Caro Editor Berto,
Peço-lhe a gentileza de publicar nessa democrática Gazeta material gráfico, referente ao Projeto “CORDEL E REPENTE”, da lavra de nossa amiga Helena Leite, que vive na Espanha, filha do grande escritor, jornalista e poeta pernambucano/cearense Rogaciano Leite.
“CORDEL E REPENTE” leva Pernambuco para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Basta clicar aqui para ler.
Cordialmente grato,
Boaventura, vejo duas coincidências nessa tua postagem: 1 – Conheci Rogaciano, nos anos 60, quando trabalhei na Western de Fortaleza. Ele ia pessoalmente levar os CTNs (Correspondência Telegráfica Noturna) , para algum jornal de São Paulo ou do Rio. Ele levava e só saía da Western após a confirmação do envio do CTN. Era bastante texto, com tarifa mais barata, por isso ele levava sempre no expediente noturno. Ele enviava e ficava esperando confirmação. Outro, era o Egídio Serpa, que ainda hoje trabalhava como Correspondente. Os dois ficavam de conversas com a gente; 2 – Helena Leite, tinha o mesmo nome de uma Radialista maranhense (faleceu tem dois anos) ligada ao folclore local.
Que belas coincidências, amigo, conterrâneo e festejado articulista fubânico, José Ramos!
Você proseava com o grande Rogaciano e sabe que a filha dele, Helena Leite, tem o mesmo nome de uma Radialista maranhense.
Eu não conheci o velho Rogaciano. Fui amigo literário do Rogaciano Leite Filho, e agora conheci a Helena.
Trata-se de uma família de pessoas muito inteligentes. Abraços desde Fortaleza. Boaventura.
Obrigado, grande Berto! Com esse nobre gesto, você está ajudando a espraiar mais ainda nossa cultura cordelística nordestina por todo o Brasil. Abraços, Boaventura.