FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

Nos meus papos presenciais recentes com jovens espiritistas e espiritualistas, todos monoteístas, costumo, quando o assunto é bíblico, apresentar algumas curiosidades sobre as Sagradas Escrituras, ensejando muitas consultas e possibilitando outras descobertas, buscando favorecer futuras leituras meditativas sobre AT e NT em Bíblias de textos e leitura agradáveis. Ultimamente, lanço mão de duas Escrituras Sagradas, ambas de letras gigantes: a NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, editada pela Sociedade Bíblica do Brasil, 2021, 1756 p. e a NVI – Nova Versão Internacional, editada pela Thomas Nelson Brasil, 2019, 1597 p.

Na última conversa, acontecida às vésperas de São João, apresentei dez curiosidades bíblicas, que as explicito abaixo, satisfazendo meus caríssimos leitores deste Jornal da Besta Fubana que agrega gregos, troianos e outros trecos de um modo amplamente democrático, sem quaisquer mimimis censoriais, sempre inspirado no ideário contido em O Romance da Besta Fubana, do notável escritor Luiz Berto, leitura obrigatória para quem busca civicamente se desabestalhar existencialmente. Ei-las, extraídas nos dois volumes de 500 Curiosidades Bíblicas, de Erivaldo de Jesus, São Paulo, Edição do Autor, 2018. O Erivaldo de Jesus, em 2017, ganhou o Prêmio Areté 2017, como Autor Revelação do Ano:

a. O trânsito pesado e veloz, cruzando ruas e avenidas das cidades, já aparecem descritos no Antigo Testamento? Comprove em Naum 2,4.

b. Abraão foi a primeira pessoa que a Bíblia menciona plantando uma árvore. Comprove em Gênesis 21,33.

c. Descubra por que Rute é tida e havida como a melhor nora da Bíblia, lendo Rute 4,15.

d. Você já ouviu falar de uma mulher chamada Tabita, que era costureira, morreu e o Apóstolo Pedro ressuscitou? Confira em Atos 9,36-40

e. Sabia que o PÃO é símbolo do alimento universal e espiritual e é citado cerca de 385 vezes na Bíblia. Duas constatações: Êxodo 23,23 e Mateus 4,1-4.

f. Você sabia que um Juiz de Israel, de nome Gideão, teve 70 filhos de várias mulheres? Comprove em Juízes 8,30. Depois dele, Ibsã teve 60 e Jair 30 filhos. Eram chamados Os Pintos de Ouro.

g. Tinha conhecimento que PORTA, na Bíblia, é símbolo de Acesso e Oportunidade, tendo sido citada cerca de 509 vezes nas Sagradas Escrituras. E é chamada de PORTÃO no Salmo 118,20. Verifique.

h. Você sabia que Deus rejuvenesceu Sara tão esplendidamente, que aos 90 anos de idade tornou-se uma mulher cobiçada sexualmente até pelo rei da cidade em que morava? Constate em Gênesis 20,1-7.

i. Sabia que APOCALIPSE é o livro que mais apresenta nomes e títulos do Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento? Alguns deles: Nutricionista do Paraíso de Deus (Ap 2.7), Seguro Perfeito da Vida Eterna (Ap 3.5), Primeiro e Último (Ap 1,17) e Seguro Perfeito da Vida Eterna (Ap 3.5).

j. Um garfo de três dentes foi mencionado na Bíblia, você sabia? Descubra tal fato em 1Samuel 2.13.

Em reverência aos sete homens mais mencionados nas Sagradas Escrituras – Davi, Moisés, Jacó, Arão, Saul, Abraão e Salomão – desejo ao leitor amigo uma saudável identificação das principais curiosidades contidas nas Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento. Se desejar ler mais sobre o assunto, recomendo a leitura de um trabalho de fôlego de quem, graduado em Agronomia, tem mestrado e doutorado em Ecologia, sendo diretor do ICF – Instituto Ciência e Fé: Bíblia: história, curiosidades e contradições, Evaristo Eduardo de Miranda, Petrópolis RJ, Vozes, 2015, 655 p.

Uma excelente leitura desbravadora por caminhos nunca dantes percorridos!!

3 pensou em “CURIOSIDADES DO LIVRO SAGRADO

  1. Meu caro e estimado Prof. Fernando,
    “ f. Você sabia que um Juiz de Israel, de nome Gideão, teve 70 filhos de várias mulheres? Comprove em Juízes 8,30. Depois dele, Ibsã teve 60 e Jair 30 filhos. Eram chamados Os Pintos de Ouro.”

    Pinto de Ouro mesmo era João Furiba, nascido João Batista Bernardo, que fez dupla por muito tempo com outro pinto, Pinto do Monteiro: ele era pequenino, preto, feio e pobre, repentista e cantador de viola, mas tinha 4 mulheres e 42 filhos. Esse, sim, tinha “o pó da viagem” e uma lábia gigantesca.

    Certa vez, numa cantoria Pinto disse:

    “Eu admiro Furiba
    Com quatro ou cinco caseiras
    Pra umas faltando roupas
    Pra outra faltando feiras”

    Daí Furiba responde:

    “Tenho uma em Cajazeiras
    Tenho outra em São José
    Tenho Zefinha na Prata
    E Carmelita em Sumé
    E agora arranjei mais esta
    Pra completar a Maré”

    Furiba já estava se arranja do com uma que estava na cantoria, daí Pinto responde:

    “Essa daí sei que é
    Honesta, educada e forte
    Talvez seja a mais bonita
    Do Rio Grande do Norte
    Eita Furiba feliz
    Oh moça pra não ter sorte”

    Em outra cantoria, também com Pinto, Furiba arranja outra namorada e, para elogiá-la, termina uma estrofe dizendo:

    “Agora arranjei na festa
    Uma jovem que me adora”

    Daí Pinto advertiu a mulher das paqueras dele e disse:

    “Ele namora a senhora
    E outra se aparecer
    E a nega dele na Prata
    Só tem faltado é morrer
    Lavando roupa, de ganho
    Pra vestir e pra comer”

    Com tudo isso acho que João Furiba é o verdadeiro “Pinto de Ouro”.

    Abraços, meu dileto.

    Neto Feitosa

  2. Pingback: PINTO DE OURO | JORNAL DA BESTA FUBANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *