Sepúlveda Pertence e Sebastião Coelho
CRISE ANTIGA – O respeitável jurista Sepúlveda Pertence, ex-Procurador Geral da República, presidente do Superior Tribunal Eleitoral e depois presidente do Superior Tribunal Federal, já afirmava, em 18 de agosto de 2003, que observava grave crise no judiciário Brasileiro.
BAGAÇO JUDICIAL – Pesquisas mostravam significativa redução de prestígio daquela instituição. “É amargo ser um juiz honrado no Brasil de hoje!” Ou seja, há mais de 20 anos a bagaceira já era visível. Há se ele tivesse, pelo menos, uma bola de cristal pra antever como estaria hoje este pobre Brasil naquele colégio de togados!
COELHO NELES – Imaginem se Dr. Sepúlveda soubesse que diante das excelências que atuam em 2025, um advogado, desembargador aposentado do TJDF – Dr. Sebastião Coelho – usando sua palavra vibrante, na tribuna do Supremo, bradou que aqueles juízes eram as piores pessoas que o Brasil poderia ter naquelas funções? Imaginem!…
QUESTÃO HISTÓRICA – Leitor atento, historiador conhecido, teimoso como o saudoso Mário Melo, que nos embates pelas coisas certas, nunca perdeu uma briga, bateu de frente comigo, lembrando um fato histórico e palavras que circulam por aí, capazes de confundir leitores e ouvintes de palanques.
PRIMEIRÍSSIMA DE FATO – “A primeira mulher a governar Pernambuco foi D. Brites de Albuquerque e não D. Raquel, que aproveitando a “deixa”, sua inteligente equipe de propaganda completou sua divulgação e os bem elaborados discursos oficiais, com palavrinhas mágicas: “Raquel a primeira mulher eleita para assumir o governo de Pernambuco”. Mas D. Brites, foi a primeira a governar. A primeiríssima. E ponto!
DEGOLA INÉDITA – Supervisora da lavanderia de renomado hospital da Ilha do Leite, no Recife, caiu na besteira de verificar se uma hélice da máquina de laar estava danificando as roupas. Escorregou no chão molhado, caiu com o corpo pra dentro do túnel, o motor ligou sozinho e ela foi degolada. Tinha nada de botar a cabeça onde não deveria?!…
CAGAÇO FULMINANTE – Em março de 2004 o Tribunal Supremo da Alemanha anulou a sentença de 15 anos imposta ao marroquino Munir El Safado, condenado por envolvimento nos atentados do 11 de setembro. No ano anterior, quando acolheu, no sanitário de sua residência, alguns conterrâneos fustigados por intensa caganeira. Foi preso e considerado culpado de ajuda aos terroristas. Acabou absolvido por falha no Direito de Defesa.
DISCRIMINAÇÃO CANINA – O diligente deputado pernambucano Pedro Eurico, conseguiu aprovar, em 13.08.2002, um projeto de lei que disciplina a criaçao e venda de animais das raças Pitt-bull e Rottweiller. Os “fofinhos da mamãe” agradecem: Áu, áu.
PIPOCO NO TOITIÇO – Ex-famosa juíza, Dermínia Ambrósio, levou uma alfinetada de “Garotinho”. Explicando melhor: Anthony William Matheus de Oliveira, também ex, porém, governador da Cidade Maravilhosa, Ele alegou que a dama distribuiu propaganda, patrocinada pela Cia. Brasileira de Cartuchos, e se dizia contra a violência. O garotão não entendeu e ajuizou um pipoco nos costados da ex-juíza. Tirou fogo!…
VÍRUS EMBROMATIS – Ex-funcionários da antiga SUDENE, todos experientes, foram postos de lado como se lixo fossem. Ficaram sem trabalhos mas com seu ordenados mantidos A nova instituição de desenvolvimento do Nordeste, segundo Fernando Antônio Gonçalves, em artigo publicado em 13.08.2003, já nascerá infectada pelo vírus da embromação, que no latim se traduz como: virus embromatis.
PADRÃO CELULAR – Em agosto de 2003 o MS criou um GT para elaborar estudo observando normas e procedimentos, referentes aos padrões máximos permitidos à radiação dos celulares. Seria bom divulgá-los nos anos atuais. A turma do “Grupo sem Trabalho” está radiante para definir resultados.