FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

Das amizades que mantenho há décadas, a maioria delas muito fraternais, algumas delas são de personalidades que proclamam uma férrea incompatibilidade entre Ciência e Crença Religiosa, alguns dos amigos até se declarando ateus de carteirinha, embora portadores de uma ética comportamental solidária exemplar.

Um deles, entretanto, meio distanciado de tudo, manifestou recentemente interesse em conhecer melhor a caminhada do Homão da Galileia, pois O considera o maior revolucionário da Era Humana.

De Páscoa, já comuniquei a ele que não o presentearei com ovos, mas com algumas indicações de livros por mim considerados de honesta descrição da vida e das mensagens de Jesus, que buscou sempre se distanciar de erudições enfadonhas, também de proselitismos que apenas despertam o tédio dos racionais, em alguns instantes incompreensões grandiosas. Eis os textos por mim considerados sementeiros por derradeiro para quem possui uma curiosidade racional pelo Galileu:

– QUEM FOI JESUS? – UMA ANÁLISE HISTÓRICA E ECUMÊNICA, André Marinho, Bragança Paulista SP, Instituto Lachâtre, 2018, 312 p.

– JESUS, A VERDADEIRA HISTÓRIA, Jacques Duquesne, 3ª. edição, Geração Editorial, 2005, 306 p.

– RAZÃO X RELIGIÃO: O PRIMADO E OS PRIMATAS, Omar Ferri, Porto Alegre RS, Citadel, 2023, 288 p.

– JESUS: UMA BIOGRAFIA REVOLUCIONÁRIA. John Dominique Crossan, Rio de Janeiro, Imago, 1995, 220 p.

– QUEM MATOU JESUS? AS RAÍZES DO ANTISSEMITISMO NA HISTÓRIA EVANGÉLICA DA MORTE DE JESUS, John Dominique Crossan, Rio de Janeiro, Imago, 1995, 268 p.

Pelas leituras acima, pode-se esclarecer uma série de perguntas que obnubilam mentes pouco atentas. Algumas delas: De onde vem a autoridade da Bíblia? As pessoas que escreveram as Sagradas Escrituras foram efetivamente inspiradas pelo Espírito Santo? Por que tantas pessoas, ao longo dos séculos, reverenciam as Escrituras Sagradas, pautando sua caminhada terrestre por elas? Por que existem tantas traduções da Bíblia? Como a racionalidade superou ingenuidades e despropósitos, cavilações ingênuas e fundamentalismos despropositados, que apenas buscam arrancar trocados para usos exclusivamente mantenedores de oponências pessoais e institucionais? Por que muitas religiões instilam ódios e desavenças entre povos e nações?

Após a leitura dos livros acima citados e com a disseminação da IA – Inteligência Artificial pelas áreas mais civilizadas do mundo, apenas mais uma sugestão eu faria ao Zequinha: que buscasse entender a mensagem de Jesus de Nazaré para os tempos contemporâneos. Um livro que muito o auxiliaria nos propósitos pretendidos: HUMANAMENTE DEUS: UMA INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO E DA PESSOA DE JESUS PARA OS DIAS DE HOJE, Victor Azevedo, São Paulo, Planeta do Brasil (Academia), 2023, 144 p.

No mais, é perceber-se continuadamente uma metamorfose ambulante (Raul Seixas), sempre se questionando como alguém se torna aquilo que é (Nietzsche), buscando analisar razões e causas dos seus comportamentos, passados e cotidianos. Nunca deixando de dar razão ao balizamento de uma canção famosa: Quem sabe faz a hora, nunca espera acontecer.

2 pensou em “SEMENTES QUARESMAIS

  1. Excelente iniciativa de presentear os amigos e leitores com indicações de leituras contendo a descrição da vida e mensagens de Jesus, o revolucionário Homão da Galileia.

    Que os presenteados percebam e valorizem a condição de metamorfose ambulante, buscando mais leituras edificantes para novas perspectivas.

    Valeu, professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *