CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

Caro editor Berto,

Peço-lhe a gentileza de publicar, no espaço midiático mais democrático do país, matéria de relevante importância para o mundo da cultura.

Fraternal abraço,

Boaventura Bonfim.

* * *

O entrevistado neste vídeo, link no final, chama-se Jonas Marinho, filho do meu colega e amigo do Tribunal Regional Eleitoral-TRE-CE, Jarbas Marinho Lopes.

Jonas Marinho é um jovem de 32 anos, diplomata de carreira e escritor.

Sábado passado, 2 de março de 2024, ocorreu o lançamento do seu mais novo livro “AURIUM” (pronuncia-se áurium), seu primeiro romance, na Livraria Leitura, do Shopping Rio Mar da Varjota – Fortaleza, Ceará.

O lançamento do livro iniciou-se com a fala da mãe do autor, Rose, cujo vídeo segue abaixo.

Estive lá, vibrando e prestigiando um menino que vi crescer, filho do Jarbas e da Rose, e irmão do Matheus.

Anotem este nome: Jonas Teixeira Marinho, esse rapaz vai longe.

No ensejo, transcrevo excelente comentário da jornalista Kátia Alves.

* * *

Diplomata e escritor cearense lança romance “Aurium” neste sábado, 2 de março 2024 – Kátia Alves

Sabe aquele romance que te prende até a última página? Na distopia apresentada em “Aurium”, país fictício que é o título do livro, a população é subjugada por um regime totalitário com base na religião politeísta greco-romana. O governo defende a retomada dos valores da Antiguidade clássica em uma lógica deturpada. Alguns não aceitam essa dominação, então grupos rebeldes lutam contra o regime.

O texto fala sobre o governo do imperador Rômulo. Ele comanda “Aurium” com mãos de ferro e tem ao seu lado o capitão Martin, que vive para ser instrumento das vontades do soberano. Em “Aurium”, mal se pode respirar. Nessa sociedade distopia, o culto ao panteão de deuses gregos é usado para subjugar a população, que também vive à mercê das vontades do império.

Eis então que surge Lena. Ela não está disposta a aceitar o domínio imperial e vai tentar de todas as maneiras se insurgir. Mas Lena não está sozinha nesta empreitada. Ocorre que nessa batalha, ela precisa enfrentar muito mais do que o império, mas seus inimigos internos. Até onde Lena estará disposta a ir para acabar com a opressão imperial? Será que a liberdade vale mais do que um filho?

De autoria do diplomata e escritor cearense Jonas Marinho, o livro “Aurium” será lançado neste sábado, dia 2 de março. A solenidade ocorrerá na livraria Leitura do Shopping RioMar Papicu, em Fortaleza, a partir das 18h30. No mesmo dia, a obra estará disponível nas livrarias. Após dois meses, será lançado o e-book nas plataformas digitais.

“O livro tem essas duas perspectivas. Uma oficial, do regime e do antagonista, e outra da protagonista, que é uma das líderes do movimento de resistência ao regime imperial. A trama se concentra nesses conflitos. A protagonista tem um filho pequeno e ao mesmo tempo é revolucionária, o que gera tensões que são desenvolvidas na história”, diz o autor. Em “Aurium”, nada é evidente.

Vídeo da entrevista:

Vídeo do lançamento do livro:

Um comentário em “BOAVENTURA BONFIM-FORTALEZA-CE

  1. Obrigado, caro editor Berto, pela publicação de minha correspondência.
    Seu nobre gesto se configura verdadeiro incentivo à cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *