Um velho jornal impresso
Desde que publiquei minhas primeiras notas no jornal do Dr. Agamenon Magalhães, a “Folha da Manhã”, em 1952, (que não é este aí de cima!) e outras reportagens, em diversos jornais, (cujos exemplares guardo quase todos), previram meus professores Nilo Pereira e Aníbal Fernandes, que “Os fatos falam para a História”.
Tanto falam, que me sirvo deles quando preciso estabelecer parâmetros entre os dias de ontem e os de hoje. Outra, já se disse que jornalistas escrevem os rascunhos para a História. E isto temos comprovado.
De certo modo, há importância sobre as comparações das épocas, pelo que achamos graça nas diferenças sobre os nossos viveres atuais.
Como ouvi de Fernando Lobo, “Recordar não é querer que o tempo volte, mas achar graça no contraste das comparações”, passemos a algumas notícias que escrevi em 2003.
Notas guardadas desde aqueles tempos, aqui comentarei sem identificar alguns personagens, para não “dar trabalho” aos meus advogados. São fatos recentes, pode-se dizer, porque passadas são apenas pouco mais de duas décadas.
Pernambuco tem 17 presídios, 101 cadeias e abriga 12.014 presos. Apenas 10% têm função remunerada com benefícios de redução de pena pelo trabalho. O Governo diz que pretende aumentar essas vagas. E hoje, como estamos?
Ministro “J”, conhecido por suas artimanhas e incomodado com críticas ferrenhas da Imprensa, afirmou, reagindo à “fritura” palaciana, que não nasceu Ministro. Será que as maternidades já estão fazendo nascer esse tipo de espécie ou ele entrou mesmo nos jabaculês políticos, onde se entende que: “É dando que se recebe”?
Rolando em Brasília uma piada. O Presidente diz que estamos em tempo de economia sendo necessário a ação de todos. “É preciso cortar até a própria carne”. Já se imagina em churrasco de domingo na Granja do Torto, com comilanças de picanha argentina à torto e à direito.
Dudu, Deputado Federal do Rio de Janeiro, anunciou projeto para estabelecer que todos os feriados religiosos do País sejam comemorados aos sábados. E aponta os prejuízos de arrecadação de impostos para os governos. Só sendo carioca para se entender que por trás da iniciativa está o desejo de se constituir, em definitivo, os “feriadões”. Tem lógica!
As inscrições estão abertas para o “I Festival de Rua do Recife”. A notícia define que o tema vem respaldar a ação do “Movimento de Teatro de Rua de Pernambuco”, modelo prático e econômico para instituir nova fórmula de mostrar a arte de Molière. Mas, se o tema for tragédia, é só passar pelas calçadas do Centro do Recife, onde os mendigos instalaram o cenário pronto para a exibição.
A fabricante HP apresentou em São Paulo 28 produtos que estarão disponíveis no Brasil, em dois meses: impressoras, câmeras digitais multifuncionais (impressora, copiadora e fax em um só equipamento), scanners e os iPaqs. Nesse tempo nem se podia prever o futuro.
A novidade em nosso país já são as transações bancárias feitas pelo celular. A parceria do Banco do Brasil com a empresa “Oi” é inédita. O primeiro Banco móvel do País será inaugurado hoje, (03.09.2003).no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro,
A propósito, na Finlândia, sede da Nokia, já se pode fazer compras com a utilização de celulares. É o sistema “m-commerce”. Imagine-se se algum oráculo pudesse ver hoje o desenvolvimento do comércio entre as nações, tudo pelo smarthphone, inclusive a atividade dos golpistas!