Não mais que meia centena de real por cada par. Era quanto Xico pagava por eles em uma das várias farmácias ao redor de sua casa. Comprava-os aos montes. Um, para cada cômodo da casa. Assim é que tinha óculos na sala, no escritório, na varanda, no banheiro e até na cozinha, além dos que sempre carregava pendurado ao pescoço e no console do carro. Nada como ser previdente. Mantinha também um estoque para quando um deles quebrasse. De tudo lia, de outdoors a classificados de jornais. Tudo que lhe caísse às mãos, tivesse letras, seria objeto de leitura.
Xico nunca havia visitado o consultório de um oftalmologista, contrariando os conselhos de sua mulher que insistia que o fizesse. Afinal de contas, um olho poderia ter uma necessidade diferente do outro e aqueles de farmácia tinham o mesmo grau nas duas lentes – dizia ela. Seu método pragmático de escolha consistia em, na farmácia, experimentar os exemplares à venda, pedir uma bula com a menor das letras e, conseguindo lê-las, já seguir para o Caixa. Certo dia, não mais resistindo aos insistentes apelos de sua ‘dona’, foi ao médico aferir sua deficiência visual. Para surpresa de todos, menos dele, Xico teve confirmado os graus de que necessitava para exercer seu hobby de leitura: 3,5 em cada olho, por igual. Exatamente os que ele estava a usar.
Na volta para casa, como que referendando a confirmação médica, deu uma paradinha na farmácia e comprou 5 unidades de óculos expostos à venda: todos com 3,5 em cada lente. Afinal de contas, custa apenas 50 prevenir-se e cuidar da vista.
* * *
Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. Visite nosso site: www.forroboxote.com.br
Nossos CDs estão nas plataformas virtuais e, em formato físico, na Loja Passadisco do Recife
Esse Xico é você?, amigo Xico. Caso sim, por que comprou só 5? Pirangagem?
Comprei só 5, Mestre, apenas para recompor o estoque. Espalhados em casa estão 37 outros kkkkkk
Sou tudo, menos desprevenido.
kkkkkkkk! Essa mania eu conheço muito bem.
Está pior que eu, só tenho 12. E sempre o mesmo, a mesma armação. Deus nos proteja.
Menos traumatizado. Gente sabida tem a mesma mania. Não estou só. Aliás, estou muito bem acompanhado com o Beni e o Padre José Paulo (aliás, já é hora de ele ser promovido a, pelo menos, Monsenhor).
Já tentei promovê-lo há muito tempo atrás. Mas ele se recusou: disse que queria continuar sendo Padre.
Mestre Xico,
Encantou-me “Óculos de Grau.”
Sou mais outro que tem a mesma mania.
Quando troco o meu, procuro fazer dois a mais: um mais ou menos, outro mais ou menos melhorado, e por último, ajudo meu amigo “Zé do Óculos”, maior fornecedor de óculos à camada da população mais carente do Recife.
Uma curiosidade cerebral que acontece comigo: os de “ZÉ DO ÓCULOS” se encaixa no meu rosto e eu “enxergo melhor!” Não sei por quê.
Parabéns, amigo, por mais essa beleza de crônica. Genial.
Boa tarde, vovô coruja.