O jornalista internacional Francisco José de Brito
Um presente magnífico ganhou, na última quarta-feira, a Associação Atlética Banco do Brasil, ao concluir parte dos festejos culturais comemorativos dos seus 80 anos de fundação, com uma palestra do jornalista Francisco José de Brito;.
O veterano repórter internacional que pertenceu ao quadro da TV Globo, proferiu palestra com áudio-visual, promovida por sua Academia de Artes e Letras, tendo à frente o Presidente Francisco de Oliveira Melo.
O tema inusitado empolgava os jornalistas na década de 50. E Francisco José enveredou pelas reportagens difíceis, abrindo veredas para inéditos trabalhos, que passaram a qualificar seus programas como os melhores do ramo na tv abrasileira.
Nas suas jornadas, realizando mais de 100 programas de televisão, deixou marcas difíceis de se assemelharem, face ao seu ineditismo. Agora, aos 80 anos, com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, ele se empolga narrando esses episódios pelas platéias brasileiras.
Seria até enfadonho relacionar, de memória, mas me lembro de Esmaragdo Marroquim, Alcides Lopes, Alexandrino Rocha, Luiz Teixeira, Valdemar de Oliveira, Dias da Silva, José de Souza Alencar, Isnard Moura, e muitos outros.
De todos, um jovem repórter esportivo, se sobressaiu e nos contou parte de sua história no livro: “40 Anos de Reportagem” e focou para o auditório da AABB alguns pontos importantes de seus trabalhos.
Muito gentil, após a palestra fez questão de circular entre os presentes para responder perguntas e tirar fotografias com todos que lhe solicitaram.
Um dos momentos mais emocionantes foi a narração do episódio de assalto a um Banco em Boa Viagem, quando ele se ofereceu para servir de refém para 11 bandidos, que o levaram, perseguidos pela polícia de Pernambuco e embrenhando-se pelas estradas foram deixá-lo em Salvador.
A palestra do jornalista foi um presente que ele fez questão de dar à AABB Recife, mas na verdade, a dádiva foi sua presença e a confirmação de fatos que em sua fala foram referidos.
O Presidente Euler Araújo de Souza bem mereceu os aplausos recebidos ao finalizar as comemorações aniversariais do seu clube, 85 anos depois de sua fundação, evento ocorrido por iniciativa de Francisco de Oliveira Melo, Presidente da Academia de Artes e Letras da AABB Recife,
Francisco José recebeu aplausos de pé. Para os que estavam no auditório foi um presente de fato!