A PALAVRA DO EDITOR

Semana passada, meu filho João estava estudando acentuação de palavras e veio me pedir uma ajuda.

Ele queria saber o que era uma palavra “proparoxítona”.

Enquanto explicava, me veio à lembrança um texto de 2006, quando o João nem era nascido ainda, e que foi postado na antiga versão do JBF.

É este que está transcrito a seguir.

* * *

A foto abaixo retrata um momento do evento denominado Soy Loco por Ti Pernambuco, realizado pela Escola de Letras da Faculdade de Filosofia do Recife. 

O evento, em sua nona edição, presta nesse ano de 2006 uma justa homenagem ao grande poeta pernambucano Alberto da Cunha Melo, último à direita.

Na foto, falando no microfone, estou entre a Professora Inês, Mestra em Literatura, e Antonio Campos, diretor do Instituto Maximiano Campos.

Ressaltei nas minhas palavras aos estudantes que, naqueles momentos, estava se realizando um dos pontos altos da minha carreira de escritor.

E expliquei o motivo: é que durante toda minha vida eu sempre havia sonhado com o dia em que viraria uma proparoxítona.

Eis que, finalmente, meu sonho havia se concretizado, pois que meu nome estava, na programação do evento, no item “Ícones Pernambucanos”.

A risadagem foi geral no auditório.

É uma pena que minha avó, a velha Menininha, não esteja mais viva pra ficar orgulhosa com o fato de seu neto mais velho ter se tornado um “ícone”, uma majestosa proparoxítona.

Enfim, estou feliz com o título.

O encontro foi excelente, o tema da minha palestra, “O Romance da Besta Fubana – Peibufo, Etc. e Coisa e Tal”, foi alvo de muitas perguntas e a noite transcorreu de maneira agradável e amena.

Gostei.

4 pensou em “UM EDITOR PROPAROXÍTONO

  1. Parabéns, querido Luiz Berto , por estar entre os “Ícones Pernambucanos”. Merecida designação, pois você se destaca e se distingue na literatura, como uma águia, a ave que voa mais alto. “Ìcone”, esta palavra proparoxítona, lhe coube como uma luva..

    Grande abraço e um feliz final de semana!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *