DEU NO JORNAL

Jornal Folha de Pernambuco

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, nesta quinta-feira (25), o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti como o novo ocupante da Cadeira 39, do então Acadêmico e ex-vice-presidente Marco Maciel. A sessão híbrida contabilizou 21 votos a favor do novo nome.

Os ocupantes anteriores da cadeira 39 foram: Oliveira Lima, então fundador, que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen; Alberto de Faria; Rocha Pombo; Rodolfo Garcia; Elmano Cardim; Otto Lara Resende; e Roberto Marinho.

Na declaração do Presidente da ABL, o Acadêmico Marco Lucchesi. “José Paulo Cavalcanti é um renomado estudioso de Fernando Pessoa, tão íntimo e intenso, como se fosse parente espiritual do poeta. Ensaísta e pesquisador refinado, a biografia que ele redigiu sobre Pessoa circula nos quatro cantos da Terra. José Paulo entra para a ABL com o passaporte da literatura. Ou talvez com mais de um documento, se considerarmos os heterônimos de pessoa, que assombram e iluminam o novo Acadêmico eleito”.

José Paulo Cavalcanti Filho é advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife (1971). Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e Ministro (interino) da Justiça no governo do ex-presidente José Sarney e também Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC), e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional). Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa atualmente a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diretor do Escritório de Advocacia José Paulo Cavalcanti, do Instituto dos Advogados de Pernambuco, e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

É também membro do Instituto de Direito Comparado Luso Brasileiro, Advogado do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito, Ministério da Justiça e do Conselho Pernambuco Pacto 21.

É consultor da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Congresso Nacional.

José Paulo Cavalcanti é romancista e possui títulos já publicados no exterior.

Também é conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa. Em 2012, conquistou o prêmio José Ermírio de Moraes, pelo livro “Fernando Pessoa – uma quase autobiografia”.

Também conquistou o primeiro lugar na Bienal do Livro e no Prêmio Jabuti.

É vencedor do Prêmio II Molinello, na Itália.

Recebeu, ainda, premiações na Romênia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

6 pensou em “JOSÉ PAULO CAVALCANTI É O NOVO IMORTAL

  1. Este novo imortal nos dá a certeza de que os repórteres ou mesmo reporteiros que o entrevistarem não ouvirão declaração afirmando que “prá mim chegar lá” (acrescente-se ou complemente-se a frase com “foi dureza ou “deu trabaio”).

  2. Agora estou ancho de poder contar com a amizade e irmandade desse grande brasileiro que se tornou imortal, numa justa, merecida e mais que necessária eleição. Parabéns ao mais novo IMORTAL da Academia Brasileira de Letras.

  3. Não podemos deixar de mencionar que em seu curriculum também consta o título de articulista do JBF, cargo de extrema importância.

    Finalmente uma eleição que honra o eleito e a academia.

    Parabéns, imortal!

  4. Senhor José Paulo Cavalcanti, parabéns pela sua eleição como novo ocupante da Cadeira 39, da Academia Brasileira de Letras (ABL). O Senhor merece esta vitória e muitas outras que estão por vir. Tenha um futuro brilhante e muito bem sucedido na Academia Brasileira de Letras.

Deixe uma resposta