MARCELO BERTOLUCI - DANDO PITACOS

Sem querer entrar no mérito de cada questão, eu acho que qualquer debate merece bons argumentos, e não apenas uma repetição sem fim de clichês e frases feitas. Por isso, certas coisas que muita gente repete sem pensar me deixam frustrado. Aqui vão algumas destas idéias vazias:

“O GOVERNO É NECESSÁRIO PORQUE A INICIATIVA PRIVADA NÃO ATENDERIA AS NECESSIDADES DO POVO”

Então porque aquilo que é fornecido pelo governo (transporte público, saúde, educação, segurança, infra-estrutura, saneamento) vai de mal a pior, enquanto aquilo que é fornecido pela iniciativa privada com livre concorrência (mesmo com o governo se metendo um pouco) atende a todos? Para dar um exemplo básico: não existe uma Roupabrás ou um Ministério do Vestuário, mas em qualquer lugar do país as pessoas conseguem se vestir. Já nos postos de saúde, monopólio do governo, é comum faltar tudo, desde raio-x até gaze e esparadrapo.

“LULA FOI CONDENADO SEM PROVAS”

A menos que você tenha lido os autos do processo de ponta a ponta, o certo é dizer “Eu ouvi dizer que Lula foi condenado sem provas” ou talvez “Meu político de estimação me mandou repetir que Lula foi condenado sem provas”

“O AFASTAMENTO DA DILMA FOI GOLPE”

O afastamento da Dilma seguiu rigorosamente os preceitos legais, foi votado no Senado e acompanhado de perto pelo Supremo. Se você acha que o Senado errou, conforme-se. Segundo a Constituição, o que vale é a opinião deles, não a sua.

“QUEM MORA NAS FAVELAS SÃO PESSOAS HUMILDES”

Quem mora nas favelas são pessoas pobres. Tem gente humilde que não é pobre e tem gente pobre que não é humilde.

“NAZISMO É DE DIREITA PORQUE A ALEMANHA ERA INIMIGA DA UNIÃO SOVIÉTICA”

Então não podem existir dois grupos de esquerda que briguem entre si? Stálin mandou matar Trotski, será que Trotski era de direita também?

“BRASILEIRO É UM POVO HONESTO, SÓ OS POLÍTICOS QUE SÃO CORRUPTOS”

Então os políticos do Brasil vem de onde, de Marte? Ou há algum vírus que contamina as pessoas honestas quando elas são eleitas?

“NÃO PODEMOS LEGALIZAR AS DROGAS PORQUE SE OS TRAFICANTES NÃO PUDEREM VENDER DROGAS VÃO COMETER OUTROS CRIMES”

Então não podemos agir para reduzir os assaltos a banco, os batedores de carteira, os estelionatários. Todos eles podem cometer outros crimes.

“EU ACREDITO QUE SANTOS DUMONT INVENTOU O AVIÃO PORQUE EU SOU PATRIOTA”

Então um norte-americano patriota deve acreditar que foram os irmãos Wright? Um dos dois estará acreditando em mentiras por patriotismo. Eu não acho que seja patriótico acreditar em mentiras.

“COMO PODE O TRUMP SER PRESIDENTE SE ELE TEVE MENOS VOTOS QUE A HILLARY?”

A regra do jogo por lá, que já tem mais de dois séculos, não é o número total de votos. A razão foi bem explicada: evitar que as cidades grandes mandem sozinhas e excluam as pequenas. Nesta última eleição, isto funcionou direitinho: Trump foi o mais votado em 3084 municípios, Hillary Clinton, em 57.

“FULANO É MEDALHISTA OLÍMPICO”

Só se o fulano produz medalhas, como o romancista produz romances e o projetista produz projetos.

Se medalhas fossem instrumentos musicais, medalhista seria quem toca música com medalhas, como o pianista toca piano e o violinista toca violino.

Por outro lado, quem ganha um prêmio é premiado, quem recebe um diploma é diplomado, quem recebe uma homenagem é homenageado, quem recebe uma sentença é sentenciado, e portanto quem ganha medalha é medalhado.

Deixe uma resposta