CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

A ETNIA CHINESA EM QUE AS TROCAS DE CASAIS SÃO COMUNS

Em 2018, um turista-aventureiro-missionário americano tentou entrar em um lugar proibido na Índia e foi morto a flechadas pela tribo local. A ilha é Sentinela do Norte, os povos selvagens são os sentinelas e o aventureiro é John Chau.

Antes de John, outros tentaram visitar a ilha e foram recebidos com violência. Em 1974 o diretor de uma equipe da National Geographic levou uma flechada na perna.

“Sentinela” pescando com flecha

Existem muitas comunidades isoladas mundo afora, inclusive no Brasil. Na região amazônica brasileira calcula-se que umas 100 tribos indígenas ainda não mantiveram contato com homens da civilização, outras receberam visitas de missionários e hoje estão semi-integradas com a civilização, como os Yanomamis, por exemplo.

Comunidade isolada no estado de Roraima

Esses isolamentos impõe sérios riscos de morte por doenças comuns aos “homens brancos”, muitos costumes são mantidos pelas tribos como o canibalismo, em algumas delas, e outros costumes se mantém mesmo anos ou décadas após essa interação.

Na China a etnia Mossuo tem costumes particularmente curiosos: o comando da família fica com a matriarca e é passada de mulher para mulher, os homens cuidam da pesca, pecuária, construções de casas e da organização política, as mulheres organizam as finanças, cuidam da casa e da agricultura.

Todos os descendentes da família moram na mesma casa e para os encontros conjugais, a moça quando chega a adolescência ganha um quarto isolado e pode trazer o rapaz que quiser para dormir com ela, esse relacionamento pode durar só uma noite ou o resto da vida.

2 pensou em “GEORGE MASCENA – TABIRA-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *