CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

Cidadania, qualidade de vida e politica, vale a pena refletir.

Bem, no contexto atual, falar de cidadania é bem pertinente. Penso que, é a partir daí, que podemos nos envolver na construção de uma vida melhor em sociedade.

Mudar o foco, ajustar as necessidades, realinhar objetivos. Tratar desses assuntos para mim, é uma forma de exercer a cidadania sendo politicamente correto e quem sabe, parte de um processo terapêutico para se tornar uma pessoa melhor.

Isto foi só uma provocativa, tá!.

Mas, se pararmos para lembrar que estamos constantemente em relacionamento, uns com outros e com nós mesmos, por mais que se evite falar em politica, estaremos fazendo, mesmo quando em silêncio.

Entendo que, a politica partidária pode até ser o pivô das conversas, quando o cenário são as campanhas eleitorais. Neste momento observo também, que os interesses particulares emergem com muita evidência. Porém, o discurso com relação a coletivo é prioridade.

De fato, é o que na filosofia e psicologia chamamos de, o Eu e o Outro. E quem é esse outro, ou outros? Família, vizinhos, conterrâneos, amigos, inimigos, a sociedade, todos juntos e misturados, o nós.

Apesar de todo movimento coletivo, será que o jogo é puramente individual? Consideramos então que, comemos, vestimos, moramos, existimos num lugar, que faz parte de um bairro, cidade, estado, país, … enfim, somos um micro, mas parte de um todo, o macro.

Que lindo, não! Saber disso nos remete a refletir de forma ampla sobre o nosso bem estar e como este pode ressoar na vida das outras pessoas. Buscar uma melhor qualidade de vida, pode passar pela responsabilidade de cuidar de si integralmente.

Uma integração física, mental, emocional, espiritual e SOCIAL.

Para tanto, entendo ser necessário maior envolvimento, com o meio ambiente interior (nossa intimo e particular) e com o exterior (tudo que estar no entorno). Provar dessa vida ampliando os horizontes de forma pratica e objetiva, poderá ser uma experiência maravilhosa, muito rica para o crescimento e desenvolvimento da própria humanidade, no sentido mais pleno de palavra, “… porque nós embora muitos, somos um só corpo” (livro de 1 Corintios, capitulo 10, versículo 17)

Obrigada pela oportunidade de partilhar essas reflexões.

Fones: 9-9187-4786 e 9-9929-1297

Deixe uma resposta