WELLINGTON VICENTE - GLOSAS AO VENTO

José Vicente do Nascimento, o Zé Vicente da Paraíba

Na Vila de Pocinhos, aos sete dias de agosto do ano de 1922, nasce o menino José Vicente do Nascimento, pai deste colunista

Filho único do agricultor Vicente Mota do Nascimento e da camponesa Josefa Maria do Nascimento.

Órfão de mãe aos 16 anos, teve três irmãos, do segundo casamento do seu pai.

Nascido no Estado da Paraíba, pouco tempo lá ficou. Percorreu cidades do Cariri ao Pajeú, cruzou o Brasil todo, cantando com seus parceiros, de Norte a Sul.

Aprendeu as primeiras letras na escola do Sítio Laje de Agostinho, no município de Brejinho e depois de rodar o Brasil, escreveu seus derradeiros versos, na querida cidade de Altinho.

Crescido, fez música, toada, mote, cordel, poema, poesia, cantou repentes e encantou todo tipo de gente. O encantamento com o seu talento foi tamanho, pois sempre fez sua arte com respeito e presteza, e não por acaso foi chamado a recepcionar presidente e descendentes da realeza.

Esposas, teve duas. O primeiro casório aconteceu em 1950, com Maria do Carmo da Silva (Dona Dondon). Viúvo, em 1963, casa-se com Enedina Tercília do Nascimento (Dina). Destes matrimônios, quatro filhos gerou: Josafá Mota, Jeová Mota, Wellington Nascimento e Wélio César do Nascimento.

Discos gravados, teve quatro; gravou um CD e compôs músicas para inúmeros artistas da música popular brasileira; um livro publicado e artigos científicos produzidos, as universidades têm um bocado.

Porém orgulho maior se manifesta quando, a partir da sua história, logra-se a um professor o título de doutorado. O professor potiguar Wellington Lopes dos Santos, defendeu sua tese de doutorado em Letras, pela UFPB, baseado no livro de Zé Vicente da Paraíba “Fiz do choro das cordas da viola o maior ganha-pão da minha vida”, lançado em 2009.

Zé Vicente deixou este plano em 9 de maio de 2008, porém, a todos nós ficou forte seu legado.

Através da cultura permanece vivo e neste ano de 2023, do ano letivo, será nosso homenageado. 

Um comentário em “POETA ZÉ VICENTE DA PARAÍBA É HOMENAGEADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *