LAUDEIR ÂNGELO - A CACETADA DO DIA

Spathodea campanulata

Desde de 2019, o estado de Santa Catarina proíbe a produção de mudas e o plantio de árvores da espécie Spathodea.

Com a promulgação da lei estadual, vários municípios publicaram leis que proíbem seu plantio e fomentam sua erradicação, além da substituição por espécies nativas.

É uma planta exótica e letal para insetos e pássaros, principalmente as abelhas e os beija-flores.

10 pensou em “UTILIDADE PÚBLICA – PLANTA TÓXICA

  1. Além da Spatódia, uma planta com origem na Índia, o Nim tem causado mortalidade nas fases larvais de abelhas, principalmente as Apis.
    Na natureza, no Cerrado o Barbatimão ( flores) também provoca mortalidade em abelhas .
    Nem por isso a quantidade de enxames tem diminuído.
    O que provoca verdadeiros morticínios em abelhas ( Apis Mellifera, predominantemente, )é a má utilização, ou até a utilização criminosa de defensivos agrícolas sem Receituário Agronômico, e sem o acompanhamento de um Profissional Legalmente Habilitado .

  2. Obrigado, camarada Welinton, por enriquecer a matéria.
    Das flores, as abelhas conseguem desviar e a mortalidade não deve ser tão importante.
    Mas a pulverização indiscriminada de defensivos agrícolas realmente é uma desgraça. Começa matando os insetos que voam, mata os que estão no solo, as larvas, escorre para os mananciais, córregos e vai exterminando repteis, peixes…
    Acho que vou fazer outro cartaz.
    Valeu.

  3. Caro Laudeir,

    Convém que se diga, que se nós temos hj safras recordes, e uma diversidade imensa de produtos agrícolas e pecuários, isso tem a ver com a utilização correta dos Defensivos agrícolas ( que eu como Eng. Agrônomo, prefiro chamar de Agrotóxicos).

    Algumas técnicas reduziram bastante a aplicação desses produtos, tais como o plantio na palha ( plantio direto), utilização de variedades resistentes a pragas e doenças, vazio sanitário, aplicação em UBV ( Ultra Baixo Volume), etc.

    Devemos muito, muitíssimo à pesquisa agropecuária, aqui cito a Gloriosa e pouco conhecida EMBRAPA ( em nome de todos os centros de pesquisas, Brasil a fora).

    Lembro também daqueles Técnicos que abnegadamente militam ao lado do produtor rural, o Extensionista Rural, e os Técnicos Que atuam como Profissionais Liberais,nem sempre lembrados, principalmente no quesito de bons salários .
    Claro que tudo isso só funciona quando se tem na ponta, homens e mulheres do Campo, o pessoal do Agro, odiado por aqueles que enchem a pança três vezes ao dia, mas que desconhecem a labuta diária.

    Obviamente no plantio do trigo, costuma aparecer o joio. E esse joio é aquele espertalhão que não respeitadas recomendações da Pesquisa, do Extensionista ou do fabricante dos produtos.

    À esses, o Rigor da Lei.

    Em tempo, se vc quiser se aprofundar mais no assunto, pesquise sobre os Neonicotinóides , principalmente um princípio ativo denominado Fipronil.

    Abraços.

    • Obrigado por iluminar minha mente, caro Welinton. Vou pesquisar.
      Mas sempre tomo o cuidado de não exagerar nas críticas, veja que usei o termo “pulverização indiscriminada”, que é aquela feita sem orientação profissional.
      Também não gosto de falar em agrotóxico porque acho pejorativo demais e o mundo está repleto desses mimizentos verdes.
      Afinal, se não fossem os defensivos agrícolas e os demais insumos que os cientistas, como você, desenvolveram e administram na agropecuária, o mundo não teria o que comer, há muito tempo.
      Valeu!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *