MAURÍCIO ASSUERO - PARE, OLHE E ESCUTE

Encerrada a votação às 17 horas do domingo, começou a expectativa por resultados. No grupo de zap do Cabaré do Berto, Marcelo começou a postar alguns resultados onde Bolsonaro aparecia mais com mais de 15% de vantagem em relação a Lula, mas eu comentava que os votos do nordeste tenderiam a mudar a realidade. Critiquei até a exacerbada vantagem de Lula em Pernambuco e no Maranhão. Acredito que podemos tirar algumas conclusões desse resultado, a saber:

1) Em primeiro lugar, havia uma pressão muito grande sobre Ciro e Simone para que eles desistissem da candidatura em favor de Lula. Ambos resistiram e Ciro foi massacrado nas urnas. Ele foi traído pelos irmãos, pelo partido e por parte de alguns eleitores que deixaram claro que não importa se o cara tem uma proposta, o importante é dará a Lula – que até o momento não apresentou nenhuma proposta – de derrotar Bolsonaro.

2) Coisas estranhas de entender aconteceram e uma que me chamou a atenção foi o caso de Damares que se elegeu senadora pelo Distrito Federal com uma votação superior a de Bolsonaro. Com razão as pessoas se perguntam: como um eleitor sai de casa para votar apenas no senador? Isso ocorreu em outras localidades, como Minas Gerais, por exemplo, onde um cara novato, apoiador do presidente, se saiu melhor do que ele nas urnas. Tudo bem: o eleitor pode votar para deputado federal e não votar para os demais cargos, no entanto, isso se registra nos votos válidos.

3) Eu sempre critiquei as pesquisas eleitorais. Se eu quero selecionar municípios para fazer um estudo, eu uso a função “aleatórioentre” do Excel. Menor número 1, maior número 5730 e escolho uma amostra no tamanho que garanta a confiabilidade de 95%. Minha amostra pode ter elementos repetidos e por isso eu refaço n vezes para ter uma amostra totalmente aleatória. A sensação que tive em todas as pesquisas do Datafolha, IPEC, etc. era de uma amostra com viés. Mais uma vez, a confiabilidade desses institutos sai pelo ralo.

4) Acredito que as imagens de aglomerações vistas no Brasil inteiro quando Bolsonaro se deslocava, acreditava-se que ele teria perto dos 57 milhões de votos, ou seja, contava-se que quem votou nele em 2018, votaria de novo agora e tudo se resolveria no prime turno. Na verdade forma 6 milhões de votos a menos, mas comparando ao primeiro turno de 20189, houve evolução. O fato é que essa vitória de Lula deixou um amargo na boca. A diferença foi muito menor do que o divulgado nas pesquisas e tudo que Lula não queria era ficar só num debate contra Bolsonaro, ou até mesmo contra Ciro. Vai passar sufoco no segundo turno sendo chamado de ladrão e ex-presidiário constantemente.

5) O erro colossal das pesquisas se constatou em São Paulo, onde até o dia 01/10, Haddad liderava com folga e Tarcísio estava empatado tecnicamente com Rodrigo Garcia. Para mim, foi muito positivo esse resultado porque elegeu também o senador que perdia para Márcio Fortes. São Paulo é um colégio eleitoral importante e o PT nunca consegui fazer um governador lá. Os paulistanos mostraram-se contraditórios suficientemente: elegem um cara como Guilherme Boulos. Chico Buarque já fez o refrão: ”Vai trabalhar vagabundo, vai trabalhar criatura, Deus permite a todo mundo .. uma loucura”.

6) O total de eleitores aptos a votar atingiu 156,4 milhões e desses, 20,89% não quiseram saber de eleição. Isso significa que teremos uns 120 milhões de eleitores no segundo. Aí entra o movimento do xadrez: eleitores de Tebet poderão migrar para Lula, mas não todos porque o MDB está dividido. Tinha integrantes que queriam apoiar Lula e outros Bolsonaro. Fizeram tudo para cancelar a candidatura de Simone “Estepe”. De modo igual os ciristas. Parte votarão em Lula, mas aqueles que são leais a Ciro, provavelmente, anularão o seu voto, embora Ciro tenha declarado apoio a Bolsonaro. Um dos erros de Ciro chama-se João Santana. O cara foi capaz de acreditar que partindo para cima de Lula tiraria votos de Bolsonaro.

A relação de tópicos é extensa e por isso prefiro sintetizar outras questões. Lula, saiu menor do que entrou nessa disputa. Somente no nordeste o PT conseguiu eleger governador e senador. O partido de Bolsonaro fez 8 senadores, há governadores eleitos que são simpatizante e a bancada do PL passou a ser a maior da câmara.

Fiquei feliz por Teresa Cristina ter derrotado Mandetta, o maior cretino desse país responsável pelas mortes da Covid com o tal “fique em casa e só vá para o hospital quando não puder mais respirar”. O cara foi massacrado e foi a reles insignificância da qual nunca deveria ter saído.

Meu sentimento é que se essas pessoas que foram eleitas com o apoio de Bolsonaro se dedicar na campanha, o PT perde a eleição, mas uma coisa é bom alertar: as manifestações a favor de Lula durante a campanha foram ridículas com poucas pessoas participando. A pergunta da moda era “onde está o eleitor de Lula”? Apareceram na eleição. Mas, o antipetismo é muito forte e se os evangélicos votarem em massa em Bolsonaro, Lula estará mais para Ícaro do que pra Fênix.

6 pensou em “PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 2022

  1. Professor Assuero ,
    Uma possível explicação para o desempenho pior de Bolsonaro no colégio eleitoral de SP é o voto transitório ,principalmente do eleitorado feminino que apresenta índices elevados de rejeição ao Presidente Bolsonaro. Acredito que as paulistas no segundo turno votarão com o nariz tampado em Bolsonaro para evitar o retorno do PT ao poder , já que , como vc bem colocou , o partido dos trabalhadores nunca venceu em São Paulo .
    A principal conclusão que eu cheguei sobre as eleições foi que o STF atingiu seu objetivo ao libertar Lula : só ele pode derrotar o atual presidente .
    Abraços

    • Tem lógica, seu pensamento. Bolsonaro ficou estigmatizado com essa coisa do voto feminino e Michele estava fazendo um bom trabalho para desmitificar isso quando foi proibida a pedida de Simone Tebet. Eu acho que o nordeste vai continuar dando votos a Lula e o importante é essa diferença diminuir. Infelizmente a região é assim: lascada com desemprego, analfabetismo, etc… governada pela esquerda e as pessoas não percebem. A questão nordestina chama-se gratidão. Meus pais muitas vezes votaram por gratidão. Não os culpo e entendo o voto aqui dessa forma. Por exemplo: se um prefeito conseguir uma vaga num hospital para uma pessoa, a família daquela pessoa vai grata eternamente, sem considerar que é um direito dela o acesso à saúde..

  2. Porque todo mundo com está com medo de dizer o que presenciaram??? Voices sabem o que estou dizendo, o mesmo padrão que elegeu dilmanta se repetiu, e para mim, o nove dedos está eleito desde o dia que foi descondenado, Eleições apenas uma encenação em que somos meros coadjuvantes,

    • Tarcísio, eu discordo de você. Se fosse assim, Haddad teria sido eleito em 2018 porque a prisão de Lula gerou um apelo muito maior. O que está por trás dessa eleição é a perda do poder. A eleição de Bolsonaro criou um pavor sem precedentes nas hostes esquerdistas, nos tribunais e afins. O que se pretende é voltar ao estado inicial, ou seja, quebrar essa interrupção nascida com Bolsonaro. Mais dois ministros esquerdistas no STF em 2023 e mais aparelhamento do estado

      • Eu acredito que o nine fingers está eleito desde o dia em que foi descondenado. Eles não tiveram esse trabalho para perderem no final. Tomara que eu esteja errado mas, infelizmente é isto que vai acontecer e Alkimin será presidente seis meses depois. Ele deve ter alguma informação uma certeza para se sujeitar essa união macabra

  3. Pingback: CRUZ CREDO! | JORNAL DA BESTA FUBANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *