JOSÉ RAMOS - ENXUGANDOGELO

Arcos na entrada de Crateús onde está a “Serra das Almas”

“Todo mundo canta sua terra
Eu também vou cantar a minha
Modéstia à parte seu moço
Minha terra é uma belezinha.
Minha terra tem beleza
Que em versos não sei dizer
Mesmo porque não tem graça
Só se vendo pode crer”

João do Vale

“Crateús é um município brasileiro e uma das cidades mais importantes e antigas do Estado do Ceará, localizada às margens do Rio Poti, na região dos Sertões de Crateús, sendo a décima segunda cidade mais populosa do estado, com 75 241 habitantes e a detentora do décimo quarto maior PIB cearense, conforme estimativas do IBGE de 2022. Geograficamente cortada pelo Rio Poti e pela Serra Grande. Já foi uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Nordeste, (Que se dá pela companhia Brasil Ecodiesel, na produção de 118.800 m3 de biodiesel por ano segundo a companhia) e abriga Reserva Natural Serra das Almas.

Seu clima é tipicamente tropical, com uma temperatura média de 25,4 graus Celsius e com uma altitude de 90 metros, chegando até os 274 metros nas áreas mais altas ou seja nas regiões montanhosas e acima da Serra Grande.

Crateús está localizada a 350 km de Fortaleza, o acesso rodoviário é feito pela BR-226 ou pela BR-020 (Rodovia Brasília-DF – Fortaleza-CE) que liga o Ceará ao Piauí e, consequentemente, ao Maranhão e ao Pará. Também conectam-se pela Ferrovia, atualmente usada sobretudo pela Transnordestina Logística.

Crateús é conhecida internacionalmente por ter sido a cidade que prendeu a santa, por ter revidado a passagem da Coluna Prestes pela cidade em 1926, e por registrar a menor temperatura mínima do Ceará, 12 ºC em 13 de fevereiro de 1963.” (Obs.: informações coletadas no Wikipédia)

Mapa de localização de Crateús e Serra das Almas

Dar preferência a Paris, New York, Berlim ou Santiago de Compostela, é um direito seu. Se não és herdeiro(a), com certeza trabalhou para viabilizar esse passeio.

Eu, negro e pobre, também não sou herdeiro – mas trabalhei muito durante muitos anos na tentativa de finalizar com dignidade os meus muitos dias de vida, antes de voltar ao barro, após cumprir a missão dada pelo Onipotente.

Mas, asseguro que, conhecer essas maravilhas midiáticas citadas acima, nunca “fizeram minha cabeça”, e faço questão de viver na terra chamada Brasil. Nada contra quem pensa e age diferente.

Assim, convido você, leitor(a), para entremear nas viagens para a Europa e América do Norte, e caminhar nas trilhas ou voar com as borboletas e aves raras da “Serra das Almas”, pedaço dos céus colocado por Deus na região Norte do Ceará.

Com certeza, após conseguir se livrar desse bombardeio polarizado entre o bem e o mal dessas eleições, com o sentimento do dever comprido cumprido, você fará a melhor escolha arrumando a mochila com o que imagina que será necessário para sair por alguns dias de casa e visitar uma das maravilhas do mundo, porta de entrada para os céus da satisfação.

Serra das Almas

A Serra das Almas é uma particularidade do Patrimônio Natural, mantida por uma entidade de nome Associação Caatinga, também reconhecida pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera. Ali estão abrigadas significativas partes da caatinga do sertão nordestino, em Crateús. Estão contabilizados 6.146 hectares de área protegida, sediando três nascentes e espécies listadas como ameaçadas de extinção. A Serra das Almas está localizada no Sertão dos Inhamuns, no Ceará; e Buriti dos Montes, sertão do Piauí.

Quem pretender visitar a sede da reserva, que fica a 50 km da cidade de Crateús, melhor se hospedar nas simples, mas aconchegantes pousadas do município, levando em média 75 minutos de qualquer pousada para a reserva. Entretanto, a administração da Reserva Serra das Almas disponibiliza uma boa e simples estrutura de atendimento aos visitantes:

Um centro de visitantes na Sede da Reserva, com alojamento para 20 pessoas, cozinha, refeitório, academia ao ar livre, trilhas e área de convivência. Outra estrutura é o Centro Ecológico Samuel Johnson com capacidade para 30 pessoas, alojamento para 22 pessoas, cozinha, refeitório.

Portão de acesso à Reserva da Serra das Almas

Ao ter acesso à Serra das Almas, você terá:

– Exuberante fauna e flora;
– Ar puro para respirar de forma gratuita;
– Bom atendimento por parte dos guias;
– Liberdade para “algumas” ações;
– Direito ao nascer e ao pôr do sol;
– Passeios em canoas seguras pelos cânions do rio Poty.

Ali naquele paraíso terreno, você não terá:

– Preocupação ou postos para “cambiar” moedas estrangeiras;
– Semáforos nas encruzilhadas das muitas trilhas;
– Motivos para estresse por conta do excesso de veículos;
– Queimadas provocadas ou tufões;
– Obrigação de assistir alguns noticiosos nacionais de televisão.

Centro Administrativo e pousadas

Além da exuberante flora, fauna que contribuem para o bioma de forma positiva na Serra das Almas, no Ceará, o visitante tem oportunidade de conhecer e navegar pelos cânions maravilhosos do rio Poty, no Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *