Uma reflexão sobre a civilização, a barbárie e a extraordinária capacidade humana de justificar o injustificável.
Há uma frase que, de tão simples, parece incapaz de explicar a complexidade do mundo: o mundo está louco. Ouvimo-la nas conversas cotidianas, diante das notícias sobre guerras, violência, intolerância e disputas políticas. Alguém observa os acontecimentos, suspira e conclui que o ser humano perdeu a razão. A conclusão parece razoável. Afinal, como compreender uma espécie que desenvolveu conhecimentos para explorar o espaço, investigar a origem do universo e decifrar os mecanismos da vida, mas continua demonstrando dificuldades elementares para resolver suas divergências sem recorrer à violência? Entretanto, talvez estejamos cometendo um equívoco ao atribuir à loucura aquilo que pode ser uma manifestação bastante antiga da natureza humana. E se o mundo não estiver louco? E se estivermos apenas testemunhando aquilo que sempre fomos agora munidos de instrumentos incomparavelmente mais poderosos para transformar nossas intenções em realidade? A pergunta é menos confortável do que parece. É fácil condenar a loucura alheia. Difícil é reconhecer que determinados comportamentos considerados absurdos talvez não sejam exceções, mas possibilidades permanentemente presentes em nossa espécie. Talvez o problema não seja uma civilização que enlouqueceu, mas uma humanidade que aprendeu a produzir tecnologia em velocidade muito superior àquela com que desenvolve responsabilidade moral. E essa diferença pode custar muito caro.
I. O Prodigioso Animal Que Inventou a Civilização: O ser humano gosta de contar sua história como uma narrativa de progresso. Saímos das cavernas, desenvolvemos a agricultura, construímos cidades, fundamos universidades e aprendemos a investigar os mistérios do universo. Produzimos música, literatura, filosofia e obras de arte capazes de atravessar séculos. Diante de tantas conquistas, seria razoável imaginar que nossa maturidade moral acompanharia o desenvolvimento intelectual. Não necessariamente. A mesma inteligência que permite formular teorias científicas sofisticadas pode ser empregada para desenvolver armas de destruição em massa, aperfeiçoar mecanismos de repressão e organizar sistemas de perseguição. O conhecimento não determina, por si só, a finalidade de sua utilização. A inteligência oferece possibilidades. Não garante virtude. A história demonstra que a barbárie não precisa da ignorância para prosperar. Em determinadas circunstâncias, beneficia-se justamente da inteligência, da organização administrativa e da eficiência técnica. A brutalidade organizada, racionalizada e burocratizada pode ser infinitamente mais devastadora do que a violência improvisada. Não precisamos abandonar a razão para cometer atrocidades. Às vezes, basta utilizá-la exclusivamente para alcançar objetivos moralmente indefensáveis. Eis uma das grandes contradições da nossa espécie: descobrimos como transformar o mundo, mas continuamos discutindo quem tem o direito de dominar quem, quais vidas merecem proteção e quais sofrimentos podem ser considerados aceitáveis em nome de uma causa. Somos capazes de calcular a trajetória de uma nave espacial com precisão matemática, mas nem sempre conseguimos impedir que interesses políticos conduzam nações inteiras a tragédias previsíveis. Aparentemente, descobrir como chegar a outros planetas é mais fácil do que aprender a conviver pacificamente com os habitantes deste.
II. A Guerra: A Civilização Em Seu Momento de Maior Sinceridade: Antes que os primeiros disparos sejam efetuados, surgem discursos sobre soberania, segurança nacional, interesses estratégicos e defesa de valores fundamentais. As justificativas são cuidadosamente elaboradas. A linguagem diplomática faz o possível para conferir aparência de necessidade histórica às decisões políticas. Depois, vêm as imagens: cidades destruídas, famílias separadas, hospitais danificados e crianças procurando abrigo. Pessoas que, antes de se tornarem números em relatórios, tinham nomes, histórias, sonhos e alguém esperando seu retorno. Entre o discurso oficial e os escombros existe uma distância que a retórica raramente consegue preencher. Não seria intelectualmente honesto afirmar que todos os conflitos possuem as mesmas origens ou que a defesa armada jamais possa ser necessária. Existem agressões, invasões e circunstâncias nas quais resistir se torna indispensável. Precisamente por isso, é necessário distinguir agressores de agredidos e examinar responsabilidades sem recorrer a simplificações convenientes. A questão é outra: por que continuamos produzindo condições nas quais a morte de milhares de pessoas pode ser apresentada como instrumento aceitável para alcançar determinados objetivos? É curioso observar como a morte adquire significados diferentes conforme os interesses de quem a descreve. Quando morrem pessoas do nosso lado, falamos em vítimas, famílias enlutadas e sacrifícios irreparáveis. Quando morrem pessoas do outro lado, surgem expressões técnicas, estimativas e danos colaterais. A linguagem realiza, nesse contexto, um trabalho extraordinário: afasta a consciência daquilo que talvez não conseguíssemos suportar se fôssemos obrigados a contemplá-lo diretamente. A pessoa desaparece. Permanece a categoria. O indivíduo desaparece. Permanece a estatística. E, enquanto famílias tentam compreender a dimensão da tragédia, representantes políticos discutem quem obteve vantagem estratégica. A história registra as guerras, ergue monumentos aos mortos e celebra promessas de que semelhantes horrores não voltarão a acontecer. Entretanto, décadas depois, as mesmas sociedades podem novamente considerar a guerra uma alternativa política aceitável. A memória histórica é celebrada em cerimônias. Suas advertências, porém, nem sempre recebem a mesma atenção. Talvez a verdadeira loucura não esteja apenas em iniciar uma guerra, mas na facilidade com que construímos justificativas sofisticadas para não pensar demoradamente em suas consequências humanas.
III. A Hipocrisia: Nossa Mais Elegante Forma de Autoproteção: O ser humano raramente se considera o vilão da própria história. Prefere imaginar-se justo, razoável e moralmente superior. Mesmo quando pratica atos condenáveis, costuma encontrar explicações capazes de preservar uma imagem favorável de si mesmo. O autoritarismo chama a si próprio de ordem. A intolerância apresenta-se como defesa de valores. A ambição veste-se de visão estratégica. A manipulação recebe, em determinadas circunstâncias, o nome de habilidade política. A hipocrisia permite que alguém preserve suas convicções declaradas sem submeter seu comportamento ao mesmo rigor. Defender a paz é admirável. Defender a paz enquanto se considera irrelevante o sofrimento de pessoas pertencentes a outro grupo é algo bastante diferente. Proclamar a dignidade humana é fácil quando ela pertence a alguém de quem gostamos, com quem concordamos ou que reconhecemos como semelhante. O verdadeiro teste moral começa quando precisamos respeitar pessoas que nos desagradam, questionam nossas certezas ou não oferecem qualquer vantagem em troca de nossa consideração. É nesse momento que os princípios deixam de ser ornamentos do discurso e passam a exigir alguma coisa de nós. A liberdade que reivindicamos para nós, mas negamos aos outros, talvez seja apenas o nome respeitável que damos ao desejo de prevalecer. A justiça aplicada exclusivamente aos nossos aliados pode ser apenas conveniência disfarçada de virtude. Não é difícil defender valores quando coincidem perfeitamente com nossos interesses. Difícil é permitir que esses valores imponham limites àquilo que desejamos fazer. O sujeito pode humilhar alguém pela manhã e publicar uma mensagem sobre empatia à tarde. Pode defender a tolerância e tratar com desprezo qualquer pessoa que discorde de suas opiniões. Pode condenar a violência enquanto celebra aquela praticada por quem considera merecedor de sua aprovação. A coerência, nesse cenário, torna-se uma exigência destinada preferencialmente aos adversários. As palavras revelam intenções declaradas. O comportamento revela prioridades. Talvez devêssemos observar menos aquilo que as pessoas afirmam defender e mais a maneira como tratam aqueles que não possuem poder, dinheiro, prestígio ou qualquer vantagem a oferecer. A humanidade não exige perfeição. Exige, pelo menos, a disposição de reconhecer nossas contradições e corrigir nossos erros. O problema começa quando transformamos nossas conveniências em princípios e nossas hostilidades em demonstrações de superioridade moral. A partir desse ponto, já não precisamos abandonar nossos valores para agir contra eles. Basta reinterpretá-los.
IV. O Medo e a Fabricação de Inimigos: Sociedades assustadas tornam-se mais vulneráveis a discursos que prometem segurança absoluta. Quando as pessoas sentem que estão perdendo o controle sobre o futuro, procuram explicações, responsáveis e alguém capaz de restaurar a ordem. Essa necessidade é compreensível. O problema surge quando o medo deixa de ser um sentimento a administrar e passa a ser um instrumento de poder. Um inimigo claramente identificado simplifica o mundo. Oferece explicações aparentemente simples para problemas complexos e promete que tudo será resolvido assim que o adversário for derrotado ou silenciado. A política encontra nesse mecanismo uma tentação permanente.
Em vez de explicar as múltiplas causas de uma crise, é mais conveniente apontar um culpado. Em vez de reconhecer limitações, é mais sedutor prometer controle absoluto. Em vez de admitir que determinados problemas exigem negociação, tempo e decisões difíceis, é mais eficaz oferecer soluções rápidas. O medo, quando continuamente alimentado, pode comprometer a capacidade de avaliar informações de maneira equilibrada. Isso não significa que todas as ameaças sejam inventadas. Existem agressões reais, perigos comprovados e circunstâncias que exigem respostas firmes. O discernimento consiste justamente em distinguir ameaças demonstráveis de exageros convenientes. Uma sociedade precisa de segurança, mas também de limites ao poder exercido em seu nome. Precisa de lideranças capazes de tomar decisões difíceis, mas igualmente de instituições que possam questioná-las. A história demonstra que promessas de proteção absoluta merecem cautela quando acompanhadas da exigência de obediência absoluta. A segurança é uma necessidade legítima. A submissão não é sua consequência inevitável.
V. Nunca Tivemos Tanto Conhecimento: Vivemos numa época extraordinária. A informação circula em escala global, bibliotecas inteiras cabem em dispositivos portáteis e ferramentas digitais permitem que pessoas de diferentes continentes compartilhem conhecimentos em segundos. Entretanto, a abundância de informações não garante a qualidade da compreensão. Podemos acompanhar milhares de notícias e continuar sem entender os acontecimentos. Podemos consumir análises contraditórias, selecionar apenas aquelas que confirmam nossas preferências e confundir familiaridade com um assunto com verdadeira compreensão dele. O problema não é apenas a existência de informações falsas. É também nossa disposição de aceitar como verdadeira uma informação porque ela confirma aquilo que gostaríamos que fosse verdade. A realidade não tem obrigação de respeitar nossas preferências. Uma afirmação não se torna verdadeira porque nos tranquiliza. Uma ameaça não se torna real porque nos assusta. Uma teoria não se transforma em fato porque milhares de pessoas a repetem. Pensar exige disposição para revisar convicções, reconhecer limitações e distinguir aquilo que sabemos daquilo que apenas suspeitamos. Essa postura é menos sedutora do que a certeza absoluta. A certeza oferece conforto imediato; o pensamento crítico exige paciência. Em uma época na qual notícias alarmantes atravessam o planeta em segundos, a serenidade intelectual tornou-se uma forma de responsabilidade. Não se trata de permanecer indiferente às tragédias, mas de evitar que a indignação substitua a análise e que o medo se transforme no principal critério para interpretar os acontecimentos. O mundo merece atenção. A realidade merece investigação. E a verdade merece ser procurada, mesmo quando contraria nossas expectativas. Caso contrário, teremos aperfeiçoado nossa capacidade de agir sem desenvolver, na mesma proporção, a capacidade de julgar o que fazemos.
VI. Então o Mundo Está Louco? Talvez essa seja a pergunta errada. A expressão loucura traduz nossa perplexidade diante de acontecimentos que parecem desafiar qualquer expectativa de racionalidade. Mas pode nos levar a imaginar que a violência, a intolerância e a sede de poder são desvios excepcionais de uma humanidade que teria perdido misteriosamente o equilíbrio. Essa interpretação é reconfortante. Se o mundo está louco, basta esperar que recupere a razão. Entretanto, os problemas humanos raramente desaparecem por meio de explicações tão convenientes. A mesma espécie capaz de organizar massacres pode construir sistemas de proteção humanitária. A mesma inteligência que desenvolve armamentos pode descobrir tratamentos médicos. A mesma sociedade que tolera discriminações pode produzir movimentos de resistência e ampliar direitos. Não somos exclusivamente aquilo que temos de pior. Mas também não podemos presumir que nossas melhores realizações tenham eliminado nossas possibilidades mais destrutivas. Talvez o ser humano possua capacidades contraditórias cuja expressão depende das circunstâncias, das instituições, da educação e das escolhas individuais. Essa interpretação não nos absolve. Pelo contrário: aumenta nossa responsabilidade. Se determinados comportamentos destrutivos são possibilidades humanas recorrentes, não podemos depender exclusivamente da esperança de que as pessoas se tornem espontaneamente melhores. Precisamos de instituições responsáveis, educação, justiça, transparência e mecanismos que impeçam a concentração descontrolada do poder. A civilização não é um patrimônio adquirido de uma vez por todas. É uma construção que exige manutenção. Leis podem ser modificadas. Instituições podem ser enfraquecidas. Direitos podem ser restringidos. Conquistas sociais podem ser revertidas. O progresso não se conserva por inércia. Talvez a civilização seja menos uma condição permanente do que um esforço cotidiano para impedir que nossas piores inclinações determinem o destino de todos. Esse esforço começa muito antes das grandes decisões políticas: na maneira como tratamos as pessoas, na disposição de reconhecer os próprios erros e na coragem de questionar injustiças mesmo quando nos beneficiam. Uma sociedade não precisa que todos pensem da mesma maneira. Precisa que as divergências não eliminem o reconhecimento da dignidade alheia.
VII. A Última Ironia: Voltemos à frase pronunciada durante uma conversa casual: o mundo está louco. O ser humano está louco. Talvez seja a expressão espontânea de alguém cansado de observar guerras, disputas políticas, intolerância e comportamentos que parecem desafiar qualquer noção razoável de convivência. Mas existe uma possibilidade mais perturbadora. E se não estivermos assistindo à destruição da natureza humana, mas à sua exposição em escala inédita? Durante séculos, nossas intenções foram limitadas por distâncias geográficas e capacidades técnicas relativamente restritas. Hoje, decisões tomadas em gabinetes podem repercutir sobre milhões de pessoas. Uma operação digital pode interromper serviços essenciais. Uma decisão militar pode transformar cidades inteiras em ruínas. Nossa capacidade de produzir consequências cresceu extraordinariamente. Nossa responsabilidade, porém, continua dependendo de pessoas concretas, com suas virtudes, ambições, preconceitos e interesses. Talvez o mundo não esteja mais louco do que antes. Talvez esteja apenas mais conectado, mais visível e mais vulnerável às consequências das decisões humanas. A tragédia tornou-se imediata. A indignação, permanente. A informação, inesgotável. Diante desse espetáculo, somos tentados a concluir que a humanidade perdeu completamente o rumo. Mas a pergunta decisiva não é se o mundo enlouqueceu. É se estamos dispostos a reconhecer nossa participação naquilo que condenamos. É fácil criticar a arrogância dos governantes e continuar sendo arrogante nas relações pessoais. É fácil condenar a intolerância política e tratar com desprezo quem discorda de nós. É fácil exigir honestidade das instituições e justificar pequenas desonestidades quando nos convêm. É fácil defender a humanidade em abstrato. Difícil é respeitar seres humanos concretos, sobretudo quando não pensam como nós, não compartilham nossos interesses ou não podem nos oferecer nada em troca. Talvez a verdadeira medida de uma civilização não esteja apenas em suas descobertas científicas, na riqueza que produz ou na tecnologia que domina. Talvez esteja também naquilo que se recusa a fazer, mesmo quando possui poder suficiente para fazê-lo. Na violência que decide não praticar. Na injustiça que se recusa a legitimar. Na mentira que não utiliza para conquistar vantagens. Na vida que reconhece como valiosa mesmo quando pertence a alguém que considera adversário. Essas escolhas raramente produzem manchetes espetaculares. Mas podem representar a diferença entre uma sociedade que apenas acumula poder e outra que aprende a estabelecer limites para ele. No fim, talvez não precisemos descobrir se a humanidade está louca. Precisemos compreender que inteligência não nos torna automaticamente sábios, conhecimento não nos torna necessariamente justos e poder não nos concede o direito de fazer tudo aquilo que somos capazes de fazer. A civilização começa quando a força encontra limites, quando a inteligência aceita a responsabilidade e quando a dignidade humana deixa de depender da conveniência de quem a reconhece. Até lá, continuaremos contemplando um espetáculo paradoxal: uma espécie capaz de investigar a origem do universo, mas ainda incapaz de resolver satisfatoriamente algumas das disputas que ela própria cria. E talvez essa seja a ironia mais devastadora de todas. O ser humano passou milênios tentando dominar a natureza, conquistou instrumentos para transformar o planeta e desenvolveu tecnologias que o aproximam das estrelas. Mas ainda não conseguiu demonstrar, de maneira consistente, que é capaz de dominar aquilo que carrega dentro de si. Talvez o mundo não esteja louco. Talvez esteja apenas nos mostrando, sem os filtros reconfortantes de nossas ilusões, que a civilização é uma conquista extraordinária — e que nenhum de seus triunfos nos dispensa da obrigação de continuar merecendo-a.