MAURÍCIO ASSUERO - PARE, OLHE E ESCUTE

Devido aos quase 70% de votos nordestinos dados a Lula, teve início uma série de protestos nas regiões sudeste, sul e centro-oeste acusando-nos da derrota de um e vitória do outro. De certa forma, isso é lamentável porque nessas regiões citadas, o candidato do PT teve mais votos do que deveria ter – pelo menos na visão desse nordestino que “vos fala” – fato que não justifica, por exemplo, um mineiro que passou por tudo que foi feito no governo do petista Pimentel, ainda votar no PT. Isso aqui não é uma réplica à acusação, apenas uma constatação.

A culpa pela eleição de Lula passa, primeiro, pela falta de engajamento de candidatos que se apoiaram em Bolsonaro no primeiro turno, mas não carrearam votos necessários para que a eleição fosse resolvida no primeiro turno derrotando o petismo; segundo, a ação dos tribunais – eleitoral e federal – na atitude absurdamente clara de violação do artigo 39 da Lei Nº 1079/1950 que proíbe aos ministros do STF motivação política partidária. O que fez Barroso é algo estapafúrdio e ele permanecerá no cargo porque o senado não tem peito para acatar um pedido de impeachment.

Fala-se de fraude, mas é preciso provar. Em mais de 10 mil urnas Bolsonaro não teve um voto sequer e aqui eu coloco duas coisas: primeiro é possível e a forma de questionar isso é aparecer alguém dizendo que votou nele, conforme o caso do médico amazonense publica aqui no JBF. A segunda eu faço uso das palavras de um filma – O jogo da imitação – no qual “Alan Turing” diz “o pior momento pra mentir é quando se espera uma mentira”. Por que digo isso? Porque a maior burrice para cometer uma fraude seria zerar o número de votos do oponente. Dito de outra forma: se a ideia era colocar um algoritmo para dar margem a Lula, então, eu acredito que se procuraria evitar que Bolsonaro não tivesse votos, exatamente para não chamar a atenção como está ocorrendo agora. Em adição, gostaria muito de saber: o que aconteceria se uma única urna tivesse Lula com zeros votos? Como eu disse, o caso é simples: apareçam eleitores dessas urnas dizendo que votaram em Bolsonaro.

Acredito que conhecendo alguns indicadores socioeconômicos da região nordeste, talvez a gente seja capaz de entender se a região é culpada ou inocente. Vamos ver alguns:

a) Dentre os 10 municípios com menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, nós temos quatro do Pará (Melgaço, 0,42; Chaves, 0,45; Cachoeira do Piriá, 0,47; Bagre, 0,47), dois do Maranhão (Fernando Falcão, 0,44; Marajá do Sena, 0,45) um do Amazonas (Atalaia do Norte, 0,45), um do Acre (Jordão, 0,47), um de Roraima (Uiramutã, 0,45) e um de Alagoas (Inhapi, 0,48), caso queira ler mais, clique aqui. O IDH por região, em 2016, era assim: Sudeste, 0,766; Centro-Oeste, 0,757; Sul, 0,754; Norte, 0,666 e Nordeste,
0,663.

b) Entre o 1º e 2º trimestre de 2022, três estados nordestinos ostentavam a maior taxa de desemprego do país. Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). A região tinha 14,9% no 1º trimestre e caiu para 12,7%, no segundo trimestre, ou seja, 3,208 milhões de pessoas ou, aproximadamente, 31,08% do total de desempregados do país.

c) A renda per capita no nordeste equivale a R$ 843,00 é a menor entre as regiões geográficas. A região nordeste concentra quase a metade da pobreza de todo país.

d) A taxa de analfabetismo no nordeste é a maior do país, com 13,9% do total. Os dez estados com maior índice de analfabetismo são: Alagoas (16,9%); Paraíba (15,1%) Piauí (15%), Maranhão (14,6%), Ceará (12,7%), Rio Grande do Norte (12,6%); Sergipe (12,6%), Bahia (12%), Pernambuco (11%) e Acre (10,9%). Os nove estados nordestino com maiores índices de analfabetismo deram maioria de votos a Lula e único estado no qual Bolsonaro ganhou (teve 65%) foi o Acre.

Todos esses dados podem ser vistos no site do IPEA ou do IBGE. Poderia ampliar o número de variáveis e tudo que iríamos ver é que somos inferiores em tudo, por isso, estas são suficientes para chegar onde quero: o nordeste não é culpado, o nordeste é inocente! Inocente por acreditar em milagres, inocente por acreditar em promessas políticas. Basta ver que a tão sonhada transposição do Velho Chico foi prometida por diversos governos e as obras ficaram inconclusas, desvios de recursos foram constatados, mas isso não é bastante para o pessoal criar coragem é dizer não ao responsável.

O nordeste endeusa quem lhe engana com promessas. Bastam uns Cíceros, Damiãos ou Lulas. Somos inocentes “de pai e mãe” como se diz no nordeste: preferimos acreditar que vai melhorar nos próximos anos do que constatar que melhorou em três anos.

9 pensou em “NORDESTE CULPADO OU INOCENTE?

  1. Os comunistas mantém a população na ignorância propositadamente, é mais fácil enganá-la e captar votos com promessas ilusórias.

  2. Assuero, o Nordeste é inocente!!!

    Esses índices são um embuste, uma canalhice plantada pelo TSE na figura dos nefastos Barroso (boca de veludo), Xandão (maridão da dona Vivi) (o cabeça de pica) e o frescão Facchi.

    Com exceção de alguns descerebrados mesmo (eu conheço MUITOS!), o Nordeste foi escolhido propositadamente para ser o boi de piranha do Nove Dedos, o chefão da seita, filho de Caetés, infelizmente!

    • Meu caro Cícero, não são embustes. São dados divulgados pelo PNADC, do IBGE, basta você entrar no sistema SIDRA, escolher a PNADC e selecionar a informação que quiser, por estado ou por região. Também consultei dados do IPEA. Eu tenho esse cuidado, meu caro, de divulgar dados baseados em fontes oficiais. É isso que faço ensino, é isso que faço. Ah! para evitar confusão, o Cícero que citei era o padim (rs)

      • Obrigado professor Maurício Assuero pelos esclarecimentos.

        Também consultei o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e me convenci.

        Só não sei se vou convencer os descerebrados que trabalham na PCR que, antes dos “resultados das urnas”, já estavam comemorando “a virada!”

        Abraçaço.

  3. Concordo inteiramente com a alusão a Minas Gerais. A vitória do petismo ali é uma vergonha inadjetivável, depois do que aquele estado já sofreu nas unhas da ptquadrilha. Os mineiros que votaram no cachaceir0-ladrã0 padecem da síndrome de estocolmo, a neuropatia em que a vítima se apaixona por seu estuprador. O jornalista e escritor mineiro Otto Lara Rezende criou a célebre tese: “O mineiro só é solidário no câncer”. Taí a motivação para tanta solidariedade com o câncer do Lula!

  4. J. Silva, é lastimável como a falta de memória pune duramente a sociedade. Num país sério, não era preciso a justiça opinar. O próprio povo agia e tirava o cara da vida política. Simples assim. Mas, eu não consigo entender como alguém que é capaz (mestre, doutor, pós doutor, professor, etc…) pode escolher um cara corrupto para chefe da nação.

  5. Corrupção, analfabetismo e sistema eleitoral com voto proporcional para Legislativo Federal: trindade tão amaldiçoada quanto a Profaníssima Trindade, Satanás, Anticristo e Falso Profeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *