CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

A CORÉIA DO NORTE CAPITALISTA E RICA

A história da divisão das Coréias e as guerras travadas tem mais capítulos do que o grande público sabe. Desde a invasão japonesa no início do século XX, a retomada pelos russos e americanos, depois a guerra entre as Coréias do Norte e do Sul alimentada pela guerra fria. O enriquecimento do lado de baixo e o empobrecimento do de cima e ainda tem muito mais.

Em 2010, a seleção de futebol da Coréia do Norte participou da Copa do Mundo da África do Sul. A campanha foi a pior entre as equipes, perdeu para o Brasil por 2×1, para Portugal por 7×0 e para a Costa do Marfim por 3×0. Ao retornarem para seu país, há informações não confirmadas que os jogadores e o técnico foram submetidos a trabalhos forçados, só os japoneses naturalizados norte-coreanos Jong Tae-Se e Omiya Ardija foram poupados da humilhação.

Mas a população do país vibrou com os resultados que levaram a seleção para a final com Portugal, isso mesmo, a seleção de futebol da Coréia do Norte chegou a final da Copa do Mundo da FIFA de 2010, pelo menos foi isso que os telões em Pyongyang mostraram para a população.

Outra parte dos norte-coreanos que vivem fora do país puderam acompanhar a copa com os resultados verídicos, os que deixaram a seleção norte-coreana em último lugar, esses norte-coreanos moram no Japão, porém estudam em escolas bancadas pelo país de Kin Jong Un, ‘bancadas’ é modo de dizer, na verdade a Coréia do Norte só organiza, quem paga é a Chongryon, uma organização de norte-coreanos que vivem na ilha.

1 pensou em “GEORGE MASCENA – TABIRA-PE

  1. Caramba, eu estava escrevendo um texto comparando as Coreias mostrando a liberdade e econômica em Seul e em Pyongyang…Queria mostrar o quanto as escolhas são importantes….. valeu conterrâneo pajeuzeiro

Deixe uma resposta