Otacílio Venâncio
Nós, historiadores, sempre executamos trabalhos de pesquisa e redação para publicar livros, com vistas a uma realização pessoal pois desejamos integrar fatos e personagens à História do País.
Biografar pessoas foi tarefa para a qual me venho empenhando profissionalmente há mais de 40 anos, sempre com a certeza de que vou complementar pedaços importantes de circunstâncias históricas ligadas à minha cidade, o Recife.
Vendo um vídeo sobre uma canção composta por Arnaldo Black e Carlos Rennó para a cantora Tetê Espínola, vídeo que está no final desta postagem e que “estourou” nos anos 80 e há poucos dias, “do nada”, voltou às paradas – Estava escrito nas estrelas – lembrei-me de comentar.
Refiro-me ao sucesso de um dos meus livros, publicado em 2009, a biografia do amigo Otacílio Venâncio.
Que há um bom tempo teve seu valor quase triplicado numa loja virtual, onde com frequência faço compras.
Arnaldo, Tetê e Rennó
Durantes anos, a partir de 1994, promovi a personagens históricos:
O cantor Claudionor Germano, o compositor Capiba, o médico Francisco Simões, o industrial Luiz Ignácio Pessoa de Melo, o vereador Biai, o industrial Pedro Moura Jr., o desportista Pedro Bezerra Cavalcanti, o comerciante Miguel Medeiros Filho, o advogado José David Gil Rodrigues, o padre João Carlos Ribeiro Rodrigues, o contabilista Manuel de Freitas Cavalcanti e outros, que formam uma lista com 32 pessoas, nomes que dessa forma, se tornaram ainda mais relevantes na História de Pernambuco.
Desde 1958 fiz amizade com Otacílio Venâncio, personagem que se tornou ícone na sociedade pernambucana, exercendo cargos de Diretor Social e Presidente de vários clubes de Pernambuco, dentre eles o Náutico, a AABB, o Português e o Internacional, durante mais de 30 anos.
Foi uma biografia que fiz com o gosto de quem retrata um irmão, porque sempre fomos muito próximos. Durante as pesquisas e entrevistas que obtive com várias pessoas, vivi novos momentos adoráveis, porque só ouvi elogios a ele, pessoa que sempre se dedicou a ajudar os outros.
Dentre os fatos incomuns que ressaltam sua personalidade temos a estreia de sua biografia. Quando estávamos na fase de planejamento da festa ele decidiu doar o livro aos 215 convidados que comparecessem à Noite de Autógrafos memorável, ocorrida no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife, em outubro de 2009.
Há poucos dias, procurando um livro para comprar, através da Estante Virtual, encontrei sua biografia ao preço de R$ 134,32, o que para o autor foi um espanto, sobremodo por ser considerado “livro raro”.
Diante do fato, autenticando que tal livro permanece mais valorizado do que o preço original de venda nas livrarias, para um volume com 386 páginas, na época: R$ 50,00, me lembrei de uma frase dele, durante uma das entrevistas:
– Carlos Eduardo, este livro vai ficar gravado nas estrelas!
A interpretação de Tetê: