XICO COM X, BIZERRA COM I

Arthur Schopenhauer

Nunca me acostumei com o pessoal da Alemanha, Polônia, Áustria e adjacências, que não têm qualquer simpatia por vogais e enchem os nomes das pessoas de consoantes que os deixam, além de impronunciáveis, sem o menor vestígio de poesia. O poeta Nietshe bem que poderia se chamar ZÉ, como o nosso DA LUZ. O Papa Ratzinger seria muito mais simpático se tivesse o nome do atual CHICO. Nomes como CICERO ou DAMIÃO também lhe cairiam bem. Pra quê se chamar Brecht se TOIM soa bem mais agradável aos ouvidos? Já pensou se Jackson tivesse nascido praquelas bandas, numa cidadezinha que não Alagoa Grande, Quixeramobim ou Crato? Imagina ele cantando: VIXE, COMO TEM SCHOPENHAUER, COMO TEM SCHOPENHAUER LÁ NA DEUTSCHLANDDBER. Não teria encantado Almira Castilho. Nem a mim. Salve a Brasileirança e seu monte de vogais.

* * *

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@gmail.com. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. 

8 pensou em “VIXE, COMO TEM SCHOPENHAUER LÁ NA DEUTSCHLANDSBER

  1. Por falar em nomes, meu colega de escritório Moacir Baracho dizia ser má ideia batizar o filho como Felipe. Explicava. Madrugada, ladrão na casa, e a mulher chama o marido “ Felipe “ … qual o ladrão que corre? Já se chamasse “ Sebastião “ , não ficava um.

  2. Doutor Zé Paulo, mas se o marido se chamasse SCHOPENHAUER, duvido que o ladrão não corresse.. Fosse Moacir, a exemplo de Felipe, ladrão nenhum correria …

  3. Realmente, soa muito esquisito.

    Quando ligo para uma prima que reside na Alemanha, ela atende assim: Yaa!
    Na gozação eu respondo: Iaá …é freio de burro, porra!!! Ela dá uma gargalhada.

    Ainda bem que Guadalupe e Gonzagão, só poetizaram uma consoante que, sequer, é corriqueiramente usado na nossa língua: Y

    *E gritava A, E, I, O, U, ipslone

  4. Pois é. MARCOS ANDRÉ. A enorme sabedoria de Zé Dantas, na homenagem a sua amada Yolanda, fê-lo substituir o ‘pisilone’ pela Letra I. E ficou um xote lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *