Olá!
Existem interesses muitos, que no recôndito da intimidade se sobrepõem, em alguns momentos em que interesses aparecem.
Difícil entender o que o presidente americano queria ou planejava.
Mas, latente apareceu seu interesse em algo existente na Ucrânia, para ensejar seu apoio ao pais.
Sabemos – pelo menos entendemos – quer o interesse em uma causa é o que o outro pode oferecer.
No assunto Rússia x Ucrânia, da parte de Putin parece obvio: voltar a ser dominador de todos os satélites que se tornaram independentes depois do fim da URSS…
A Ucrânia é apenas o começo.
Agora, dos USA a condição é inexplicável… ou apenas acesso aos minerais do país…
Por favor, não esquecer quem foi invadido e, destruído em grande parte, quem tudo começou.
Aceitar rendição – como pareceu ser a proposta americana – é submissão, voltáramos aos anos da tal “guerra fria” e, jogar na Ucrânia a culpa de possível terceira guerra é inimaginável.
Seria ótimo para o mundo uma guerra a menos – dentre as tantas outras que acontecem e, ficam nas calendas do dia a dia – mas, submeter a Ucrânia de novo ao jugo russo é muita falta de conhecimento histórico.
Talvez os livros A fome vermelha e Terra de sangue possam – aos que o conhecem – entender a dura realidade desse bravo e infeliz povo.
Inté!
Para entender o início desta guerra Rússia x Ucrânia tem que estudar a história dos dois países.
Em 2014 a Ucrânia tinha um presidente legitimamente eleito e estava relativamente em paz com a Rússia.
A USAID (ela mesmo) passou a doutrinar uma insatisfação e um aceno à entrada da Ucrânia na UE e depois na OTAN. Com isso revoltas “populares” derrubaram o Presidente ucraniano.
A Rússia viu problemas com a aproximação da OTAN na sua fronteira e invadiu a Crimeia, um ponto crucial para sua marinha entrar no Mar Báltico, no Mediterrâneo e no Atlântico.
A invasão foi praticamente uma resposta às provocações do globalismo.
Por isso Trump sempre falou que jamais deixaria esta guerra começar.
Os EUA gastaram, segundo Trump, 350 bi de dólares nesta guerra. O interesse nas terras raras é uma forma de compensar este gasto, bem como o financiamento da reconstrução da Ucrânia no pós guerra, que está levando a vida de 2 mil jovens por dia.
A Ucrânia, sem soldados, hoje caça (literalmente) jovens a partir dos 15 anos para enviar à guerra. É uma crueldade. Há uma ditadura no país.
Nada, absolutamente nada é mais nobre do que querer a paz seja em que situação for. Zelensky é um protoditador genocida.
Só lembrando que quando a extinta URSS ameaçou posicionar mísseis em Cuba para atacar os USA nos idos anos 60 , o mesmo USA cercaram a baía dos portos e quase começaram uma terceira guerra mundial para defender seu território .
Putin fez o mesmo quando a OTAN começou a cercar seu território . Também lembrando que o mundo será muito melhor quando Putin deixar de existir .