XICO COM X, BIZERRA COM I

Todo o mistério que envolvia a tabacaria da Tabacaria de Pessoa foi desvendado em minuciosa e competente pesquisa de Dr. Zé Paulo (JC, 08.09.23). A verdade é que na Havaneza dos Retrozeiros um Alves lhe atendia e o deixava feliz com seus cigarros e cigarrilhas que, de tão prazeirosos, não lhe permitia perceber o estrago que produziria em seus pulmões (mais vale um prazer que um pulmão sadio, diria minha vó Mariquinha). Fernando comprava-os e voltava para seu quarto sem janelas no aguardo de Manassés, que lhe fazia a barba. Todo santo dia.

A BODEGA DE ‘SEU’ JÚLIO

Eu, adolescente, sem barba por fazer, escolhi a venda de seu Júlio, duas ruas atrás da minha, perto da Igreja e do colégio, para ser minha tabacaria, até porque, além das especiarias e condimentos comuns a uma bodega de bairro, era a única da região que vendia cigarros a ‘de menores’. Fumávamos escondidos de nossos pais, como rezava a cartilha dos bons adolescentes. Seu Júlio era o único que tinha coragem de transgredir a regra de não vender fumo aos ‘pirralhos’. Além do que, seu filho, Cauby, era nosso amigo de peladas (ainda hoje não sei se o seu nome foi em homenagem ao Cantor, famoso na época). Talvez por isso o perdoássemos e não levássemos a sério suas grosserias e indelicadezas. Usávamos a ‘elegância’ do fumo para ressaltar nossa macheza, para nos tornar adultos na aparência, e, principalmente, para exibição às menininhas nos ‘assustados’ da época.

CONTINENTAL E HOLLYWOOD

Parei de fumar faz 20 anos mas ainda hoje sonho com tabaco e vem-me à lembrança a figura baixinha e grossa do bodegueiro – físico compatível com seu proceder. Assim era seu Júlio, o da minha tabacaria, que não vendia cigarrilhas finas ou charutos, como as de Lisboa antiga que abastecia o Poeta lusitano, mas apenas cigarros Continental, Hollywood e BB, estes de qualidade inferior e, talvez por esta razão, mais baratos. Saudades da tabacaria. Da minha saudosa tabacaria, tão modesta quanto as letras que hoje arrumam meus textos.

* * *

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. 

Nossos CDs estão nas plataformas virtuais e, em formato físico, na Loja Passadisco do Recife.

2 pensou em “MINHA TABACARIA

  1. Sou mais a dobra de seus Júlio. Até porque ter como cliente Xico Bizerra é garantia de ter fama eterna. Viva Seu Júlio. E viva Xico.

  2. Meu Caro José Paulo,
    cada ‘bodegueiro’ tem o cliente que merece. Ao ‘Seu’ Julio, coitado, ao contrário do Alves lusitano, restou apenas um Xico besta que lhe comprava Continental a retalho. Menos mal que existam Zé Paulos para massagear-lhe o ego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *