COMENTÁRIO DO LEITOR

Comentário sobre a postagem JANJO PELO MUNDO

Deco:

A Fundação HERITAGE, que é uma instituição de pesquisa e educação, criada em 1973, publica desde 1995, o “ÍNDICE DE LIBERDADE ECONÔMICA”, que é o principal termômetro do progresso (e dos retrocessos) da liberdade econômica dos países que compõem o universo mundial.

No relatório de 2023, já publicado, foram analisados 176 países.

Cuba, nestes quesitos, progresso ou retrocesso, encontra-se colocada no 175 lugar, ou seja, penúltimo lugar, estando somente à frente da Coréia do Norte, que é a última colocada, na posição 176.

O que chama a atenção é que CUBA está sob o regime totalitário (comunista-socialista), desde 1959, bem como estavam a Polonia e a Estônia, naquela época, ligadas ao comunismo soviético.

De lá pra cá muitas coisas mudaram, menos em CUBA.

Por exemplo, Polonia e Estônia que abandonaram o socialismo, aderindo ao liberalismo e a economia de mercado, estão se dando bem.

Hoje, a Polonia encontra-se na posição 40 com 67,7 pontos e a Estônia na sexta posição com 78,6 pontos. No caso da Estônia, ficando atrás somente de Singapura, Suíça, Irlanda, Taiwan e Nova Zelândia.

E bem na frente do Brasil que se encontra na posição 127 com 53,5 pontos.

Resumo da ópera:

Até quando CUBA estará sujeita à ajuda, diga-se doações, de outros países, para mal sobreviver e atender aos anseios de sua população?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *