DEU NO JORNAL

Leandro Ruschel

Alberto Cantalice é integrante do PT desde 1990 e hoje comanda a Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido. O cargo usualmente é destinado aos companheiros que por um motivo ou outro não foram agraciados com alguma posição no governo.

No final de semana, Cantalice foi até o Twitter para fazer uma crítica inesperada: “Daniel Ortega, Nicolás Maduro, Vladimir Putin e Dias Carnel (o cubano Miguel Díaz-Canel) não são de esquerda. São ditadores. Quem combate Donald Trump e Jair Bolsonaro não pode conciliar com déspotas que se dizem aliados do nosso campo”, escreveu o petista.

Foi mais longe e chamou Josef Stalin de “cancro da humanidade e destruidor de uma sociedade justa e solidária“.

O sopro de honestidade durou pouco. Pouco depois ele apagou a mensagem, afirmando que resolveu retirar Cuba da lista, depois de “refletir com companheiros”.

Ora, como pode o PT fazer alguma crítica a tais ditaduras, se mantém um relacionamento estreito com todas elas? Não podemos esquecer que Lula fundou com Fidel o Foro de São Paulo, justamente com objetivo de expandir o projeto comunista cubano para o resto do continente.

Venezuela e Nicarágua foram os principais frutos desse projeto, refletindo exatamente o mesmo nível de miséria e opressão que são observados na ditadura comunista de Cuba, que conta hoje com 1.057 presos políticos, segundo a organização Prisoners Defenders.

Mas no Brasil, o PT nunca impôs uma ditadura, seus apoiadores argumentam. Ora, não impôs por que não quis, ou por que não haviam as condições para fazê-lo? Nos países em que o projeto cubano foi implementado, um passo primordial foi o controle das forças armadas, coisa que o PT não conseguiu alcançar, pelo menos até agora…

Se Cantalice realmente se opõe às ditaduras socialistas que o seu partido ajudou a construir, deveria renunciar ao seu cargo e pedir a desfiliação. De outra forma, suas críticas representam apenas um estratagema vil para se esquivar da responsabilidade direta por regimes que censuram, perseguem, prendem e matam opositores, permitindo ao PT manter a defesa da democracia como discurso, ao contrário da sua prática.

Esperar o que do grupo político que passou décadas discursando pela “ética na política”, e defendendo o “combate a corrupção”, mas quando no poder capitaneou o maior escândalo de corrupção da história?
“Falar é barato”, como dizem os americanos.

3 pensou em “DIRIGENTE PETISTA APAGA POSTAGEM

  1. Cantalice foi aquele que falou algo como que os conservadores mereciam um bom paredão, uma boa espingarda, uma boa bala e um bom fuzilamento.

    Este Senhor não pode falar contra ditaduras, pois tem uma pronta em sua cabeça.

    Os “cumpanhero” certamente jogaram a bigorna da realidade em sua cabeça e o obrigaram a apagar sua postagem. Tudo democraticamente, é claro.

  2. Onde se lê “depois de refletir com os companheiros” leia-se: “levei uma comida de rabo sem cuspe e com areia, que tá ardendo até agora”!

  3. e o velho Fu-Manchu já dizia, COM MUITA RAZÃO:
    “todo hipócrita nojento É UM C.A.F.A.J.E.S.T.E SAFADO”

    sabedoria irretocável ATÉ HOJE !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *