CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

Editor Luiz Berto

Vamos falar de inteligência artificial?

Neste mês, quando o Papa coloca a “inteligência artificial” como tema de nossa oração, encerraremos mais um ano litúrgico e iniciaremos um novo período de celebração do mistério de Cristo.

A solenidade de Cristo, Rei do Universo, marca esse momento e nos motiva a reconhecer o senhorio espiritual do coração de Jesus. Ele que é o “Rei e centro de todos os corações” e “no qual estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência .”

Neste ano que vai chegando ao fim, o mundo enfrentou o grande flagelo provocado pelo novo coronavirus.

Agradeçamos a Deus pelos progressos alcançados pelo trabalho dos cientistas para salvar vidas, inclusive na busca por uma vacina. Agradeçamos também porque não nos faltou a sua proteção e de seus santos e anjos, em especial da virgem Maria, saúde dos Enfermos. E juntos, vamos apresentar-lhe a intenção de oração que nos recomenda o santo Padre: “REZEMOS PARA QUE O PROGRESSO DA ROBÓTICA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTEJA SEMPRE A SERVIÇO DO SER HUMANO. “

SALOMAO foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi. No início de seu reinado, o senhor falou com ele em sonho e disse-lhe: “Pede o que queres que eu te dou.” Salomão pediu-lhe um “coração sábio.” para governar o povo, e o senhor satisfez seu desejo.

Desde que o homem talhou a primeira machadinha de pedra ou afiou a primeira lança para se proteger ou caçar alimentos, ele começou a produzir tecnologia, pois ela tem por fim aumentar a capacidade de ação do homem, que é a obra-prima da criação.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e resultado da pesquisa científica na tentativa de simular a inteligência humana a partir de dispositivos tecnológicos. Os robôs frutos desse trabalho, tem a finalidade de facilitar trabalhos repetitivos, cansativos e perigosos para o ser humano. Tais como:

– MISSÕES ESPACIAIS OU NO FUNDO DO MAR
– DESARMAMENTO DE BOMBAS E MINAS EM ÁREAS DE GUERRA,
– REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS DE ALTA PRECISÃO.

Os fins da robótica, portanto são bons em sua origem. Entretanto, o seu uso sem critérios éticos pode ter seu lado perverso, como o desemprego, morte em massa, nível elevados de isolamento social. A sabedoria que o criador compartilha com sua criatura deve estar sempre a serviço da vida, do bem-estar da humanidade. “O princípio da sabedoria é temer o Senhor.” e “o temor do Senhor é uma escola de sabedoria.”

Nossa oração será, portanto, para que a tecnologia, fruto da sabedoria que Deus compartilha com o se humano esteja sempre a serviço da vida.

2 pensou em “ANA LUCIA – RESENDE-RJ

  1. Cara Ana, é preciso distinguir AI ou IA – Inteligência Artificial de automação ou robótica.

    Realizar trabalhos repetitivos, em locais de risco, de difícil acesso ou mesmo uma cirurgia de alta precisão, carros autônomos não necessariamente envolve IA.

    Normalmente estas máquinas são previamente programadas ou estão sob controle de mãos à distância (caso das cirurgias).

    A IA diz respeito às máquinas que tomam decisões pelos Humanos.

    – Ah, mas foram os humanos que as programaram. Sim, porém à partir daí a máquina vai se retroalimentando a partir de novas experiências que ela vai adquirindo, ou seja, ela aprende sozinha de acordo com a programação que lhe foi colocada.

    Quando um humano interage com esta máquina com IA e não consegue distinguir se está interagindo com um humano ou não é que foi atingida a perfeição.

    Tem também a pesquisa que está muito avançada, que é a ligação homem máquina direta. Se por um lado é bom, pois poderá haver o controle da máquina pelo cérebro, também poderá o contrário, a máquina controlar o cérebro e aí terá havido o controle total da liberdade individual.

    Então, a IA muito provavelmente servirá para o controle das liberdades individuais e levará ao fim da humanidade. Será que o Papa Francisco não prevê isso?

  2. Boa tarde. Realmente o que você falou e a mais pura verdade. Eu gostei dessa frase. “Servirá para o controle das liberdades individuais e levará ao fim da humanidade.” Isso me assusta muito. Um grande abraço pra você.

Deixe uma resposta