Certa feita, na Universidade Católica de Pernambuco, onde lecionava, um colega me presenteou com um livro que até hoje integra a lista dos que restauraram minha credibilidade numa eternidade de muitas moradas, todas elas repletas de luzes da Criação. Um livro por mim presenteado para mais de uma dezena de amigos(as) desesperançados(as): QUANDO TUDO NÃO É O BASTANTE, Harold Kushner, 3ª. reimpressão, São Paulo, Nobel, 2010, 174 p. O autor é norte-americano, graduado na Universidade de Colúmbia e ordenado rabino no Seminário Teológico Judaico, obtendo o doutorado em Bíblia em 1972. Eternizado em 28 de abril próximo passado, aos 88 anos.
O livro de Kushner deveria ser lido por todos aqueles que vivem correndo loucamente pelos cantos da vida, sem parar um instante sequer para tentar responder algumas questões amplamente sementeiras, restaurando, nos seus interiores, razões significativas para um viver espiritualmente sempre de modo evolucionário.
Na Apresentação do livro, o padre Humberto Porto, da Comissão Nacional do Diálogo Católico-Judaico do Brasil, explicita o objetivo do pensar rabínico: “A grande indagação filosófica que percorre as páginas deste livro é se vale a pena o esforço para lutar na vida e atingir determinadas metas. O autor, bebendo-se em Jung, sentiu a necessidade de adentrar-se analiticamente na mente humana em busca de respostas, o que, por sua vez, desperta outras perguntas. … Descendo às raízes psicológicas de nossa fenomenologia religiosa, o livro de Kushner traz uma rara contribuição ao diálogo entre religiões. Todos, judeus e não judeus, somos seres atormentados por não saber. O mistério jamais é plenamente possuído, mas apenas adivinhado. O autor deste livro quer oferecer um sentido novo a essa procura universal.”
O autor do livro ressalta que a pós-modernidade, através das mais diferenciadas áreas da comunicação, está contaminada pelo fenômeno da impostura, onde inúmeros anseios por cinco minutos de fama, sempre buscando um sucesso atrás do outro, permanecendo com um imenso vazio em suas vidas profissionais, artísticas e familiares. Uma gigantesca ausência de significado. Ignorando por completo as percepções explicitadas por Carl Jung em seu livro famoso O indivíduo moderno em busca de uma alma, editado pela Vozes, ano passado.
Recentemente, uma outra leitura poderá muito ampliar a enxergância racional de muitos, favorecendo uma nova visão planetária: A ERA DA INCERTEZA, Tobias Mürter, São Paulo, Planeta, 2022, 352 p. Páginas que ressaltam como os grandes gênios da Física mudaram a maneira como vemos o mundo. Para mais efetivamente entender os feitos de Marie Curie, Max Planck, Niels Bohr, Heisenberg, Schrödinger e Einstein e as ligações entre Ciência e História.
Por fim, páginas escritas pelo psiquiatra brasileiro mais lido nas duas últimas décadas: 12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA: DESENVOLVA A GESTÃO EMOCIONAL, ENRIQUEÇA A SUA INTELIGÊNCIA E PROMOVA A SAÚDE PSÍQUICA, Augusto Cury, São Paulo, Planeta do Brasil, 2023, 304 p. Um livro que combate tristezas, angústias e solidões, favorecendo binoculizações existenciais sadias que fortalecem a liderança do Eu.
Leituras sementeiras que promovem amplos soerguimentos empreendedores, capazes de fazer efetiva distinção entre Vida Plena e Putaria Seca.