PROMOÇÕES E EVENTOS

Carlos Eduardo Machado entregando a medalha a José Paulo Cavalcanti FIlho

Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1986, o acadêmico e escritor José Paulo Cavalcanti Filho foi homenageado com a Medalha Levi Carneiro nesta quinta-feira (14/12).

A comenda, que é oferecida pela entidade aos consócios com mais de 30 anos de associação, reconhece as contribuições do agraciado à Casa de Montezuma. Na solenidade, conduzida pelo 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, Cavalcanti afirmou que dentre todas as honrarias que já recebeu, a Medalha Levi Carneiro é a que mais lhe trouxe felicidade.

Carlos Eduardo Machado lembrou que a outorga da comenda é uma iniciativa da Diretoria do IAB para agradecer aos seus mais antigos associados e, ao mesmo tempo, celebrar os 180 anos da entidade. “A medalha reconhece a importância do Instituto, da sua história e dos seus membros: juristas de alta estirpe, de qualidade, com obras escritas e inserções muito produtivas e com temas relevantes. É uma justa homenagem a esses que fazem a história do Direito e a história das Letras jurídicas do Brasil”, disse o advogado.

Ao saudar o homenageado, o orador oficial do IAB, Sérgio Tostes, ressaltou os pontos mais importantes da carreira de Cavalcanti. Ele lembrou que o acadêmico representa o IAB na Academia Brasileira de Letras (ABL), além de também ser um imortal em Portugal: recentemente o advogado foi empossado na Academia de Ciências de Lisboa na categoria Literatura. Consagrado como um grande escritor no Brasil e no exterior, Cavalcanti tem mais de 18 livros publicados, dentre eles está sua obra mais famosa, Fernando Pessoa: uma quase autobiografia (2011).

“O livro tem 600 páginas e lhe rendeu o Prêmio José Ermírio de Moraes, o Prêmio Jabuti e o primeiro lugar na Bienal do Livro, além de prêmios na Itália, Portugal, Romênia, Israel, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos. Ele é a maior referência mundial sobre a vida e obra do escritor português”, disse o orador.

Da esq. para a dir., Sérgio Tostes, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Ribeiro e José Paulo Cavalcanti Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *