CARLOS EDUARDO SANTOS - CRÔNICAS CHEIAS DE GRAÇA

– Nestas notas comento sobre semelhanças interessantes entre épocas, pessoas e fatos ligados às trajetórias sobre astros de Hollywood, enfocando também, fatos ligados aos presidentes Reagan, Biden, Trump e Bolsonaro.

LEITORES ATENTOS – Primeiramente, em respeito e agradecimento aos meus leitores-amigos e à História, divulgo aqui emendas, sobre notas anteriormente publicadas sobre Arnold Schwarzenegger.

MARCO AURÉLIO – “Considerando sempre didáticos seus artigos, quero fazer uma observação: quem protagonizou o personagem “Rambo”, foi Sylvester Stallone, o que não muda em nada a qualidade do seu maravilhoso trabalho. Grande abraço, Marco Aurélio Pires Caminha.”

OPORTUNA EMENDA – Ao caro leitor José Alves Ferreira, agradeço o comentário: “Olá! Parece que o articulista confundiu Sylvester Stallone – verdadeiro intérprete de “Rambo” – com Arnold Schwarzenegger, outro ator de filmes de ação e destruição. Acontece!… “

RECORDAÇÕES INDELÉVEIS – Na minha infância fui entusiasta de vários cowboys, personificados em filmes de faroeste, principalmente entre aqueles que foram protagonizados pelos artistas John Wayne e Ronald Reagan.

INTRÉPIDO REAGAN – E por falar nas notas anteriores sobre Arnold Schwarzenegger, que foi governador da Califórnia, vi-me na obrigação de realçar o mérito de Ronald Reagan, que foi presidente dos Estados Unidos de janeiro de 1981 a 1989, também com eleitores influenciados por seu destaque no cinema.

FILMES NOTÁVEIS – Foram meus preferidos: “Demônios Submarinos”, “A audácia é minha lei”, “Prisioneiros de Guerra”, “Zona Tropical” e “Montana”.

FICÇÃO CONVERTIDA – Há episódios na História do Cinema em que a ficção se converte, de certo modo, em realidade. Sobremodo quando as telas nos mostram que os heróis dos filmes se transformam em benfeitores da sociedade, lançadores de modas e inspiradores de costumes sociais.

VELHO OESTE – De pesquisas colhidas em biografias, organizei as seguintes notas. Na América do Norte o cowboy que aparece nos filmes, é um pastor de gado que trabalha a cavalo e cuida das fazendas. A palavra vem do inglês, significando “guardador de gado”, e isto nos lembra o “Velho Oeste.”

PHOENIX ARIZONA – Quando estive em Phoenix, fui, com certa avidez, visitar o deserto do Arizona, onde se realizavam filmagens de histórias emocionantes dos caubóis, quando os bravos índios Navajos defendiam suas terras de forma corajosa e emocionante.

EMOÇÕES PASSADAS – Em busca daquele passado de sonhos e emoções infanto-juvenis, acompanhado da neta Maria Eduarda e suas filhas – minhas bisnetas Allie, Paige e Sedona – nada mais encontrei ao pisar naquelas terras; só emoções e saudades.

SOCIÓLOGO ECONOMISTA – Ronald Wilson Reagan, nascido em Los Angeles, foi um ator e político norte-americano que se elegeu presidente dos Estados Unidos. Formou-se em economia e sociologia; em seguida trabalhou como radialista esportivo.

ATOR SINDICALISTA – Ao mudar-se para Hollywood em 1937, trabalhou como ator por quase três décadas; tornou-se, inclusive, presidente da Screen Actors Guild (SAG), um sindicato que representa mais de 120 mil atores e, em seguida, foi porta-voz da General Electric (GE).

CAUBÓI PRESIDENTE – Em em 1980, foi escolhido como candidato republicano e elegeu-se presidente dos Estados Unidos após derrotar Jimmy Carter que concorreu à reeleição.

BALA MALDITA – Como Donald Tramp, que levou um tiro de raspão na orelha, Reagan também sofreu uma tentativa de assassinato à bala, que ocorreu em 30 de março de 1981, 69 dias após ter assumido a presidência dos Estados Unidos. Bolsonaro foi outro candidato que também sofreu ataque antes de ser eleito presidente do Brasil e ainda hoje padece de uma facada..

GUERRA FRIA – Em 1984, Reagan foi reeleito com uma vitória esmagadora. Seu segundo mandato foi marcado principalmente por assuntos internacionais, tais como o término da Guerra Fria, o bombardeio da Líbia, a invasão de Granada e a revelação do Caso Irã-Contras.

FORÇAS NUCLEARES – Negociou com o líder soviético Mikhail Gorbachev, culminando no Tratado de Forças Nucleares e na diminuição dos arsenais de ambos os países.

MURO DEMOLIDO – Durante seu famoso discurso no Portão de Brandemburgo, sugeriu a Gorbachev derrubar o “Muro de Berlim”. Logo após o fim do seu mandato, o muro foi demolido e a União Soviética entrou em colapso.

ALZHEIMER ATACANDO – Ronald Reagan deixou a presidência no início de 1989, sendo sucedido por George H. W. Bush, seu vice-presidente. Em 1994, revelou que estava sofrendo da doença de Alzheimer, semelhante à mesma enfermidade que se supõe haja atacado o então presidente Joe Biden.

JOE BIDEN – Os americanos gostam de personalizar apelidos. Por isso, poucos sabem que o nome do ex-presidente Biden é Joseph Robinette Biden Jr. Ao final de seu governo houve questionamentos a respeito da sua aptidão mental, demonstrando que estaria com Alzheimer.

DIREITA RENASCIDA – Reagan morreu aos 93 anos de idade. Considerado um ícone entre os Republicanos. Ocupa um lugar de destaque no Panteão Histórico dos Presidentes dos Estados Unidos, e seu mandato contribuiu para o renascimento ideológico da Direita norte-americana. São muitas coincidências e evidências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *