RODRIGO CONSTANTINO

Eles chamavam todos aqueles que enxergavam alguma virtude no governo Bolsonaro de “blogueiros bolsonaristas”. Bastava não demonizar o presidente como se ele fosse a pior pessoa do planeta para ser rotulado como “vassalo” ou “capacho”. E agora eles ficam o dia todo passando pano para um sujeito como Lula!

Em seu editorial de hoje, o Estadão destaca: “Lula acerta ao ignorar a lista tríplice” para a escolha do PGR. Diz o jornal: “Declaração de Lula rejeitando lista tríplice como critério de escolha para a PGR é bom sinal. Como toda instituição, Ministério Público deve estar sujeito à lei, e não a pressões privadas”. Um argumento até defensável, mas pergunto: alguém lembra da imprensa aplaudindo isso quando foi Bolsonaro a ignorar a lista?

Eis o que disse o mesmo Estadão na época: “Presidente quebra tradição de 16 anos ao não optar por nome da lista tríplice”. O que mudou? Apenas o presidente, claro. Paulo Eduardo Martins comentou: “Quando Bolsonaro ignorou a lista tríplice, a reação foi negativa. Quando Lula faz o mesmo, a reação é de exaltação. Eis o poder de mudança do amor”. É muito amor mesmo, não é verdade?

E como fica claro, o problema maior não é escolher ou não dentro da lista, e sim a reação da imprensa, que muda totalmente de acordo com quem está no poder. Diz Paulo: “Em tempo, sempre fui crítico desse modelo de lista tríplice da PGR, que não está na lei. O presidente faz a escolha, independente do que pensa a corporação. O problema é o pessoal que cobrava respeito à lista e agora diz que é certo ignorá-la”.

O site oficial do PT condenou Bolsonaro à época também: “Desrespeito à lista tríplice é maior retrocesso em 20 anos”. O PT destacou a opinião da Associação Nacional de Procuradores da República, que divulgou nota repudiando a escolha de Bolsonaro. E ainda concluiu assim: “governos do PT se destacaram por sempre respeitar a lista elaborada pela categoria”. Ué? O que mudou?

Novamente, o PT mudar tanto assim nós até podemos compreender: é um partido político que sempre fez oposição destrutiva. Mas a grande mídia se comportar exatamente como o próprio PT? Isso é constrangedor. Fica claro que nossos maiores veículos de comunicação hoje mais parecem assessoria petista. Perderam totalmente o pudor. E eram eles que nos acusavam de partidarismo e parcialidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *