XICO COM X, BIZERRA COM I

Recado para Quem Tem Mais de Sessenta e Não Tem Medo da Mulher

Tenho mais de 60 e faço tudo errado com o melhor dos ‘acho-bom’. Ou estarei a fazer tudo certo? Não apenas ‘furo’ a fila do Banco ou paro na vaga preferencial, mas, principalmente, só faço o que me dá na telha. Esqueço a convenção do certo e errado e, simplesmente, faço. É meu direito. Para tanto vivi tanto.

Cerveja com Pão

Pode até parecer consolo, mas tomo cerveja comendo pão e saio da mesa do almoço direto para a rede, onde fico até 3 da tarde, cochilando e acordando, acordando e cochilando, doce madorna, contrariando um cabra de jaleco branco que recomenda o contrário. Empanturro-me de coca-colas e guloseimas de cacau: só frequento farmácias que vendam, além de remédios, tabletes de chocolate. Eles se encontram na minha prateleira preferuda.

Às Favas o Colesterol

Não tenho mais tempo para dietas, nem para as banais saudades, lágrimas sofridas, ou risos para alegrar os outros. Afinal, tenho mais de 60. Só vou onde quero ir, só como o que ordena meu paladar. Charque com fava, às favas o colesterol, faz parte do meu cardápio. Afinal, vivi além dos 60. Desobediência ampla, geral e irrestrita.

Matar Muriçocas

Caminhadas, para quê? É como disse um pintor a um amigo dele: “hoje eu fiz algo útil: dei um pulo, bati palmas com as mãos acima da cabeça e matei uma muriçoca”. Assim sou e serei. Só farei coisas úteis, erradas ou certas. Aplaudirei o nada com as mãos acima da cabeça e matarei todas as muriçocas que tenham a audácia de perturbar minha saudável sesta.

Queda ou Caganeira

Lembro que minha avó dizia que o maior risco para um velho sumir – detesto a palavra morrer, é queda ou caganeira. Que eu não suma em decorrência de meus maus hábitos, tampouco por causa dos riscos a que minha avó se referia. Se não houver a opção pela eternidade, que eu vá dormir e acorde em outra dimensão, É só o que peço a Deus. Mas só daqui a alguns bons anos. É cedo.

4 pensou em “RECADO PARA QUEM TEM MAIS DE SESSENTA E NÃO TEM MEDO DA MULHER

  1. Só não entendi onde entra o tal “ não ter medo de mulher “ . Só no caso de Xico, claro. Que, no meu, sigo contrito a regra do OBDC. O que já me garantiu 54 anos de casados. No mais,com os exageros relatados, que Deus proteja o grande Xico Bizerra.

  2. Hômi, eu juro que estou aqui numa clínica onde acabei de fazer um teste ergométrico, aguardando fazer outro exame. O nome desse outro é complicado.
    Ando me cuidando, quero jogar futebol com meus trinetos, na comemoração dos meus cem anos.
    Mas que seus conselhos, Xico, são tentadores, isso são.

  3. Meus caros Severino, Dr Zé Paulo e Jesus:
    Esclarecendo: de mulher, tenho medo da minha (por isso, o beneficio de 47 anos de mãos dadas). Desobedeço-a às escondidas. Afinal de contas, adentrei à ‘melhor idade’. Melhor idade? Sei não! início da chamada melhor idade. Sei não! Melhor Idade para quem? Só se for para o geriatra, o fisioterapeuta, o ortopedista, o gerontologista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *