CÍCERO TAVARES - CRÔNICA E COMENTÁRIOS

Quando morreu precocemente, em 2001, aos 39 anos, Cássia Eller vivia o auge da sua popularidade. A artista, no entanto, deixou pouquíssimas gravações póstumas.

Nessa sexta-feira, dia 1.º de julho, quando celebrou o Dia Internacional do Reggae, chegou aos serviços de streaming uma bela homenagem a ela, que faria 60 anos em dezembro: o primeiro volume do álbum-tributo Cássia Regae, com suas músicas reinterpretadas no ritmo jamaicano por intérpretes como Toni Garrido, Margareth Menezes, Nado Reis e Gilberto Gil. O segundo Volume da coletânea deverá sair no segundo semestre deste ano.

Com o álbum, sai também o clipe da música O Segundo Sol, interpretada com maestria por Gilberto Gil. A escolha de Gil, aliás, foi certeira. O músico foi o responsável por popularizar o reggae no Brasil e, ao fazer essa homenagem para a cantora Cássia Eller, transformou a canção de Nando Reis, ex Titãs, antes um pop-rock radiofônico, em um delicioso reggae.

As músicas de Gilberto Gil, aliás, foram bastante gravadas por Cássia Eller, como Oriente, Pedra Gigante, parceria com Bené Fonteles, e Chororô, que ela gravou com o próprio Gil.

Ao longo da carreira, Cássia Eller lançou nove álbuns autorais, entre 1990 e 2001. Os dois volumes do tributo contam com faixas que passam por todas as fazes da artista e foram produzidos por Sergio Fouad e Fernando Nunes para a Universal Music.

O principal parceiro de Cássia Eller foi mesmo Nando Reis. Embora o compositor tenha escrito os principais sucessos da artista, ela canta no tributo a música Lanterna dos Afogados dos ‘Paralamas do Sucesso,’ que havia sido regravada com brio por Cássia Eller em 1994. Chico Chico, filho da cantora, também está presente na homenagem. Ao lado de Jorge Du Peixe, ex Nação Zumbi, regravou Coroné Antonio Bento, de autoria de Luiz Wanderley De Almeida e João Batista Vale. Toni Garrido, outro expoente no reggae nacional com o Cidade Negra, gravou Palavras ao Vento, enquanto Margareth Menezes interpreta Malandragem. O primeiro volume se encerra com Zé Ricardo interpretado O Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você).

Música O Segundo Sol

4 pensou em “GILBERTO GIL HOMENAGEIA CÁSSIA ELLER EM RITMO DE REGGAE

  1. Parabéns pela ótima postagem, ” GILBERTO GIL HOMENAGEIA CÁSSIA ELLER EM RITMO DE REGGAE”, grande cronista Cícero Tavares,

    Linda, essa homenagem feita por Gilberto Gil, a essa grande cantora e compositora, Cássia Eller, que partiu precocemente, deixando uma grande lacuna na MPB..
    .. Gosto muito da composição “Vá Morar com o Diabo”, gravado por Cássia Eller e da autoria do saudoso compositor baiano, Riachão., (Clementino Rodrigues,- 14/11/1921 – 30/03/2020).

    https://www.youtube.com/watch?v=J-2pHYc7fQg

    Uma ótima semana! Grande abraço.

    • Linda Vivi – Violante Pimentel,

      Aqui no JBF a arte supera as divergências políticas e aquela prevalece.

      Xêro pra quem for de xêro e um abraço pra que for de abraço.

      Infelizmente “repeguei” a H1N2 de novo, novamente! E olhe que eu tomei as duas doses da gripe!!!!

      O péssimo é a tosse seca e a secreção!

    • Interpretar “Vá morar com o diabo” como o fez, de forma genial, Cássia Eller, é preciso ter talento especial!

      Obrigado, Vivi, por relembrar esse feito da grande intérprete.

      Abraçaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *