VIOLANTE PIMENTEL - CENAS DO CAMINHO

A dupla caipira “Alvarenga e Ranchinho”, formada em 1929 por Murilo Alvarenga, mineiro de Itaúna, e Diésis dos Anjos Gaia, paulista de Jacareí, iniciou sua carreira apresentando-se em circos no interior de São Paulo.

Em 1934, Murilo e Diésis foram contratados pelo maestro Breno Rossi e passaram a se apresentar na Rádio São Paulo.

A carreira da dupla se consolidou, após a mudança para o Rio de Janeiro, onde os dois gravaram o seu primeiro disco, em 1936, e passaram a integrar o grupo de atrações do Cassino da Urca. Foi aí que trabalharam durante dez anos e aprimoraram o talento para a sátira política, uma das suas principais características. Por causa dessas sátiras, participaram de dezenas de campanhas eleitorais e também acabaram presos diversas vezes.

A dupla participou do primeiro filme falado feito em São Paulo, “Fazendo Fita”, (1935), levada por Ariovaldo Pires, o Capitão Furtado. Fizeram participações em mais de 30 filmes.

Em 1949, a dupla “Alvarenga e Ranchinho” lançou a composição “O Drama de Angélica”, na qual, cada verso termina com uma palavra proparoxítona, ou seja, a sílaba tônica cai na antepenúltima sílaba. Essa música foi o seu maior sucesso.

Ao que parece, essa dupla foi a precursora das composições com versos terminados em palavra proparoxítona.

“O Drama de Angélica” nos remete àqueles “causos” que ouvíamos de nossos antepassados, histórias das quais ansiávamos pelo final, mesmo que fosse trágico. Uma verdadeira novela, arrebatadora, com idas e vindas, em uma interpretação perfeita da dupla. Ao final, não há como não sorrir, em face do modo satírico, como é contado “O Drama de Angélica”.

A formação original da dupla se desfez em 1965, quando Diésis a abandonou definitivamente. Sumiços anteriores já haviam ocorrido, quando, então, havia sido substituído por Delamare de Abreu, irmão por parte de mãe de Murilo Alvarenga.

Com o rompimento definitivo, um “terceiro” Ranchinho surgiu, Homero de Souza Campos, conhecido também como Ranchinho da Viola e como “Ranchinho II” (apesar de ter sido o “terceiro”). Homero cantou com Alvarenga de 1965 até o falecimento deste, em 1978.

Pois bem. Em 1971, cerca de vinte anos depois do lançamento de “O Drama de Angélica”, de “Alvarenga e Ranchinho”, foi lançado o LP “CONSTRUÇÃO”, de Chico Buarque de Holanda, com dez músicas belíssimas, onde se destaca “Construção”, que dá nome ao disco, com estrondoso sucesso no cenário da MPB.

Por coincidência, “Construção” de Chico Buarque e “O Drama de Angélica”, da dupla caipira “Alvarenga e Ranchinho”, tem em comum, versos cuja última palavra é proparoxítona. Além disso, “Construção” também retrata um drama do cotidiano, tal qual a música “O Drama de Angélica”, com a diferença de que esta última tem conotação satírica.

Para muitos admiradores, somente Chico Buarque, com a sua inteligência privilegiada, seria capaz de usar essa peculiaridade, numa composição musical.

Indiscutivelmente, Chico Buarque é genial. Mas, em relação às proparoxítonas ao final dos versos, a dupla caipira, “Alvarenga e Ranchinho”, já tinha feito o mesmo, há mais de vinte anos (1949), com a música “O Drama de Angélica”.

A coincidência de versos, finalizando com uma palavra proparoxítona, feitos por compositores de mundos e épocas diferentes, chamou a atenção da crítica.

Na verdade, a genialidade é universal. Não existe regra geral para se nascer gênio, pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum.

Chico Buarque, intelectual com ótima formação cultural, e a dupla “Alvarenga e Ranchinho”, de origem humilde, que iniciou a carreira artística em circo, tiveram inspirações parecidas, ao escrever um drama, com versos terminados com uma palavra proparoxítona.

Ainda hoje, o LP “CONSTRUÇÃO”, de Chico Buarque, lançado no início de 1971, é considerado um dos grandes discos da história da MPB, com versos alexandrinos (o que contém doze sílabas poéticas) e uma palavra proparoxítona no final de cada verso.

O primeiro poeta brasileiro a usar versos alexandrinos foi Machado de Assis, ainda no período do Romantismo, movimento artístico caracterizado pelo sentimentalismo, subjetivismo e fuga da realidade.

Esse movimento surgiu no século XVIII na Europa, durante a revolução industrial, e logo se espalhou por diversos países, como: França, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Portugal. Durou até meados do século XIX, quando surgiu o Realismo.

A coincidência que há nas duas canções, “O Drama de Angélica (1949 – Alvarenga e Ranchinho) e “Construção” (1971 – Chico Buarque) não está relacionada somente à presença de uma palavra proparoxítona no final de cada verso. As duas canções descrevem, respectivamente, um drama do cotidiano.

Chico Buarque descreve, em “Construção”, o dia a dia de um operário da construção civil, com todos os riscos e desencantos, usando versos alexandrinos ( o que contém doze sílabas poéticas) e uma palavra proparoxítona no final de cada verso. No caso, as proparoxítonas funcionam como tijolos em uma construção mágica e trágica, em uma tensão crescente, embalada pelo bonito arranjo do maestro Rogério Duprat (1932 – 2006).

Chico Buarque é um intelectual, com sólida formação cultural. Tornou-se um ícone da Música Popular Brasileira.

Por sua vez, a dupla “Alvarenga e Ranchinho”, de origem humilde, iniciou a carreira artística em circo e tornou-se um ícone da música caipira, hoje chamada “Música Sertaneja”.

Salve a genialidade do Compositor Brasileiro!

Drama de Angélica (1949) – Murilo Alvarenga e M.G. Barreto

Ouve meu cântico
quase sem ritmo
Que a voz de um tísico
magro esquelética
Poesia épica
em forma esdrúxula
Feita sem métrica
com rima rápida

Amei Angélica
mulher anêmica
De cores pálidas
e gestos tímidos
Era maligna
e tinha ímpetos
De fazer cócegas
no meu esôfago

Em noite frígida
fomos ao Lírico
Ouvir o músico
pianista célebre
Soprava o zéfiro
ventinho úmido
Então Angélica
ficou asmática

Fomos ao médico
de muita clínica
Com muita prática
e preço módico
Depois do inquérito
descobre o clínico
O mal atávico
mal sifilítico

Mandou-me célere
comprar noz vômica
E ácido cítrico
para o seu fígado
O farmacêutico
mocinho estúpido
Errou na fórmula
fez despropósito

Não tendo escrúpulo
deu-me sem rótulo
Ácido fênico
e ácido prússico
Corri mui lépido
mais de um quilômetro
Num bonde elétrico
de força múltipla

O dia cálido
deixou-me tépido
Achei Angélica
já toda trêmula
A terapêutica
dose alopática
Lhe dei em xícara
de ferro ágate

Tomou num fôlego
triste e bucólica
Esta estrambólica
droga fatídica
Caiu no esôfago
deixou-a lívida
Dando-lhe cólica
e morte trágica

O pai de Angélica
chefe do tráfego
Homem carnívoro
ficou perplexo
Por ser estrábico
usava óculos
Um vidro côncavo
o outro convexo

Morreu Angélica
de um modo lúgubre
Moléstia crônica
levou-a ao túmulo
Foi feita a autópsia
todos os médicos
Foram unânimes
no diagnóstico

Fiz-lhe um sarcófago
assaz artístico
Todo de mármore
da cor do ébano
E sobre o túmulo
uma estatística
Coisa metódica
como Os Lusíadas

E numa lápide
paralelepípedo
Pus esse dístico
terno e simbólico
“Cá jaz Angélica
Moça hiperbólica
Beleza Helênica

Morreu de cólica!”

* * *

Construção, de Chico Buarque

14 pensou em “AS PROPAROXÍTONAS

  1. Proparoesquisítono
    Zé Mulato & Cassiano
    Cururu – Álbum, Meu Céu – 2003

    Eu fiz essa moda meio esquizofrênica
    Só porque me chamaram de quadrilátero
    Dizem que eu canto moda da idade milênica
    E que os meus versos já estão reumáticos
    Eu não ligo pra comentários irônicos
    Quem fala é por que que tem problemas psíquicos
    No braço da viola provo sou biônico
    Não sou eu quem digo, é a opinião dos críticos
    Ser imitador eu até acho válido
    Mas falar dos colegas não é bem simpático
    Cuida do seu nome que está muito pálido
    Deixa a minha vida e não seja fanático
    Eu quero acabar com violeiro monótono
    Um desafinado eu conheço a quilômetro
    Que arreganha a boca igual o hipopótamo
    Enjoa o ouvinte e não tem semancômetro
    Eu já derrotei violeiro satânico
    Que num desafio era diabólico
    E pra apaziguar esse encontro titânico
    Gastou um exorcista e um chefe católico
    Até parecia um combate germânico
    E o resultado foi mesmo caótico
    Ele desandou o sistema orgânico
    Sujou na viola e acabou neurótico

    De início já fui logo pensando nessa dupla também proparoxítona. Fica a dica.

    Violante começa com viola e termina bem temperada.
    Também lembrei do Tião Carreiro.
    Alvarenga e Ranchinho: Maravilhosos por natureza.

    Vocês são Fubânicos mesmo.

    • Obrigada pelo excelente comentário, prezado laudeirangelo!

      Adorei a composição “Proparoesquisítono”, de Zé Mulato & Cassiano
      ( Cururu – Álbum, Meu Céu – 2003).

      Tão maravilhosa quanto “O Drama de Angélica” (Alvarenga & Ranchinho – 1949) e “Construção”,(Chico Buarque de Holanda – 1971).
      Mais uma pérola para a minha coleção!
      Sou “fanática” por música de um modo geral, incluindo canções populares e sátiras.

      Bom final de semana!.

  2. Bom dia!

    A inteligência fabulosa de Chico Buarque é responsável pelas suas belíssimas composições. Quanto à ideologia política, somos livres para nossas escolhas, em todos os aspectos da vida. Respeito todas as preferências.
    Uns são inteligentes. Outros são astuciosos.

  3. Obrigada pelo comentário gentil, simpático e magnífico escritor Magnovaldo Bezerra!

    Desejo a você também um final de semana banhado de saúde, luzes, paz e prosperidade!.
    Beijão proparoxítono para você também.

    P.S. Acompanho Chico Buarque desde o início de sua carreira, (1967) com “A Rita, “A Banda”, “Pedro Pedreiro” e outras maravilhas.

    Há vários tipos de inteligência. As composições dele e o talento, já me bastam. As preferências políticas dele são menos importantes do que o extraordinário talento.

  4. “Cá jaz Angélica
    Moça hiperbólica
    Beleza Helênica

    Morreu de cólica!”

    E lá va Sancho…

    Violante das sextas serenas e translúcidas,
    Crônicas crivadas de nexo, líricas
    Cujas personagens (“Alvarenga e Ranchinho”) saltam das páginas
    Como fogo crepitante a escrever na madeira “O Drama de Angélica”,
    Justa homenagem, com encanto, sem crítica.

    A rima sanchiana é pobre mas a intenção é nobre. Valeu, Vivi.
    Fique com meu desejo de um final de semana ensolarado e belo.

    i vamu qui vamu ouvindo a banda do chico buraco passar tocando proparoxítonas coisas do amor, da amizade, do bom viver…

    • Obrigada pelo gratificante comentário, prezado Sancho.
      Fiquei feliz com suas palavras.proparoxítonas. Você arrasou!!!
      Você também é um gênio!!!!
      Desejo a você também um final de semana ensolarado e belo!
      E muita música!!!
      Grande abraço!

  5. Violante,

    A sua crônica de hoje é uma aula sobre a sincronicidade da letra da música “Construção” de Chico Buarque e “O Drama de Angélica”, da dupla caipira “Alvarenga e Ranchinho”. Elas têm em comum, versos cuja última palavra é proparoxítona. Além disso, “Construção” também retrata um drama da rotina, da mesma maneira que a música “O Drama de Angélica”, com a diferença de que esta tem o sentido simbólico de ironia.

    Para muitos estudiosos da música, só Chico Buarque poderia compor dessa forma. Realmente, Francisco Buarque de Hollanda é genial. Entretanto, em relação às proparoxítonas ao final dos versos, uma dupla sertaneja, Alvarenga & Ranchinho, já tinha feito o mesmo, cerca de 20 anos antes da construção desse grande compositor da Música Popular Brasileira.

    Saudações fraternas do amigo,

    Aristeu

    • Obrigada, Aristeu, pelo comentário gentil!
      O cancioneiro brasileiro sempre foi muito rico. Sempre tivemos grandes compositores. É impressionante, a coincidência que há nas composições. “O Drama de Angélica”, da dupla “Alvarenga e Ranchinho” -(1949) e “Construção”, de Chico Buarque (1971).

      A música é um dom divino!

      Um ótimo final de semana, com muita saúde e Paz!

  6. Proparóxítona tem sílaba tônica
    Provavelmente alguma tísica
    E as demais, tem alguma afônica?
    Será que o rumo, é a patafísica?
    Não recomendo ir ao jurídico
    O decisor, me disse o causídico,
    Multa e prende pessoa física

    • Obrigada pela presença, prezado Nonato!
      Adorei os versos, terminando com palavras proparoxítonas!
      Parabéns! Você é genial!

      Bom final de semana!

  7. Primeiro, meus parabéns pelos elogios feitos, sem puxa-saquismo, pelo HÉLIO FONTES!

    “AS PROPAROXÍTONAS” são um culto à erudição, principalmente por envolver a obra-prima de um gênio que, mesmo na flor da idade, sob lapidar com perfeição CONSTRUÇÃO.

    Sua crônica de hoje é uma seda muito bem costurada. Cabe no corpo da beleza.

    Xêros e abraços à grande colunista, extensivo à família e demais entes queridos.

  8. Obrigada pelo comentário gentil, grande cronista e cinéfilo, Cícero Tavares (Ciço)

    As composições “Drama de Angêlica” (Alvarenga e Ranchinho) e “Construção” (Chico Buarque), feitas em épocas diferentes e por pessoas de mundos diferentes, tem um ponto em comum: ambas trazem na sua composição versos que teminam com uma palavra proparoxítona. Além disso, as duas referem-se a dramas do cotidiano.
    Realmente ” as PROPAROXÍTONAS” são um culto à erudição”.

    Esta frase me tocou muito: “Sua crônica de hoje é uma seda muito bem costurada. Cabe no corpo da beleza”.
    É muito lirismo!!!
    .
    Xêros e abraços para você também, extensivos à sua família!…

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