Nesta semana, o mundo cristão pensante relembra o flagelo e a crucificação do Homão da Galileia, nosso amado Irmão Libertador. Seguramente com menos cerimônias e mais reflexões conclusivas sobre os ensinamentos transmitidos por quem só semeou amor, caridade e solidariedade nos caminhos percorridos.
Entretanto, desde a época do seu assassinato na cruz pela dominação romana, muitas falácias cretinas e análises inconsistentes foram escritas, tencionando ocultar as verdadeiras intenções de uma liderança que não instituiu religião alguma para seus seguidores, sempre prestigindo as mulheres e nunca manifestando belicosidade para ninguém.
Nesta Semana Santa, diante dos inúmeros feitos e fatos que enodoaram a sua Mensagem, ao longo dos séculos, recomendaria aos espiritualistas e espiritistas, agnósticos e descrentes, a reserva de algumas horas para cinco leituras que muito reestruturariam / fortaleceriam convicções, preparando-os para uma vida após vida sempre evolucionária, voltada para amanhãs cada vez mais perfeitos. A ordem de leitura poderá ser estabelecida por cada um, muito embora a sequência abaixo sugerida seja, na minha opinião, a que melhores resultados proporcionaria. Ei-la:
1. PARA ESTUDAR A BÍBLIA: ABORDAGENS E MÉTODOS, João Leonel e Marcelo Carneiro (org.), São Paulo, Editora Recriar, 2021, 340 p. Os organizadores são exegetas brasileiros, ambos com pós-dourados em temas bíblicos.
2. PALAVRAS DESCONHECIDAS DE JESUS, Joachim Jeremias, São Paulo, Editora Academia Cristã, 2020, 224 p. O autor (1900-1979), muito conhecido no Brasil, explicita uma análise interessante e muito competente, sempre com muito atenção pela autenticidade dos Quatro Evangelhos.
3. O EVANGELHO DE TOMÉ, O ELO PERDIDO. José Lázaro Barbosa, 3ª. edição, Santa Luzia MG, Editora Cristo Consolador, 2011, 288 p. Um livro escrito para os que possuem uma vontade férrea de mudar, favorecendo seu livre-arbítrio, consolidando-o a partir da ótica agnóstica do Evangelho de Tomé. Conheça os legítimos ensinamentos emitidos por Jesus, em sua militância terrestre.
4. JESUS E A LOGOTERAPIA: O MINISTÉRIO DE JESUS INTERPRETADO À LUZ DA PSICOTERAPIA DE VICTOR FRANKL, Robert C. Leslie, 2ª. edição, São Paulo, Editora Paulus, 2023, 158 p. O autor (1917-2006) foi um Pastor Metodista e professor de Psicologia Pastoral na Universidade de Berkeley, na California, USA. Páginas que orientam como recuperar a dignidade humana.
5. NOVO TESTAMENTO PARA TODOS, N. T. Wright, Rio de Janeiro, Editora Thomas Nelson Brasil, 2024, 640 p. Um modo contemporâneo de ler os livros componentes do Novo Testamento de um modo narrativo, embora nunca distanciado dos cânones estabelecidos. O autor é anglicano e foi bispo na Inglaterra. Uma leitura que sempre incentiva o leitor a só parar na última linha. Uma leitura de muita valia para uma meditativa programação.
Uma Semana Santa arretada de muito abençoada para todos nós, filhos amados de um Criador que sempre esteve dentro dos nossos interiores. Feliz Páscoa para todos!!
A páscoa é o período do ano mais importante para o cristão.
A crucificação foi fruto da incompreensão de suas palavras principalmente pelos Judeus Fariseus, que tinham o domínio sobre a interpretação da lei judaica. Era contra estes que Jesus batia de frente, Foram eles os responsáveis pela sua crucificação e morte.
Mas falar de Páscoa e não falar de ressurreição é não entender nada de cristianismo, pois através da ressurreição que Cristo nos Libertou do pecado original.
Está muito clara a instituição da religião Cristã em Mateus 16:18-19; onde Jesus diz a Pedro que ele é a pedra sobre a qual ele edificará a sua igreja e que as portas do Inferno não poderão vencer a ela.
Ali estava estabelecida a religião que iria moldar a civilização ocidental nos próximos 2000 anos. Esta é a importância do “Homão da Galileia” para a humanidade.
Feliz semana santa para o colunista Fernando e a todos do JBF.