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Ally Venable: beleza e talento no blues

Segundo a coluna TELESTOQUES, Ally Venable, da nova geração texana do blues, recebe o aval da lenda blueseira, George ‘Buddy’ Guy, famoso guitarrista e cantor norte-americano de rock que inspirou Jimi Hendrix e outras lendas do ano 60, no álbum ‘Real Gone’ de Ally, que está um primor evolutivo.

“Mulheres pontuam a história do blues desde os primórdios. Memphis Minnie, Sister Rosetta Tharpe, Bessie Smith, mas na galeria dos nomes tidos como mais importantes imperam os marmanjos. Bonnie Raitt, mulher e blueseira do primeiro time, é pouco citada quando se fala em blues nos últimos anos. Sister Rosetta Tharpe passou a ser cultuada, inclusive como suposta criadora do rock and roll. O que não é verdade. Memphis Minnie também tocava guitarra e, ao contrário de Rosetta, cantava sobre a vida mundana, nada a ver com religião. É dela ‘When The Levee Breaks, mais conhecida com o Led Zeppelin, de quem Memphis Minie se tornou parceira póstuma.”

“Se o rock tivesse sido inventado, e não surgido de uma evolução do blues, com country & western, a honra deveria ir para Big Mama Thornton, como cantora, e Jerry Leiber e Mike Stoler, os inventores. Os dois são autores de ‘Hound Dog’, gravada em 1952, e lançada em 1953, por Big Mama Thornton, um mega sucesso, com 500 mil cópias vendidas. Três anos mais tarde, a música foi gravada por Elvis Presley, com milhões de discos vendidos mundo afora. Com Big Mama Thornton era blues; com Elvis, rock and roll.”

“O prolegômeno todo para se chegar ao disco REAL GONE, da guitarrista texana Ally Venable, uma das muitas mulheres da atualidade blueseiras, junto com Ana Popovic, Joanna Connor, Susan Tedeschi ou Sue Foley. Esta última já é canadense veterana. Ally Venable tem 24 anos. Chamou atenção pela perícia na guitarra quando estava com 14 anos. Quando estreou em disco com um elogiado EP. Não é pouco, em se tratando do Texas, terra de alguns dos grandes nomes dos blues, inclusive brancos, Janis Joplin e Stevie Ray Vaughan. Foi Vaughan que levou Ally a se interessar pelo blues.”

“’Real Gone’ tem viés para o rock and roll. A faixa ‘Goin’ Home’ é um baladão bluesy com solos distorcidos. No single do disco, ela divide a faixa Texas Louisiana com o lendário guitarrista Buddy Guy, firme e forte aos 86 anos. E Ally Venable, mesmo se não tocasse muito, ainda é tem um vozeirão. Joe Bonamassa é outro convidado do disco, na faixa ‘Broken & Blue’, um soul. A bem da verdade, ‘Real Gone’ não é estritamente um álbum de blues. Loose Me é um funk mais compassado, com a jovem dando um banho de guitarra, em solos sem firulas. Só toca o que a música pede. ‘Real Gone’ é uma ótima pedida para quem ainda aprecia guitarras, o blues e seus derivados.”

Ally Venable with Buddy Guy – Texas Louisiana

“Buddy Guy” e Ally Venable Jan 12 2023 Legends Chicago nunupics

Buddy Guy, Ally Venable & Greg Guy “5 Long Years (Have You Ever Been Mistreated)” Live 2/24/23

6 pensou em “TEXAS LANÇA MAIS UMA BLUESEIRA QUE PROMETE

  1. Tudo em Ally Venable me fascina, caro Beni Tavares, principalmente os “blues” das “coxas.”

    Ela é extraordinária com sua voz potente! Comedida na guitarra, só vai até onde o blues pede. Foi por isso que o veterano Buddy Guy, mesmo com 84 anos, ficou doidão!

    Pode ser diferente?

    • Ally Venable, da nova geração texana e coxana do blues?

      Ally “coxas”.Venable até tentou, mas diante do monstro sagrado George “Buddy” Guy ficou apenas uma menininha a tietar o mestre.

      Ciço, meu caro, na música há certos nichos onde ou se é fera demais para lá estar ou…

      Blues exige alma negra… Ah, Amy Jade Winehouse,por que fostes embora tão cedo? Um talento notável e um repertório que mesclava jazz, blues (pouco fez no blues pois encerrou a própria jornada na flor da idade), soul, reggae.

      Imagine hoje em que patamar estaria a Amy?

      Fico com o DMatt, com relação à Venable: (cara bonita e umas coxas maravilhosas e é só).

  2. Como bluzeira, tenho a dizer que ela trem uma cara bonita e umas coxas maravilhosas e é só.
    Todo o blue ? está pautado na guitarra do mestre Buddy Guy.
    Não sou fãn de Rocky, que teve a sua supremacia reconhecidsa com a magnifica harmônia e criação dos Beatles.
    e toda a musica popular criada depois dos Beatles está devendo
    esse reconhecimento.

    Qualquer sem talento ou apenas com belo visual pensa que pode
    enganar os antigos e criar coisas horriveis como aquelas interpretações estúpidas da já falecida Janis Joplin.
    Tudo passa, tudo evolui, mas aquilo que de fato tem valor não fica no
    esquecimento e nos dá força e inspiração para novas criações.
    Afirmo: O mundo musical deve muito à criação harmonica dos Beatles, que criou uma harmonia genial e infelizmente não teve criadores e
    sucessores à altura.

    • Não vai ter nunca, mestre d.matt.

      Depois que The Beatles se juntou a Bob Dylan, nos anos 60 e lançaram as obras-primas Let IT Bee, Abbey Roadd, Rubber Soul, Sgt. Pepper’s Lonnely Hearts… o mundo da música nunca mais foi o mesmo.

      Os MENINOS de Liverpool tinham tutano.

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