Todos, que já construiu 500 mil cisternas no nordeste e também está concluindo a transposição do Rio São Francisco, que levará água para 12 milhões de nordestinos durante a seca.

          12) diminuíram o desemprego de 12% em 2002 para 5% em 2014, atingindo a menor marca histórica do desemprego.

          13)Lula e Dilma diminuíram a inflação média de 9% com FHC para 6% nos governos Lula e Dilma.

          14) triplicaram o orçamento da saúde e da educação. O orçamento federal da saúde era de 25 bilhões, e da educação 33 bilhões em 2002. Agora o orçamento federal da educação está em 104 bilhões e da saúde está em 106 bilhões.

          15) criaram o PAC, que já investiu 665 bilhões em obras de infraestrutura no Brasil.

          16) criaram 340 escolas técnicas em todo o Brasil, mais que o dobro do que foi construído em toda a sua história, que foram 140 escolas técnicas até 2002.

          17) criaram o Programa Farmácia Popular, que leva remédios à população a preço de custo, e também o SAMU, que faz um atendimento personalizado e rápido a vítimas de acidentes e doenças.

          18) pagaram a dívida com o FMI e se tornou credor internacional, podendo emprestar dinheiro a outros países e impedindo que organismos internacionais possam decidir a política nacional por força de dívidas do país, como ocorria até 2002. Hoje o PT na presidência acumulou o montante de 385 bilhões de reais em reservas.

          19) fizeram a desoneração total dos impostos federais da cesta básica.

          20) Lula e Dilma aumentaram a renda do trabalhador e o poder de compra do salário mínimo. O salário mínimo teve um aumento real – ou seja, descontada a inflação – de 72,3% entre 2003 e 2013, segundo o DIEESE. O salário mínimo que em 2002 valia 70 dólares, hoje vale aproximadamente 320 dólares. Graças a política de valorização do salário mínimo, seu poder de compra é o maior desde 1979, superando em muito o salário mínimo da era FHC.

          Patriota, tem muito mais!

          Se quiseres, avisa que eu venho aqui com uma batelada de tdirar o fôlego!

          Ah, antes que eu me esqueça: Lula e Dilma fizeram tudo isso e muito mais em seus governos sem ameaçar dissolver o Congresso, sem querer fechar o Supremo Tribunal Federal, sem apelar para a força tipo chamar os militares de volta, sem pensar em restabelecer o Ato Institucional nº 5.

          Nos governos de Lula e Dilma O CAPITALISMO floresceu, não houve a menor ameaça de implantar no Brasil o comunismo.

          Também não se ameaçou tirar terra dos índios, nem se desprezou os quilombolas, nem os homossexuais, nem os negros em geral, nem as mulheres.

          Nos governos deles, o meio-ambiente foi sempre visto com respeito e os ambientalistas eram considerados agentes importantes para a preservação da Natureza.

          Ah, mas isso são coisas de esquerdistas, não é mesmo?!

          • Desmistificando Goiano.
            1 – Não houve redução de 76% da pobreza no país nos governos Lula e Dilma, mas sim 8% segundo esse mesmo Banco Mundial com base em dois marcadores de igualdade: o IDH e o índice GINI.
            2 – Não se reduziu a metade. O que houve foi que a FAO, incrivelmente comandada por um petista – José Graziano – mudou a metodologia para se calcular o índice de fome no mundo. O Brasil utilizou a metodologia safada que só vigorou por um ano (2009). Nenhum outro país utilizou essa metodologia e a antiga já voltou a ser utilizada novamente. tanto é verdade que os índices de miseráveis e pobres no Brasil voltou a ser de 8 e 37% da população brasileira já em 2017.
            3 – Nem Lula e nem Dilma criaram o PROUNI – na verdade eles unificaram linhas de crédito estudantil já existentes e deram esse nome fantasia. O resultado foi o repasse de mais de 5 bilhões de reais necessários à educação pública para universidades privadas de qualidade duvidosa e que criou uma geração de pessoas que ainda nem começaram a trabalhar e já estão com restrições nos nomes porque não conseguem pagar esse financiamento.
            4 – O Pronatec foi criado pelo governo Lula sim, mas logo em seguida sucateado, haja vista a falta de recursos e de continuidade, bem como a qualidade sofrivel dos cursos e dos docentes. Trabalhei como avaliador educacional de ensino técnico no meu estado e posso dizer isso com autoridade.
            5 – Nem Lula e nem Dilma construíram universidades. O que eles fizeram foi desmembrar universidades já existentes. Veja, a Universidade Federal do ABC era um campus da UNIFESP e se tornou autônoma, só que sem material, sem equipamentos, sem infraestrutura e sem docentes com qualidade. Não acredite em mim. Veja o relatório da CAPES sobre essas universidades criadas por Lula e Dilma.
            6 – O Bolsa Família foi a união de programas como Vale Renda, Vale Gás, Bolsa Escola Federal e Segurança Alimentar e que foram unificadas em torno desse nome fantasia. Digo isso porque como técnico de Educação na época, participei do processo de fusão desses programas em torno desse nome fantasia. Todos esses programas que citei foram criados nos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC.
            7 – Concordo… o minha casa minha vida é mérito do governo do PT, mas precisa ser ajustado por causa da inadimplência.
            8 – O PNE não foi uma construção do governo Lula, ou Dilma. Já vinha sendo discutido discutido desde o governo FHC. A garantia de 10% do PIB para a Educação se provou uma falácia. A Educação não precisa de mais dinheiro, precisa de melhor gestão dos recursos.
            9 – O Mais médico foi a reinstituição da escravidão no Brasil e você, Goiano, sabe disso. Pergunto: você aceitaria trabalhar 40 horas, ganhar nominalmente 12 mil reais, mas só ficar com 2 mil, o resto ser mandado para o governo, sua família não poder te acompanhar no país onde você trabalha e ter o seu passaporte retido? Mas, responda-me com sinceridade e hombridade.
            10 – No governo Dilma a inflação foi de 10,8% e não 5%. No governo Lula a inflação foi baixa por causa da valorização das commoddities. Nos demais, concordo em partes, mas no caso do Água para todos das 500 mil cisternas programadas, apenas 700 foram construídas. Não acredite em mim. Veja o relatório no Ministério da Infraestrutura.
            11 – Triplicaram o orçamento da Saúde e Educação, mas a incompetência foi tanta que no quesito educação voltamos aos indicadores de 1989, e no da saúde aos indicadores de 1986. isto é, não era problema de dinheiro, mas sim de gestão e competência, coisa que nem nos governos Lula e Dilma teve.
            12 – No PAC criaram uma fantasia, somando investimentos privados, com investimentos de estatais e investimentos públicos e chegaram a esse número de 685 bilhões. na verdade, segundo relatório do Ministério da Fazenda os investimentos públicos nunca passaram de 17 bilhões de reais. Quanto às escolas técnicas e a farmácia popular, concordo contigo. Foram ações excelentes.
            13 – O pagamento da dívida como FMI foi o maior embuste, e você sabe disso, pois para arrecadar dinheiro, converter em dólar e pagar o FMI elevaram em 155% da dívida interna do país, saindo da casa de 890 bilhões de reais, para 4,3 trilhões no período Lula e Dilma. Isso, em bom português se chama fraude contábil. Pegaram dinheiro aqui dentro, com taxa de juros entre 8 e 9% ao ano para pagar uma dívida que tinha uma taxa de juros de cerca de 0,75% ao ano. Isso não é ser inteligente, é ser pilantra.
            14 – Não fizeram a desoneração total da cesta básica. Isso é tão real quanto uma nota de 3 reais. subsidiaram distribuidores para que estes baixassem o preço de revenda no varejo. a ideia era que essa medida iria baixar o preço final dos produtos da cesta básica para combater a inflação que estava na casa dos 10%, mas isso não correu. Não acredite em mim. Veja os dados do Ministério da fazendo sobre o período.
            15 – concordo no último ponto. Elevou-se a renda do trabalhador pelo aumento real do valor do mínimo, só que não houve a iniciativa de se aumentar a produtividade para se manter esse poder de compra. na primeira crise essa valorização se evaporou.
            Nenhum governo, Goiano, só faz coisas ruins, e nenhum só faz coisas boas. O problema dos governos Lula e Dilma não está nesse tópico e você sabe disso. O problema está em outra modinha de viola. A corrupção generalizada e aberta que destruiu os padrões de moralidade e ética da cidadania. Esse é um legado que vai marcar por décadas nosso país. Os demais, bons, ou ruins podem ser consertados e aprimorados. Mas o legado da corrupção, da roubalheira e da podridão moral que Lula e o PT deixaram no país vai demorar décadas para ser superado.

            • Roque, teus argumentos são interessantes, porque são argumentos, não repetições de chavões sem conteúdo.
              Utilizam dados que, efetivamente existem em certas fontes, embora sejam diferentes de outras, de modo que cabe a quem delas se utiliza verificar quais as que lhe parecem mais adequadas, o que costuma levar em conta o viés determinado pelas próprias , do que não escapo.
              Posso, assim, discordar de algumas coisas, mas, pelo menos, respeito quem se utiliza de elementos razoáveis para robustecer suas crenças e debatê-las – o que é pouco comum.
              De tudo, que não pretendo debater porque creio que entraremos nesse terreno das convicções pessoais, apenas me deixa muito incomodado o argumento de que certas realizações de Lula não têm valor e não merecem ser citadas como realizações, por terem sido ou cópia, ou reunião ou continuação de realizações anteriores, de outros governantes. Esse é um argumento fraco e, a meu ver, inconsequente.
              Já que pontuamos realizações de Lula, quanto à tua parte final costumo destacar que o início do combate à volumosa corrupção se deu exatamente no governo dele, aproveitando os pontos de apoio que o seu governo propiciou, como edição de leis adequadas, criação de centenas de varas da justiça federal, fortalecimento da Polícia Federal, dentre outros.

              • Goiano.
                Nesses pontos concordo e respeito você por usar de argumentos técnicos com base em dados e não em pré-conceitos. Houve ações positivas nos governos Lula e Dilma? Com certeza e isso nem eu que sou anti-petismo discordo. Discordar disso seria burrice e tacanhice. Até mesmo as leis que ajudaram a combater o câncer da corrupção foram aperfeiçoados nesses dois governos, bem como a pauta social esteve bastante presente. Parabéns pela argumentação e continua seguindo a máxima de Rousseau para Voltaire: Não concordo em nada com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você as dizer.

                • Caro Roque, sou cem por cento governos Lula e cinquenta por cento governos Dilma.
                  Quando Lula indicou Dilma, seu poste, escrevi para ele reclamando e dizendo que não era a candidata, a meu ver, adequada.
                  Claro, assim mesmo votei nela, pois o rumo precisava conteinuar sendo o mesmo.
                  Ela quebrou bem o galho, melhor do que eu esperava, mantendo o que vinha sendo feito, e com seus próprios programas sociais, habitacionais, de saúde e outros.
                  Quando veio o próximo período, 2015 a 2018, escrevi novamente para ele dizendo que ele tinha de ser o candidato! Mas ele nem tchum, botou o poste (de lâmpada acesa) de novo.
                  Também Haddad não me parecia capaz de carrear os votos e até me surpreendeu o resultado, ainda mais com a reação do povo, favorável às mensagens da direita e incorporando suas ideias.
                  Agora, certamente Lula não poderá ser candidato e deverá indicar alguém.
                  Penso que nisso ele se amarra a certas circunstâncias políticas que atrapalham sua escolha.
                  De modo que creio que ele indicará Haddad novamente, o que será um erro.
                  Haddad, se vencer, não me parece que estaria à altura de Lula.
                  No panorama atual, Lula teria de apoiar Ciro Gomes, que, apesar das divergências pessoais com o PT, tem aquela garra de que necessitamos, além de ser um esquerdista safado, comme il faut.
                  Não vejo outro nome, nesta fase de nossa política, capaz de destacar-se contra o que veio e pode vir por aí, representando claramente pela triste figura de Jair Messias Bolsonaro.
                  Grato pela atenção e pela consistência de teus argumentos.

          • Você ainda tem a cara de pau de dizer que eu estou repetindo o que ouvi dizer! Você é quem vive repetindo as baboseiras que o teu deus e a coxa amante vivem falando. Você só não repete o que a ex-presidAnta fala porque nem mesmo você consegue entender o que ela quis dizer. Faça um exercício de pesquisa, procure os discursos do Lula onde critica os governos dos outros e depois compare com o que ele fez sobre as atitudes que vivia criticando. Só para lembrar: o Bolsa Família foi uma unificação de outros programas federais que ele criticou à exaustão dizendo que era para comprar votos. O Pronatec não é aquele programa que a Dilma mandou uma profissional formada fazer para não ficar desempregada? Desculpe mas, procuro me informar pesquisando as informações em todos os meios e não apenas naqueles que confirmam as minhas opiniões sobre o assunto.

      • Claro. O Bolsonaro tem comportamento e ideias realmente terríveis. Ele dá coice em repórter esquerdista, dá uns coices, xinga a Globo e segundo vi hoje, não tem pelos na perna. Isso tudo faz dele uma pessoa execrável.
        O que não estão podendo falar dele é que ele seja ladrão, formador de quadrilha, corrupto, corruptor, aparelhador do estado, chefe de quadrilha, quebrador de estatal, utilizador do estado para desvio de dinheiro.
        Já o seu papai de 9 dedos……….
        Ah, já sei, não tem provas.

    • Não sou evangélico, não acredito no espiritismo, não acredito no socialismo e nem em semi analfabeto que nunca trabalhou, pinguço, mentiroso e ladrão.

Deixe uma resposta