A PALAVRA DO EDITOR

O documento que está transcrito a seguir foi emitido pela Academia Portuguesa de Letras.

Trata-se da indicação do nome do meu dileto amigo José Paulo Cavalcanti, membro da ABL, grande jurista e colunista do JBF, para Sócio Correspondente Brasileiro, na vaga deixada por Nélida Piñon naquela entidade.

Nélida encantou-se no mês de dezembro passado.

José Paulo é uma figura humana especial, intelectual de grande prestígio, tanto no Brasil quanto no exterior.

Pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho é o novo imortal da ABL | Metrópoles

* * *

PROPOSTA para a vaga de Nélida Piñon – Sócio Correspondente Brasileiro

Para submeter à apreciação do Plenário da Classe de Letras da Academia das Ciências, apresentamos a proposta de José Paulo Cavalcanti Filho – ensaísta, jurista, escritor e conhecedor da obra e personalidade de grandes figuras da cultura portuguesa – para sócio correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa:

Nasceu José Paulo Cavalcanti no Recife, em 1948, licenciou-se e doutorou-se em Direito, após o que exerceu altos cargos, tais como Consultor de UNESCO e do Banco Mundial; Presidente de CADE (a Federal Trade Commission), presidente da EBN, presidente do Conselho de Comunicação Social, presidente do Congresso Nacional (um início da Federal Trade Commission), secretário-geral do Ministério da Justiça, ministro da Justiça no Governo do José Sarney e um dos sete membros da Comissão Nacional da Verdade, a fim de apurar os crimes que se verificaram no tempo da ditadura militar.

Publicou mais de 40 obras sobre Direito, Justiça, Literatura e Comunicação Social. Simultaneamente, José Paulo Cavalcanti é, também, autor de obras acerca de poetas e escritores portugueses como, por exemplo, Camões, Padre António Vieira, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Quanto a Fernando Pessoa, publicou, nomeadamente, Fernando Pessoa – uma quase autobiografia, distinguida com numerosos prémios no Brasil, entre os quais o primeiro lugar na Bienal do Livro, o Prémio Jabuti e, ainda, os prémios II Molinello, de Itália; e também, prémios na Roménia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

Todos estes aspetos, sumariamente mencionados, encontram-se pormenorizados num currículo entregue na Academia, para a devida apreciação.

Recentemente, José Paulo Cavalcanti Filho foi eleito para a cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras, que tem como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen; como fundador Oliveira Lima e, a seguir, escritores, historiadores e jornalistas, como Alberto de Faria, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende e Roberto Marinho, na sua quase totalidade sócios correspondentes brasileiros da Academia das Ciências de Lisboa.

Tendo em apreço as obras editadas e a intervenção pública, nos últimos 50 anos, consideramos que José Paulo Cavalcanti Filho reúne as condições exigidas para ser candidato à apreciação do Plenário da Classe de Letras da Academia das Ciências e ser admitida para votação a proposta para sócio correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa.

Lisboa, 2 de novembro de 2022

Subscrita e por ordem alfabética, entre outros, os nomes dos seguintes académicos efetivos:

Ana Salgado
António Barreto
Bernardo Herold
Carlos André
Guilherme d´Oliveira Martins
Jorge Gaspar
José Adriano de Carvalho
Manuel Braga da Cruz
Mário Vieira de Carvalho
Viriato Soromenho Marques
e… António Valdemar – relator e proponente

ELEITO POR UNANIMIDADE DE TODOS OS PRESENTES E OS PARTICIPANTES POR VIA ZOOM

4 pensou em “JOSÉ PAULO NA ACADEMIA PORTUGUESA

  1. Dr. José Paulo Cavalcanti Filho, está no nível de nomes como Joaquim Nabuco e Oliveira Lima. Que só vem enriquecer Pernambuco. Como intelectual e jurista. Parabéns 👏 👏 para ele e para Pernambuco.

  2. Dr. José Paulo Cavalcanti, o senhor enche de orgulho não só aos brasileiros, mas, em especial os pernambucos e portugueses. Vida longa amigo!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *