CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

O PODER DAS PALAVRAS

O ilustrado escritor Tiago Samuel Carvalho, doutor em teologia, por meio de sua obra O JEITO SÁBIO DE SER FELIZ, alerta para o efeito das palavras sobre as pessoas, principalmente quando endereçadas às crianças.

Mais que expressões do pensamento, as palavras, pronunciadas ou escutadas, têm o condão de infundir crenças ou descrenças nas pessoas. Elas exercem efeito extraordinário sobre o comportamento humano, sobremodo nas crianças.

Isso de que as palavras as levam o vento não constitui verdade peremptória.

Evidentemente quase ninguém, incluso este escrevinhador, tem poder senhorial sobre as palavras. Porém, o desejável é que elas sejam de alegria, de motivação, de gratidão, de louvor, enfim, sejam palavras de luz.

A historieta, real, sumariada adiante, enseja reflexão e expande a compreensão acerca do tema.

Certo dia, na pequena cidade de Port Huron, EUA, uma criança chegou da escola e entregou um envelope para sua mãe. A mãe abriu o envelope e, na frente do filho, leu a carta em silêncio. Enquanto lia a carta ela chorava. O menino, então, quis saber o motivo das lágrimas, ao que a mãe lhe respondeu:

– Meu filho esta carta tem o seguinte teor:

“Prezada mãe, seu filho é um gênio. Nossos professores não são qualificados bastante para ensiná-lo. Por favor, ensine-o você mesma”.

A partir daquele dia a mãe fez exatamente o recomendado pela escola.

Decorridos muitos anos, a mãe já falecida, o menino, agora um dos maiores inventores do século, encontrou nos alfarrábios de sua mãe a dita carta cujo conteúdo, completamente diferente daquele que ela lera em voz alta, dizia o seguinte:

“Prezada mãe, seu filho é um deficiente mental. Não podemos mais deixá-lo frequentar nossa escola. Por favor, ensine-o você mesma”.

Profundamente emocionado, por haver conhecido o verdadeiro teor da carta, Thomas Alva Edison, (1847-1931), escreveu em seu diário a seguinte frase: “Thomas Edison era uma criança deficiente mental, mas sua mãe o transformou num gênio.

Há momentos que é necessário optar pela melhor palavra, ou mudar o conteúdo da carta.

7 pensou em “JACOB FORTES – BRASÍLIA-DF

  1. Realmente, Boaventura, as palavras de mãe são poderosas. Elas operam milagres. As palavras de minha mãe, proferidas na aurora da minha vida, foram sementes que me renderam árvores frondosas.
    Em nome de todas as mães, cujo leite materno encerra sublime transfusão, envio-lhe um abraço.
    Jacob Fortes.

  2. Que o Thomas Edson era um gênio, não resta a menor dúvida.

    Já quanto ao caráter do rapaz…Era de lascar! Basta dizer que inventou a cadeira elétrica só para desencorajar a corrente alternada de Tesla.

    • Caro Mestre Adônis.

      Concordo plenamente com v., Edson era o típico gênio americano. Assim como os Irmãos Write, inventava em busca da patente para ganhar dinheiro.

      Usou do gênio de outras pessoas, como o fez com Tesla. Usou o sistema para que seu nome ficasse na história como o maior inventor de todos os tempos.

      Veja que, até não muito tempo atrás eu mal sabia quem era Tesla, este sim, o maior inventor de todos os tempos, que porém foi vítima de tentativa de cancelamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *