Cerca de 30 líderes mundiais, além de empresários e filantropos, se reuniram em um jantar oferecido pelo presidente Joe Biden, terça (19), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
O encontro foi paralelo à programação da abertura da assembleia geral das Nações Unidas, com a presença de chefes de Estado e de Governo e figuras como o chef José Andrés, celebridade no mundo da gastronomia, e até o bilionário Bill Gates.
Lula estava na cidade deste o domingo (17), mas ficou de fora.
Antes de Nova York, Lula esteve em Cuba, na Cúpula do Atraso, unindo-se a governantes de países subdesenvolvidos para falar mal dos EUA.
A agenda oficial de Lula na noite de terça previa encontros com outras figuras.
Não constava jantar com o presidente anfitrião.
* * *
O Ladrão Descondenado, figura de destaque na Cúpula do Atraso, lamentou muito ter ficado fora na boca livre do jantar de Biden, realizado no magnífico Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
Comelão e bebarrão do jeito que é, ele ficou inconsolável e teve uma crise de tristeza.
Mas mais triste ainda ficou a cuidadora de idosos Esbanjanja, que perdeu uma excelente oportunidade de se amostrar para o mundo outra vez.
Chorou tanto que chega banhou de lágrimas o cangote do cachaceiro.

Depois que o Carniça falou que só come mal nestes jantares nobres (reclamou até da comida dos palácios europeus), ninguém mais o chama.