DEU NO JORNAL

Revista Oeste

Lula intercedeu pelos sequestradores de Abílio Diniz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, na sexta-feira 17, que pediu ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a libertação dos responsáveis pelo sequestro do empresário Abílio Díniz.

O caso relatado pelo petista teria ocorrido em 1998, quase dez anos depois de Diniz ter sido alvo dos criminosos, em 1989. Entre os sequestradores, estavam argentinos, chilenos, canadenses e um brasileiro.

“Havia dez brasileiros presos”, disse Lula, em evento de pré-campanha realizado em Maceió (AL). “Foram presos em 1989, naquele sequestro do Abílio Diniz. Esses jovens ficaram presos por dez anos. E houve um momento em que fui conversar com Fernando Henrique, porque eles [os criminosos] estavam em greve de fome. Eles iriam entrar em greve seca, em que você fica sem comer nem beber. Aí, a morte seria certa.”

Em razão da greve, o petista intercedeu pelos sequestradores. “Então, fui procurar o ministro da Justiça, Renan Calheiros [MDB]. Ele disse: ‘Lula, vai conversar com Fernando Henrique, porque tenho toda a disposição para soltar o pessoal’. Falei para o FHC: ‘Fernando, você tem a chance de passar para a História como um democrata – ou como um presidente que permitiu que dez jovens, que cometeram um erro, morram na cadeia. Isso não apagará nunca.”

Para libertar os criminosos, FHC pediu a Lula que os convencesse a acabar com a greve. “Fui até a cadeia, em 31 de dezembro, para conversar com os meninos. Falei: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim. Terão de garantir que vão acabar com a greve de fome. E vocês serão soltos’. Eles respeitaram a proposta e pararam a greve de fome. Não sei onde eles estão agora”, disse o petista.

Apesar de Lula se referir aos sequestradores como “jovens” e “meninos”, todos eram maiores de idade. David Robert Spencer e Christine Gwen Lamont, ambos canadenses, tinham 38 e 41 anos, respectivamente. Os irmãos argentinos Humberto Paz e Horácio Paz, responsáveis pelo planejamento do sequestro, tinham 34 e 39 anos. Ulisses Acevedo, com 33 anos; Maria Marchi Badilla, com 43; Pedro Lembach e Héctor Collante, ambos com 35; e Sergio Urtubia, com 34 anos, fecham a lista dos chilenos sequestradores. Raimundo Roselio Freire, o único brasileiro da lista, tinha 24 anos de idade.

No início de 1999, os estrangeiros que ainda estavam presos foram extraditados. O brasileiro recebeu indulto.

9 pensou em “LULA PEDIU A FHC QUE LIBERTASSE SEQUESTRADORES

  1. De roubo, safadeza e mentiras ele entende, esse cadáver insepulto verá em outubro seu destino final e sua autobiografia jogada dentro de uma fossa.

  2. Os terroristas (Lulla e FHC) protegem os seus comparsas que quase mataram Abílio Diniz no cativeiro.

    O sequestro é um dos crimes mais abomináveis que existe.

  3. Pelo queme lembro o X9 a
    o ser questionado sobre a greve de fome dos presos políticos em Cuba disse que fazergreve de fome era idiotice! Não esqueci que quando estava “preso” no DOPS e os “cumpanheiros” iam fazer greve de fome ele escondeu umas bolinhas e foi flagrado pelos “cumpanheiros” furando a greve de fome com as bolinhas escondidas! Típica atitude de X9 mentiroso e desonesto!

  4. o Mula sempre protegeu seus comparsas e na sua pregressa vida tem um rol de prefeitos e desafetos despachados para o além.
    seu “cumpanhero” o Príncipe das Trevas de punhos rendados, é milionário desde o Banespa, Telesp, CSN, Vale, etc.. Dois escroques que detonaram o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *