CARLOS EDUARDO SANTOS - CRÔNICAS CHEIAS DE GRAÇA

Arthur Augusto Rôxo Pereira havia alertado aos inspetores do Banco do Brasil em Pernambuco, para que nos telegramas de mudança de roteiro evitassem informar claramente os nomes das cidades para onde iriam, posto que tais deslocamentos deveriam se revestir de certo sigilo.

O Inspetor Hamilton Reis, intelectual emérito, funcionário que recentemente viera da Direção Geral para trabalhar em Pernambuco, atendendo à recomendação do Chefe dos Inspetores, ao findar uma inspeção em Garanhuns comunicou que seguiria para uma outra agência e para isto, aplicou seu “Código Confidencial”.

Foi, ele próprio, ao Correio e passou o pitoresco “Telegrama Nacional”, a única via de comunicação da época da época. E codificou a mensagem à sua moda, o que causou risadaria na sala da Inspetoria, no Recife.

O texto entrou para o anedotário regional:

Tomorrow Nice Garden”, ou seja: “Amanhã estarei na agência de Belo Jardim”.

E assim deu notícias para onde seguiria.

O Inspetor pegou o apelido de “Nice Garden”.

Pelo menos não realizou a mesma proeza quando se deslocou para Limoeiro, terra do legendário Coronel Francisco Heráclio do Rego, conhecido como Chico Heráclio, porque se tal tivesse ocorrido ele certamente teria telegrafado:

“Tomorrow Chico City”.

Deixe uma resposta