FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES - SEM OXENTES NEM MAIS OU MENOS

No Portal de Gravatá, acompanhado da Sissa e da cunhada Taninha, me refugiei da folia momesca deste ano bissexto, revendo pessoas, relendo trechos de livros e trocando ideias com gente pensante, que para lá também tinha se dirigido.

Um dos papos mais agradáveis aconteceu com um cearense quase coroa, engenheiro de QI vivo, que me mostrou um texto seu, intitulado Opinião Pessoal. Com a licença devida dele, reproduzo abaixo o seu escrito, para disseminar, aqui e agora, uma opinião que combina com uma opinião idêntica de milhões de eleitores brasileiros. Ei-la, sem tirar nem pôr:

“Que o ex-presidente Bolsonaro seja severamente punido pela tentativa de golpear a Democracia Brasileira. Urge uma legislação que promova um fortalecimento de uma estrutura política do país capaz de enjaular por muito tempo os alucinados que tentarem desrespeitar os direitos de uma sociedade que busca sempre repudiar os sectarismos travestidos de desenvolvimentistas. As provas explicitadas nos autos que o incriminam são contundentes, a revelar também seu caráter nulamente construtivo. Além de uma mente nada amadurecida, intensamente autoritária e genocida, sem um mínimo de lucidez política.”

Como professor universitário de uma conceituada universidade alencarina, o engenheiro também se manifestou assustado pela incrível desculturação da quase totalidade dos universitários atuais, aqui também sendo inclusos os por ele chamados de DSM (docente salário mínimo), que não conseguem transmitir conhecimentos humanísticos capazes de favorecer uma PCCCP – Profissionalidade Competente Crítico-Construtiva Pensante, jamais ruminante, tampouco apenas obsessivamente lucrativa, sem ética nem bons propósitos, além do apenas enriquecimento rápido.

Ele ainda muito apreciaria ver a Universidade Federal do Ceará promover um amplo Programa Regional de Integração Inteligência Artificial x Humanismo 21, congregando professores, alunos concluintes, pesquisadores e especialistas, favorecendo uma atualização evolutiva do planejamento estratégico dos amanhãs regionais, públicos, empresariais e comunitários.

Na opinião dele, a IA e o Humanismo deveriam prosperar integrados, promovendo o desenvolvimento de um existir social sem as complexidades mórbidas da conjuntura atual, a favorecer um amplo conhecimento e aprendizagem, potencializando o nível civilizatório com consistente solidariedade instrucional para com os intelectualmente menos favorecidos. Os ambientes digitais estão a exigir novos balizamentos instrucionais para todos os gêneros, harmonizando povos, nações e regiões.

Segundo o amigo de Fortaleza, somente disseminando a sabedoria platônica contida em O Mito da Caverna, proporcionaremos a libertação da escuridão da gente brasileira, cidadanizando-a politicamente com mais densidade, ensejando projetos fomentadores de promissores futuros.

E o professor concluiu o seu texto: “Um Brasil em processo de cidadanização comunitária deverá erradicar, através de uma Educação Integral para Jovens e Adultos, os negativismos cretinos que teimam em relegar os avanços da Ciência na área da saúde preventiva, praticando genocídio em comunidades ainda pouco conscientes de sua importância na construção do Brasil.”

Saibamos, como espiritualistas, perceber a evolução dos nossos derredores sociais, nossos direitos e nossos deveres para conosco e os demais. Sempre recordando Allan Kardec: ‘O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme e a maledicência são para a alma ervas venenosas, das quais é preciso a cada dia arrancar algumas hastes e que têm como contraveneno a caridade e a humildade.’

Saibamos conhecer, através do notável Confúcio, os três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por intuição, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

O cearense retornou ao seu estado, com sua família, logo na terça-feira de folia plena. Com ele trocamos e-mails. Muito papo acontecerá de agora em diante. Viva Iracema!!!

6 pensou em “DISTANTE DE MOMO

  1. Sinceramente eu não entendo como pessoas de “QI vivo”, um professor universitário da área de exatas, ainda que funcionário público; tenha tanto ódio a Jair Bolsonaro.

    “Que o ex-presidente Bolsonaro seja severamente punido pela tentativa de golpear a Democracia Brasileira.”

    Antes dele tivemos 16 anos de PT, com compra de votos de congressistas em dinheiro vivo na boca do caixa, com o mensalão. Depois o maior escândalo de corrupção de toda a história quiçá da humanidade com o Petrolão, com bilhões desviados. Tudo devidamente comprovado e julgado.

    Mas aí vem Bolsonaro, um deputado oriundo do baixo clero com 8 mandatos, um Capitão do EB, formado na conceituada Agulhas Negras. Pois bem, este deputado sai candidato À PR, sem ajuda de nenhum esquema político, que não caiu no mensalão e no petrolão; foi esfaqueado na campanha e mesmo assim se elege PR.

    Durante os 4 anos de mandato enfrentou as maiores crises que o país já sofreu em 100 anos, foi atacado diariamente pela imprensa. Não houve um único escândalo de corrupção que nos governos do PT ocorriam diariamente.

    A acusação contra ele? Ter promovido uma tentativa de golpe que teria ocorrido 8 dias após sua saída do cargo de PR.

    Eu sinceramente acho que precisa ser muito “intelectualmente menos favorecido” para não enxergar o óbvio. A alternativa seria estar sendo favorecido pela política atual do PT ou ser alienado.

    • João Francisco,

      Concordo integralmente com seu comentário sem tirar nem acrescentar uma linha.

      Sou um mero aprendiz de transação imobiliária (afastado compulsoriamente da labuta por artrose e artrite degenerativas), mas só encontro uma explicação para concordar com os ideais do professor de “QI vivo”: Vera Magalhães, Eliane Cantanhêde, José Maria Trindade (infelizmente), Amanda Klein, historiador Marco Antonio Villa, José Nêumanne Pinto, Tony Goes, e et. caterva, preferiram seguir o padrão globolixo a ficarem pescando piaba num rio sem piranha…

        • Muito obrigado pela análise crítica efetuada.
          Que continuemos a cantar e seguir a canção, posto que tudo passará. E o Brasil será de todos nós.

      • Caro Ciço, o professor de QI vivo (vá saber o que é isso) da Federal do Ceará disse:

        “Que o ex-presidente Bolsonaro seja severamente punido pela tentativa de golpear a Democracia Brasileira. Urge uma legislação que promova um fortalecimento de uma estrutura política do país capaz de enjaular por muito tempo os alucinados que tentarem desrespeitar os direitos de uma sociedade que busca sempre repudiar os sectarismos travestidos de desenvolvimentistas. As provas explicitadas nos autos que o incriminam são contundentes, a revelar também seu caráter nulamente construtivo. Além de uma mente nada amadurecida, intensamente autoritária e genocida, sem um mínimo de lucidez política.” Puro suco de ódio.

        Do Anão Diplomático que comparou Israel ao nazismo não se disse uma palavra.

        E nós é que somos os “intelectualmente menos favorecidos” (eufemismo para burro).

        Estou sem paciência para estas coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *