COMENTÁRIO DO LEITOR

Comentário sobre a postagem O RISCO DE MAIS UMA DÉCADA DE MÁ EDUCAÇÃO

Maurício Assuero:

A educação no Brasil é apenas uma fogueira política cuja fumaça esconde resultados, mas que arde na esteia do interesse político-partidário.

A desgraça afeta todos os níveis da educação: a base prepara mal, os ensinos fundamental e médio são meros engodos e o superior forma analfabetos funcionais.

Uma ocasião um professor universitário colocou no facebook resultado de uma pesquisa mostrando que universitários, na grande maioria, estava trabalhando em subempregos, ganhando pouco mais de um salário mínimo.

O engraçado era que ele criticava as empresas contratante e eu fiz um comentário dizendo que a culpa era das universidades que formavam pessoas que qualquer capacidade de atuar no mercado.

Em outras palavras: o que se ensina nas universidades está muito distante do que o mercado precisa.

Uma das coisas que contribui para isso é o fato de que muitos professores nunca trabalharam na iniciativa privada.

O cara entra na universidade com 17/18 anos, passa 4 anos numa graduação, mais 2 anos fazendo mestrado, emenda mais 4 de doutorado e aí é aprovado num concurso para ensinar mercado de capitais, por exemplo, e nunca teve a menor experiência em mercado financeiro.

Na área de Direito, a coisa também segue esse padrão e de repente tem um professor ensinando práticas forenses sem, sequer, ter impetrado uma petição.

Marco Maciel disse uma vez que “educação é um ato político” e ele tinha razão, mas não é apenas um ato, é um instrumento, como um bisturi que corta o tecido humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *