MAURÍCIO ASSUERO - PARE, OLHE E ESCUTE

Na Roma Antiga, o poeta Décimo Júnio Juvenal, com suas tiradas satíricas, cunhou a expressão panis et circenses para se referir aqueles que pediam trigo e espetáculos (jogos) grátis para o povo sem se preocupar muito com a postura dos governantes. Parecido com o Brasil? Cagado e cuspido como se diz por aqui pelo nordeste.

Um país com as dimensões que o Brasil tem, com a disponibilidade de terras e de recursos naturais, com um PIB casa dos trilhões de Reais ostentando um nível de desemprego incompatível com sua grandeza. Daí, a gente começa a se perguntar o porquê de não termos um desenvolvimento econômico sustentável e não ser um líder mundial. Eu era aluno do ensino fundamental nos idos dos anos 1970 e já ouvia dizer que o Brasil era um país em desenvolvimento e 50 anos depois, ainda se diz que somos um país em desenvolvimento. Existem determinantes do desenvolvimento econômico e é bom dizer, desde já, que desenvolvimento econômico é um conceito mais amplo do que crescimento econômico. Um país pode crescer, mas só se desenvolve quando o crescimento econômico se reveste em qualidade de vida.

Alguns fatores são básicos para o crescimento. Robert Solow, por exemplo, mostrou em 1956 que o crescimento depende da taxa de crescimento da tecnologia. A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) só se desloca com o aumento da tecnologia. Observe o gráfico abaixo onde se tem uma economia produzindo peixes e ananás.

Os pontos A e B estão sobre a fronteira e representam viabilidade técnica. No ponto A se produz mais ananás do que peixe e no ponto B, tem-se mais peixe do que ananás. Nestes pontos a capacidade técnica está plenamente utilizada. No ponto D a economia desperdiça seus recursos de produção. É um ponto de ineficiência e o ponto C é, tecnicamente, inviável, ou seja, o nível de tecnologia disponível não é capaz de fazer a CPP passar pelo ponto C. Isso só é possível se houver mudança tecnológica. É o que fazem os japoneses que com terras cultiváveis infinitamente menores do que as nossas, possuem um nível de produção agrícola melhor do que o nosso.

O problema é que tecnologia requer conhecimento ou educação de qualidade. Pronto. Esbarramos aqui. O Brasil ocupa as últimas posições no exame do PISA que é aplicado pelo OCDE para mensurar o grau da educação de um país. Dentre 72 países que participaram, o Brasil ficou em 69º em Matemática e Leitura. A gente utiliza um modelo educacional que, nitidamente, está errado e a gente insiste na sua manutenção. Independente do grau de escolaridade, estamos transmitindo um conhecimento que não se aplica na prática e com isso criando analfabetos funcionais. Já falei aqui no passado: criaram uma disciplina, na UFABC, chamada Afroetnomatemática que traz conteúdos que não agrega valor a quem vai procurar um emprego.

Tal como a Roma Antiga, este país sofre pela sanha dos canalhas corruptos que enriqueceram, ilicitamente, com recursos públicos. Gostaria muito que aparecesse aqui uma revendedora de Avon capaz de ter formado, basta 10%, da fortuna de Marisa Letícia. O programa base para essa gente é essa tônica do pão e circo. Dá-se o Programa Bolsa Família (pão) e estádios caríssimos, todos eles concluídos com verbas acima do que foram orçados, para a Copa do Mundo (circo). Faz-se o Carnaval (circo) e põe-se Paola Oliveira nua, com um tapa sexo minúsculo, para que a imagem de país do carnaval, do futebol e do sexo fácil seja vendida no exterior. Eu não dou a mínima para a nudez de Paola e de tantas outras! O que e incomoda é o patrocínio da prefeitura porque isso é dinheiro público.

O Brasil erra, e feio, quando prioriza a transferência de renda e não a produção como alavanca do crescimento econômico. Mas, as transferências representam votos no futuro porque quem recebe agradece e tem medo de perder. Não importa o caráter do candidato, mas o que ele está prometendo fazer. Em um país sério, Lula não estaria fora da cadeia e seria a cumprir pena. Só isso. José Maria Marin, ex-presidente da CBF foi preso nos Estados Unidos por corrupção e teve que devolver a Conmebol e a CBF R$ 519 milhões. Daniel Alves está preso na Espanha acusado de estrupo. Está na cadeia aguardando julgamento que pode demorar um ano. Está na cadeia. Pronto. Robinho foi condenado a 9 anos por estupro e está solto … no Brasil.

Eu tenho minhas dúvidas sobre o encaminhamento desse país. Nunca sairemos da condição de país em desenvolvimento. Pegue os egressos do ensino superior e veja se o conhecimento transmitido vai fazer diferença no mercado. Não vai. As empresas estão interessadas em pessoas que sejam capazes de resolver seus problemas. Isso me faz lembrar um professor de Economia Regional que tive. Primeira aula ele disse: “Duas coisas que eu detesto: dar aula e corrigir provas”. Eu perguntei o que ele estava fazendo ali e a resposta foi que tinha feito uma opção errada. As provas eram as mesmas questões aplicadas em semestres anteriores. Perdi meu interesse por regional, mas não pela economia e esse é um dos grandes incentivos que tenho para fazer diferente.

Minha principal dúvida é saber se seremos capazes de mudar a educação dos jovens e crianças. Aqui eu considero educação incluindo um posicionamento político sério, probo. Como busco ser racional, acho que nunca chegaremos a esse nível porque os jovens e crianças estão recebendo educação de quem é se coaduna com a corrupção ou com a políticos do panis et circenses. Uma criança começa ter suas raízes fincadas dentro de casa e se os pais são lenientes, dificilmente ela terá como se opor a tudo isso.

Fomos Obrigados Demonstrar Amizades Sem Esperanças, Basicamente Reduzidos A Simples Imbecis Lulistas. É assim que lhe querem.

4 pensou em “PANIS ET CIRCENSES

  1. Meu caríssimo Assuero: não existe nenhuma análise sua que não seja profunda e de excelente nível. Esse seu artigo de hoje é uma aula de como um país nunca irá prá frente – infelizmente estamos falando do nosso, o Brasil. Um grande abraço, Magnovaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *