Caro Berto
A “notícia” em pauta que lhe mando no anexo informa sobre o último memorável publicado na minha coluna, Paula Souza, e anuncia o próximo, Marcolino Candau, neste domingo 31 da janeiro.
Gostaria que publicasse este meu texto durante esta semana.
Grato e abraços
* * *
OMS foi criada e decorada por brasileiros
A Organização Mundial da Saúde foi concebida numa conversa durante a Conferência de San Francisco, em 1945, quando foi criada a ONU-Organização das Nações Unidas, entre o brasileiro Geraldo Horácio de Paula Souza e o chinês Szeming Sze, os dois únicos médicos participantes da conferência.
Dr. Geraldo propôs ao seu colega, Dr. Szeming, aproveitar a ocasião para criar um organismo com a finalidade de cuidar da saúde em todo o Mundo. O chinês ficou entusiasmado com a ideia, que foi levada ao plenário e em 1948 estava criada a OMS. Ele fez questão que a entidade se chamasse “Mundial” e não “Internacional” para reforçar a abrangência de todos os países, incluindo aqueles que não participaram de sua criação. Pena que morreu 3 anos depois e não chegou a ver a entidade deslanchar.
Porém, envidou esforços para que outro brasileiro – Marcolino Gomes Candau -, cujo perfil biográfico sairá no “Memorial” de domingo (31/1/2021) neste Jornal – assumisse a direção geral da OMS por 20 anos, no período 1953-1973. Aí sim, deu-se o deslanche da OMS, com a ampliação dos países-membros, do quadro de funcionários, além da conquista de uma sede própria em 1966, ao lado da ONU em Genebra, com o saguão decorado pela imponente pintura de Iberê Camargo, de 49 m².
Em 1973 os membros da OMS se esforçaram para que Candau cumprisse mais um mandato. Mas ele, aos 62 anos, queria dar oportunidade aos mais jovens. Em seguida e em reconhecendo ao seu legado, a Assembleia Geral da OMS elegeu-o como “Diretor Emérito”, que tal como os quadros de Iberê Camargo, permanecem até hoje.
Esta “noticia” visa dar ânimo aos brasileiros na luta e vitória no combate a pandemia que agora surge no Mundo com características desastrosas no Brasil.
Danou-se.