Dilma jura que o novo marco do saneamento é um crime contra o Brasil. Medida vai beneficiar 35 milhões de brasileiros que não têm acesso à água tratada. Abertura à iniciativa privada deve trazer R$ 700 bilhões em investimentos https://t.co/nkPnOTTkS9
— Revista Oeste (@revistaoeste) June 26, 2020
* * *
Aguardo comentário do Goiano dizendo que não é bem assim, que o saneamento básico que o PT não implantou no Brasil (tínhamos Coma e olimpíadas pela frente) não é tão necessário assim.
Acho que vou esperar muito.
O dia que algum ptista pensar,somente pensar no bem do Brasil eu passo a votar neles.
Mas aviso,tenho 55 anos e depois dos 70 pretendo não votar mais.
Qual é pior, uma nuvem de gafanhotos ou meia nuvem de petistas?
O PT e membros de outros partidos que votaram contra o tal do marco do saneamento básico podem estar errados, mas têm suas razões, e essas razões se ligam à questão da privatização, vale dizer, a exploração empresarial dos serviços de água e esgoto: “(…) as empresas não têm interesse algum em levar saneamento e água onde não existem esses serviços, mas têm interesse em comprar as empresas de água e de saneamento, que são lucrativas, do Brasil inteiro”, entendem os que são contrários ao sistema votado. “(…) privatizar o setor significa aumentar a tarifa desses serviços que são essenciais para a população”.
“(…) a iniciativa, que elimina os mecanismos de subsídio, principalmente o subsídio cruzado que hoje permite que a rentabilidade auferida nos maiores municípios possam financiar investimentos para o saneamento básico em municípios menores, fragiliza o papel dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, na medida em que obriga os entes federados a aderirem ao novo marco legal sob pena de não poderem acessar recursos públicos”.
Lula criou, pela Lei 11.445/2007, o Plano de Saneamento, e a Dilma instituiu o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), previsto no art. 52 daquela lei.
Consta que desde 2001 (governo de FHC) até 2012, mais de 17 milhões de domicílios passaram a dispor de esgotamento sanitário e outros 16 milhões, de rede de água encanada, segundo os “Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro 2001-2012, de modo que os investimentos realizados, pelo Estado, de bilhões de reais, passarão às mãos dos particulares.
Como sabemos, o Estado não tem interesse em lucro, de modo que os serviços prestados pelos entes estatais têm como objetivo o fim social; e esse é o motivo de existência das empresas estatais.
Se o particular for capaz de prestar os serviços mais amplamente, em melhores condições e com melhores preços para a sociedade, veremos que a privatização funcionou bem – e esperamos que o futuro demonstre que os que votaram contra o novo sistema erraram…
O que os partidos de esquerda pretendem é que a sede de privatização em favor do Capital não termine por prejudicar a grande massa popular formada pelos mais pobres.
“Como sabemos, o Estado não tem interesse em lucro, de modo que os serviços prestados pelos entes estatais têm como objetivo o fim social; e esse é o motivo de existência das empresas estatais.”
Na boa… Eu não li isso…
Não de acordo com a nossa realidade.
Não… Não pode ser… Eu devo ter inalado por acidente aquilo que um adepto de “extremo-centro” cafunga e tô alucinando.
EU NÃO LI UM TROÇO DESSES…!
https://images1.wikia.nocookie.net/__cb20110820222012/meme/images/2/29/RageGuy2.jpg
A gente só acredita porque ele escreveu e assinou embaixo… isso tem nome…
A gente só acredita porque ele escreveu e assinou embaixo.
Alguém sabe me explicar o motivo de Sancho amar esse tal Goiano? É impressionante o sujeito explicar o inexplicável.
Aproveito para mais um recado: Jair, PRIVATIZASAPORRA TODA!!! Parte de empresas públicas presta-se unicamente a ser imprestáveis, deficitárias e cabideiras de empregos.
Muita matéria na mídia comprova tal fato. Elenco uma:
https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/7-dados-que-mostram-como-estatais-sao-ralos-de-recursos-publicos-e-cabides-de-emprego/
(minha reação)
https://www.youtube.com/watch?v=h3SwIdMqU4c
Eu não posso ler um negócio desses e imaginar que parte do que pago de tributos vai pro bolso dessa marmota enferma de lepra cerebral.
O motivo para tal contestação da vaca peidona é óbvio.
Ela sabe que, com essa medida, ela será calada, afinal sua boca e tudo que sai dela é um esgoto a céu aberto
Para a “incompetenta”, saneamento básico é censura.