FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

Minha saudosa avó-madrinha Zefinha, genitora da minha mãe, ambas eternizadas, já dizia que o Brasil estava inundado de patifarias, inverdades, insinceridades políticas, fuxicos e fofocas, desequilíbrios regionais, crimes animalescos, preconceitos tridentinos alucinados, cada um deles com mil e tantas variantes psicopáticas, que ele dizia serem posturas psicopúticas.

Fico a imaginar o que ela diria nos tempos atuais, quando uma manada eleitoral, inculta e fundamentalista, prepara-se para sufragar, no próximo ano, um novo Presidente da República, outro Congresso Nacional, Legislativos e Executivos Estaduais.

Apesar de todos os pesares preocupantes, com golpistas atuais clamando por anistia antes de serem condenados pelo STF, ainda ponho fé nos amanhãs pátrios, confiando numa juventude militante, de centro-esquerda e centro-direita, mais racional, ética e empreendedora, capaz de defenestrar do cenário pátrio os sectários que apenas tentam enodoar o Pavilhão Pátrio, tentando jogar merda no ventilador da Soberania Nacional Brasileira.

É chegada a hora de estruturar uma ampla Frente Democrática Brasileira, composta de lideranças moralmente bem estruturadas, civilizadamente capacitadas, não messiânicas, que busquem, através de debates consistentes, estruturar um efetivo planejamento social-democrático do país, favorecendo gregos e troianos de todas as regiões, através de um sistema educacional que integre humanismo, tecnologia, autoconhecimento, empreendedorismo e civismo.

O João Silvino da Conceição, admirador gigante da avó Zefinha, ainda guarda, com muito carinho, num calhamaço de papel pautado, tudo que ele levava para conversar com a vovó, nos dias de sábado, com ela ensejando bons papos conjunturais, regados a um lanche reforçado de final de tarde.

Permito-me enumerar alguns dos escritos copiados pelo João, por ele extraídos de textos escritos por Dom Hélder Câmara, eternizado Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Eis os que mais me tocaram:

“Cristo deu à Hierarquia uma missão específica de evangelização. Mas, de modo algum, afastou a comunidade cristã da grande aventura do desenvolvimento”.

“Quanto à escravidão vinda dos homens, vamos precisar da coragem de reconhecer e proclamar que, depois de três séculos de escravizar milhões de Africanos, libertamos os Africanos, mas passamos a escravizar nossos próprios conterrâneos, não só filhos de Deus como nós, mas filhos do nosso próprio País, carne de nossa carne, sangue de nosso sangue”.

“O Cristianismo até bem pouco, quase até hoje, alimentou nas massas latino-americanas um sentimento passivo, fatalista e mágico”.

“A Igreja de Cristo não precisa de nossas piedosas mentiras. Ela aprendeu, com seu Fundador e Mestre, que só a verdade nos libertará”.

“É urgente evitar que os jovens se convençam de que a Igreja é mestra em preparar grandes textos e sonoras conclusões, sem a coragem de levá-las à prática”.

“Por que, no eixo Norte-Sul, o Norte é sempre mais rico e o Sul sempre mais pobre?”.

“Precisamos de um Brasil que valorize a colaboração indispensável da Mulher, e que estimule a expansão de um autêntico feminismo, em que a Mulher estimule a expansão de valores especificamente femininos, a somar a valores especificamente masculinos”.

“O tempo urge. Não temos o direito de ser insensatos e imprudentes.”

A minha avó, embora com nula escolaridade, tinha na sua memória mente uma reflexão que ela sempre relembrava aos netos que a visitavam, que lhe foi dita por um pastor evangélico e Escada, sua cidade natal.: “A sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro, embora a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” (Eclesiastes 7,12)

2 pensou em “NOTAS SIMPLES PARA UM BOM PENSAR E CORRETO AGIR

  1. Que hoje seja um dia de manifestações civis em nossa pátria.

    Luto para que nossos representantes saibam ouvir as vozes das ruas.

    Vozes que clamam pela Liberdade de expressão, a mais fundamental de todas, sem a qual nenhum outro direito fará sentido.

    E que haja Justiça para os inocentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *