SANCHO PANZA - LAS BIENAVENTURANZAS

Don’t cry for me Argentina… La cronica para despedir mayo, pues ahora Tetê e Gardel bailam “Por una Cabeza”, na Tango Porteño, casa de show de tango em Buenos Aires.

Enquanto quem sabe, baila, estou a ler “The Newspaper JBF (Since 1863)”. By Laudeir Ângelo: “JBF, um verdadeiro Almanaque Surrealista que transcende as linhas do tempo e da razão”. Por onde andará Beni, un amico che oggi non c’è più? Chupicleide esta a leer «Cuándo sí (y cuándo no) debes leer a Sancho», obra maestra de Tonho Bolinante, amigo do Zé do Pênalti e do Domizio.

Essa vai pros arquivos do Zé do Pênalti: Israel – Terceira divisão – 20 de maio de 2024 – playoffs – na cidade de Dimona, no deserto de Negev – SC Dimona 2-2 (penaltis: Dimona venceu por 23 a 22) Shimshon Tel Aviv. O confronto estabeleceu o recorde mundial como a disputa de pênaltis mais longa (56 cobranças)…Dimona venceu a disputa de pênaltis por 23 a 22, depois que cada lado cobrou 28 pênaltis. O recorde anterior fora de 54 pênaltis, estabelecido em março de 2022 na Inglaterra, quando Washington venceu Bedlington por 25 a 24, na primeira rodada da Ernest Armstrong Memorial Cup.

Com muito “penal” foi-se maio (passou a galope), Por serem muitas, a singular Tetê ainda está a soprar as velinhas (quanti fuochi per il compleanno della Tetê). A 102 anni va al lavoro e guida l’auto ogni giorno. Il segreto di longevità di La Duchesse Tetê? No lo sé…”Alguns ouvem com as orelhas, outros com o estômago, outros com o bolso, e alguns, simplesmente, não ouvem”. Khalil Gibran. Não ouçam Sancho, leiam-no!!!

Sancho, sus cronicas y sus relatos rinden un espléndido homenaje a librerías, libreros, libros y lectores. Pero… O título desta croniqueta é de Drummond, um voraz comedor de pão de queijo. Os opiniões, como as palavras também se dissolvem, pois “las opiniones son como los culos, todos tenemos uno”, dijo Clint Eastwood.

“Todo puede cambiar en cuestión de segundos. Se puede derrocar un imperio o uno puede enamorarse”, dijo el ‘ziliardário’ Reginald Hargreeves. Hablando del señor Hargreeves, a QUARTA e última temporada de The Umbrella Academy agendada está para 8 de agosto, na Netflix, mas isso você já sabia.

“Eu tenho uma política de controle muito rigorosa de armas: se há uma arma por perto, eu quero estar no controle dela.” Clint Eastwood. Hablando em armas, DINAMITE.

Enquanto o Cícero Tavares gosta do neologismo ‘Mentirolândia’, do João Francisco, há os que gostam de outras coisas, como por exemplo ‘Amor de PIZZA’. Há também a ‘Mentirolândia Climática’ (segundo o sapientíssimo João Francisco, o Brasil é responsável por APENAS 1% da emissão do tal efeito estufa do mundo – a China produz 32% – e que temos 67% de nossas florestas preservadas). Ainda na mesma ‘pegada’, NÓS SOMOS O CARBONO QUE ELES QUEREM ELIMINAR, nos garante, nesta carboniana gazeta, o Laudeir Ângelo.

Amor de PIZZA quando bate, fica!!!!, diz o Di. Vejo a Leiloca comandar a “casa verde palestrina” e me resta suspirar: Ah, se tivesse no Vasco alguém igual a você, Leila. Todos que pela crônicas sanchianas passam conhecem e muitos repetem a frase-feita que proclama «antigamente é que era bom». Mas antigamente não havia JBF; como poderia ser bom? Tinha a espetacular MM e isso era muito bom, pra lá de ótimo. E o “meu Vasco” era “Expresso da Vitória”, “Gigante da Colina”; usávamos até DINAMITE contra os goleiros adversários; hoje é apenas “vasquim”.

O “enciclopédico JBF”, gazeta que tem de tudo um pouco e muito mais (afinal, a flatulência vaquiana é um perigo para a vida no planetinha azul, nos garante a menina Gretta), nos ensinou no pretérito sábado, que agora temos os que se identificam como “boyceta”(o que é de gosto é regalo da vida). Misericruzincredu, diria minha vovozinha peidorreira, pois assim dizia ela para coisas muito complicadas (haja terapia).

“O mundo, o Brasil, está tudo do mesmo jeito, tudo invertido. São raros os lugares, são raras as situações em que o mal é o mal, em que o bem é o bem”, nos garante o Lacombe…

Falando em invertido… Antigamente («é que era bom»), na ‘infância e adolescência sanchiana’ não tinha “boyceta”, tinha homem, mulher, viado e sapatão (éramos assim designados de acordo com nossas preferências na salutar arte da fudelância e/ou fornicação – Ah, tantas coisinhas safadinhas a se fazer entre quatro paredes ou onde a imaginação mandar); hoje a coisa vai de A a Z (para quem desejar se atualizar há o Manual de Comunicação LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI e Glossário LGBTQIAPN+) e não para por aí (sim, a turma do arco-íris é novidadeira). Vaya cosas estas aprendiendo hoy, eh?

Antigamente as vacas peidavam e ninghuém dava a mínima, o avô de Sancho, como o Valdick, tomava ANEMOKOL… «antigamente é que era bom», tinha DPVAT, agora num tem mais, ops…Enfiarão a mão no seu bolso, me informa o JBF, pois a “máquina pública” vai arrecadar ‘granabessa’, pois está no Diário Oficial que ressuscitado (milagre, milagre, milagre!!!) está o DPVAT (eliminado no governo Bolsonaro) e agora vai se chamar SPVAT. Entra em vigor no ano que vem, meu BEM. O Zé Hinácio deve estar a gostar das ‘boas novas’.

«Antigamente é que era bom», pois ninguém pedia para o povo dar um ‘pé nos fundilhos’ do mandatário de um país. Para tristeza do Zé Hinácio e do Ceguinho Teimoso (amigão do Berto) está havendo convocação, nas redes sociais, para manifestação pelo impeachment de Lula promete parar a Paulista dia 9 de junho (domingo), às 14 horas…

Fica a saudade de quando era tudo menos complicado, havia menos escolhas e muito, mas muito mais qualidade. «Antigamente é que era bom» No, Sancho, eso no es lo que quieres escribir y por sermos, no fundo, um pouco como Robinson Crusoe (um cabra de antigamente), nas linhas vindouras estará ‘seu SEXTA-FEIRA’, caro leitor. Use-o e abuse.

¿Qué sucedió entre Marilyn Monroe (MM) y John Fitzgerald Kennedy? Amanhã é dia DELA, Norma Jeane Mortenson. «Um fenómeno da natureza, equivalente às cataratas do Niagara ou ao Grande Canyon», difiniu assim à Marilyn Monroe o argumentista e realizador Nunnally Johnson.

Uma MAGNÍFICA bela, a Isa BELA… ¡Cómo no te voy a querer!, Isabel… Isabel Díaz Ayuso, la presidente de la Comunidad de Madrid, dijo: «El Real Madrid lleva la marca Madrid y España por todo el mundo, es símbolo de triunfo y de éxito, símbolo de la altura miras, aunque haya quien lo mire con recelo. El Madrid es triunfo sin complejos. Comprar una entrada para ver a este equipo es dinero bien invertido. Enhorabuena Madrid. Vaya años de gloria. ¡Cómo no te voy a querer!».

Fiesta para el madridismo y un mensaje global: «¡A por la 15!» Y ahora viene el 1 de junio. El madridismo ya espera la Decimoquinta.

“Las arenas movedizas de la vida”… Ainda no terreno BELÍSSIMAS, o feio Zé Laricca disse que dizem que disse a mais famosa Angelina que o mundo conhece e que aniversaria em 4 de junho: “Parei de tomar LSD depois que fui à Disneylândia drogada e achei que o Mickey era um senhor baixinho que odiava a vida.”

Perros ante el espejo: ¿Por qué no se reconocen? Casablanca (1942): “Tócala, Sam. Dejame recordar”…

Depois do piano, voltemos ao Eastwood, pois “bandido bom é bandido…”Terra de ninguém ou terra de criminosos de tudo que é tipo virou brésil? Cada ordenador, móvil, rúter, vehículo o electrodoméstico conectado es un cofre del tesoro. “Todos tenemos algo que le interesa a un ciberdelincuente”, dijo Luis Hidalgo, del Instituto Nacional de Ciberseguridad.

Virando a folhinha do calendário, o primeiro dia de junho será sempre dela, que assaltou muitos corações. «Do corretíssimo documentário de Patrick Jeudy sobre Marilyn Monroe, assustei-me com um pormenor (premonitório ???): quando sentiu sua privacidade correr sério risco, para se proteger, Marilyn dava sempre um número de telefone falso aos mais insistentes ou sem noção. Esse número, coincidência das coincidências ou sapequice da moça (tinha ótimo senso de humor a bela), era o da morgue de Los Angeles».

Gran Torino, High Plains Drifter, ou o esquecido Mundo Perfeito são obras-primas. Três Homens em Conflito, Menina de Ouro são ótimos. O último dia de junho nos leva a ele. Das belas ao feio. HOJE Clint Eastwood, um cabra do “tempo do ronca”, COMPLETA 94 anos. Acusam-no qual “fascista”, pois de “direita” Alguns insurgem-se e defendem-no… É certo que também euzito poderia embrulhá-lo em papel de jargão.

De “fascista” de pistola em punho a “autor” de filmes consagrados, na vida real virou-se como salva-vidas, balconista de mercearia, bombeiro florestal, e combatente durante a Guerra da Coréia.

Na fábrica de sonhos/pesadelos (mais de 73 trabalhos como ator e mais 45 como diretor – nunca existiu outra personalidade parecida: oitava década de carreira, sete das quais como estrela de primeiro plano). Entre os vivos, elevo-o ao patamar de meu cineasta preferido e, também, o meu pensador preferido (“Não sei se dá para dizer exatamente quando começou essa geração mariquinha. Talvez tenha sido quando as pessoas começaram a se perguntar sobre o sentido da vida”, disse Clint Eastwood).

“Mister Testosterona” sempre envolto com colts, magnums ou tiroteios. Uma pena que a paupérrima apreensão da obra ‘clintiniana é o espelho do superficialismo militante (à esquerda) do hoje contra valores conservadores (somos contra as armas, dizem eles, mas qualquer objeto pode ser uma arma; tem gente que corta o dedo em folha de papel sulfite A4. Um caco de vidrona jugular faz um estrago tremendo).

Algum magnífico Clint nas ereções municipais no segundo semestre? Pesquise bem, pois “con cada eleción votas por el mundo en el que quieres vivir”. Péssimas escolhas? Depois não venha reclamar…

PS1: CINE SANCHO – “¡abróchate el cinturón y prepárate! Desliga o cérebro e curta”. «Quero apenas falar de cinema. Por que temos que falar de outra coisa? Com o cinema é possível falar sobre tudo», afirmou Jean-Luc Godard. Déjate guiar por um sátiro y cuervo Sancho para estar al día de todas las novedades al momento – ¿En serio? Ya sabemos que la película ‘El Cuervo’ llegará a cines el 7 de junio de 2024. E lá foi Sancho encarar um filme como complemento a um gigante balde de pipocas, afinal, nem só de pão, picanha governamental, jornada laboral, ‘fellationes’ o ‘cunilinguus’ vive o homem. ♫ ♬ ♩No escurinho do cinema / Chupando Drops de anis / Longe de qualquer problema / Perto de um final feliz ♫ ♬ ♩. ESTRENOS UCM – “Soy la Señorita Minutos. Bienvenidos a la guía sobre los seres y eventos que conforman el universo conocido como Tierra-616. También llamada comúnmente como la Sagrada Línea Temporal”. (datas a confirmar): Deadpool 3 se estrenará el 26 de julio de 2024 – Así describen a la película desde la cuenta oficial de Marvel de Japón: “¡Ese jodido héroe irresponsable, Deadpool, cambiará la historia del UCM con Wolverine!”; Captain America: Brave New World – February 14, 2025; Los Thunderbolts – 2 de mayo de 2025; Los Cuatro Fantásticos –25 de julio de 2025; Blade – 7 de noviembre de 2025; Estreno sin título – 13 de febrero de 2026; Vengadores: La dinastía de Kang – 1 de mayo de 2026; Estreno sin título – 24 de julio de 2026; Estreno sin título – 6 de noviembre de 2026; Vengadores: Secret Wars – 7 mayo de 2027; ESTRENOS DC Comics – Warner Bros. Discovery – (datas a confirmar) – Superman: Legacy – David Corenswet interpretará al Hombre de Acero, mientras que Rachel Brosnahan ha sido elegida para protagonizar a Lois Lane. Isabela Merced como Hawkgirl, Edi Gathegi como Mister Terrific, Nathan Fillion como el green Lantern, Guy Gardner y Anthony Carrigan como Metamorpho. Superman: Legacy se estrenará en los cines el 11 de julio de 2025; Batman: Parte II – Warner Bros. pospone el lanzamiento de ‘The Batman 2’ hasta 2026 (3 de octubre de 2026); Supergirl: Mujer del mañana (Kara Zor-El); The Brave and the Bold (Los valientes y los Bravos – “la familia Bat”); Paradise Lost: Wonder Woman (ambientada en la isla de Themyscira antes del nacimiento de Diana); Booster Gold; Creature Commandos (serie animada para HBO Max); “Waller” – Serie de televisión protagonizada por Amanda Waller; Linternas Verdes (Green Lanterns); La Cosa del Pantano (Swamp Thing – “La historia que investigará los oscuros orígenes de La Cosa del Pantano”); The Authority; Llega 2024 en Netflix – Se estrenan en Netflix. Series y películas que vienen pisando fuerte para JUNIO de 2024: Séries: 6 de junho: Sweet tooth (3ª temporada); 7 de junho: Hierarchy; 13 de junho: Bridgerton (3ª temporada – parte 2); 18 de junho: Agents of mystery; 28 de junho: O sabotador (2ª temporada); Películas: 11 de junho: Apaixonada; 21 de junho: Alerta de risco; 28 de junho: Tudo em família. ♫ ♬ ♩ Não vou bancar o santinho / Minha garota é Mae West / Eu sou o Sheik Valentino / Acenderam as luzes, cruzes / Que flagra / Que flagra / Que flagra, uh uh / La la la la la / Uh uh / La la la la la / La la la la la ♫ ♬ ♩. Um aviso final e muito importante: datas de estreias sempre estão sujeitas a muitas variáveis (inclusive cancelamento), e, portanto, mudam ao sabor do vento e dos acontecimentos, afinal, escândalos, chilique de estrelas, chefões ou diretores, perigo de “flop” e até mesmo um peido de um poderoso ou “ditadorzinho de merdha” de plantão pode mudar os destinos da humanidade.

PS2: BIBLIOTECANDO – Programe-se e vamos aos EVENTOS e às feiras (datas e horários podem ser alterados em virtude de “n” fatores): – ATENÇÃO: Quer incluir seu evento literário e do mercado editorial na lista? Coloque as informações nos comentários e ele será incluído aqui já na semana seguinte. CALENDÁRIO: 94ª Feira do Livro de Lisboa (FLL) – 29/05 a 16/06/2024; Evento literário Internacional em Cruz Alta / RS – 24 e 25/05/2024 Feria Internacional del Libro de Buenos Aires – setores: Editora, Crianças, Escritor, Impressão, Literatura, educação, lazer, franquias, arte, livros, serviços; de quinta 25 abril a segunda 13 maio 2024; local: La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires; cidade: Buenos Aires; País: Argentina; Mais informação.: el-libro.org.ar; 20ª Feira do Livro de Joinville – 6 a 16/06/2024; 12º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) – 19 a 23/06/2024; Feira Internacional do Livro de Beijing – 19 a 23/06/2024; Feira Internacional do Livro de Seul – 26 a 30/06/2024; A Feira do Livro terá sua terceira edição realizada entre 29 de junho e 7 de julho de 2024, na praça Charles Miller, ao lado do estádio Pacaembu, em São Paulo. Informe hedukalssão: O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado; as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025. De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

PS3: FUTGOZO:- FUTEBOL & FURUNFA – Prá frente é que se toca a bola. E a bola rola trazendo emoção (Sociedade Rosas de Ouro – Samba Enredo 1988). Può scrivere la storia – Mi drogadición por el fútbol me conduce a esto – CAMPEONATO BRASILEIRO (campionato di calcio Brasiliano – la 68ª edizione) – Alluvione in Brasile, la CBF decide di sospendere il campionato. La decisione di rinviare il settimo e l’ottavo turno è stata presa dopo che la CBF ha consultato i 20 club del Brasileirão, 15 dei quali hanno chiesto la sospensione del campionato fino al 27 maggio… SÉRIE A – Se não houver mudança, o Brasileirão volta em 1º de junho, na 9ª rodada; SÉRIE B – Settima Giornata (24 a 28 de maggio) – ADIADO: Clube de Regatas Brasil vs Sport Club do Recife, América Futebol Clube-MG 2-1 Santos Futebol Clube, Guarani Futebol Clube 0-0 Paysandu Sport Club, Ituano Futebol ClubeAssociação Atlética Ponte Preta, Vila Nova Futebol Clube 2-2 Brusque Futebol Clube, Ceará Sporting Club 2-1 Associação Chapecoense de Futebol, Avaí Futebol Clube 2-0 Goiás Esporte Clube, Botafogo Futebol Clube-SP 0-1 Grêmio Novorizontino, Coritiba Foot Ball Club 3-0 Operário Ferroviário Esporte Clube, Amazonas Futebol Clube 1-0 Mirassol Futebol Clube; SÉRIE C – Desempenho campeão – o Athletic Club, da mineira São João del-Rei, alcançou cinco vitórias em cinco rodadas, com invejáveis 100% de aproveitamento. Sesta Giornata (25 a 28 de maggio) – Floresta-CE 1-2 Ferroviário-CE, Náutico-PE 4-1 Remo-PA, Confiança-SE 0-0 ABC-RN, Sampaio Corrêa-MA 0-1 Botafogo-PB, Figueirense-SC 0-1 Ferroviária-SP, São Bernardo 2-0 CSA-AL, Londrina-PR 0-1 Volta Redonda-RJ; em virtude da situação do RS foram adiados Tombense-MG vs Caxias-RS, José-RS vs Athletic-MG y Aparecidense-GO vs Ypiranga-RS; Série D/2024 – PRIMEIRA FASE – DESTAQUES (VITÓRIAS com resultado ≥4) – Ríver-PI 5-0 Tocantinópolis, Manaus 0-4 Manauara, Anápolis 4-0 Iporá, Cametá 4-1 Moto Club, Maranhão 4-0 Águia de Marabá, Maracanã 0-4 Treze, Pouso Alegre 4-1 Patrocinense, Nova Iguaçú 4-0 Serra, Santa Cruz-RN 3-4 Treze; COPA DO BRASIL 2024 – est la 36e édition – Terceira Fase – ADIADOS – Clássico Juvenal – Sport Club Internacional vs Esporte Clube Juventude (confrontos remarcados para 3/7 e 13/7), AINDA SEM DATA: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vs Operário Ferroviário Esporte Clube e Clube Athletico Paranaense vs Ypiranga Futebol Clube; May 23 – Ceará Sporting Club 0-1 Clube de Regatas Brasil, São Paulo Futebol Clube 2-0 Águia de Marabá Futebol Clube, Cuiabá Esporte Clube 1-0 (1-3) Goiás Esporte Clube, Botafogo Futebol Clube 0-0 Sociedade Esportiva Palmeiras, Criciúma Esporte Clube 0-2 Esporte Clube Bahia, May 22 – Amazonas Futebol Clube 0-1 Clube de Regatas do Flamengo, Sport Club do Recife 1-0 Clube Atlético Mineiro, Sport Club Corinthians Paulista 2-1 América Futebol Clube-RN, Atlético Clube Goianiense 4-2 Brusque Futebol Clube, Esporte Clube Vitória 1-2 Botafogo de Futebol e Regatas, Fluminense Football Club 2-0 Sampaio Corrêa Futebol Clube, May 21 – Club de Regatas Vasco da Gama 3-3(5-4) Fortaleza Esporte Clube, Red Bull Bragantino 3-0 Sousa Esporte Clube; Campeonato Jururubimbiano de Botecos, Moteis, Biroscas, Cabarés e Bares – Campeón – Associação Recretiva Noitudo Tamubebum; Campeonatos “regionais e estaduais”: Lampions League est la 21e édition de la COPA DO NORDESTE – SEMIFINAL – Maggio 26 – Esporte Clube Bahia 0-0(7-8) Clube de Regatas Brasil y Sport Club do Recife 1-4 Fortaleza Esporte Clube; COPA VERDE – FINAL – Andata – May, 24 – Paysandu Sport Club 6-0 Vila Nova Futebol Clube y Ritorno – May, 29 – Vila Nova Futebol Clube 0-4 Papão da Curuzu – conquista tetra da Copa Verde após vencer o Vila Nova por (pasmem) 10 a 0 no agregado. Palmarés – GALERIA DOS CAMPEÕES DA COPA VERDE: 4 taças – Paysandu Sport Club (2016, 2018, 2022, 2024); 2 taças – Cuiabá Esporte Clube (2015 y 2019); 1 conquista: Brasília Futebol Clube (2014), Luverdense (2017), Brasiliense Futebol Clube (2020), Clube do Remo (2021) y Goiás Esporte Clube (2023); Campeonatos estaduais – Campeonato ACREANO – Campeón – Independência Futebol Clube; Campeonato ALAGOANO – Campeón – Clube de Regatas Brasil; AMAPAENSE -“Somente após a conclusão de todas as etapas legais e com a publicação dos resultados finais, poderemos determinar os finalistas ou quaisquer outras medidas que se façam necessárias”, diz trecho da nota da FAF. FINAL SUSPENSA – Oratório Recretativo Clube vs Trem Desportivo Clube (EM MODO DE ESPERA); AMAZONENSE – Barezão 2024 – Campeón – Manaus Futebol Clube; BAIANO – Campeón – Esporte Clube Vitória; CANDANGÃO – Campeón – Ceilândia Esporte Clube; CAPIXABA – Campeón – Rio Branco Atlético Clube; CARIOCA – Campeón – Clube de Regatas do Flamengo; CATARINENSE – Campeón – Criciúma Esporte Clube; CEARENSE – Campeón – Ceará Sporting Club; GAÚCHO – Campeón – Grêmio Foot Ball Portoalegrense; GOIANO – Campeón – Atlético Clube Goianiense; MARANHENSE – FINAL – Andata – May, 29 – Sampaio Corrêa Futebol Clube 1-0 Maranhão Atlético Clube; Ritorno – Maranhão Atlético vs Sampaio Corrêa previsto para 15 de junho (Estádio Castelão); MATO-GROSSENSE – Campeón – Cuiabá Esporte Clube; MINEIRO – Campeón – Clube Atlético Mineiro; PARAENSE – Campeón – Paysandu Sport Club; PARAIBANO – Campeón – Sociedade Esportiva de Sousa; PARANAENSE – Campeón – Clube Athletico Paranaense; PAULISTA – Campeón -Sociedade Esportiva Palmeiras; PERNAMBUCANO – Campeón -Sport Club do Recife; PIAUIENSE – Campeón – Associação Atlética de Altos; POTYGUAR – Campeón – América Futebol Clube; RONDONIENSE – FINAL – May, 29 – Barcelona Futebol Clube 0-1 Porto Velho Esporte Clube y June, 6 – Porto Velho Esporte Clube vs Barcelona Futebol Clube; RORAIMIENSE – Campeonato Roraimense – São Raimundo Esporte Clube (campeão do primeiro turno). Segundo turno – Final – Junio, 4 – São Raimundo Esporte Clube vs Grêmio Atlético Sampaio; SERGIPANO – Campeón – Associação Desportiva Confiança; SUL-MATO-GROSSENSE – Campeón – Operário Atlético Clube. TOCANTINENSE – Campeón – União Atlético Clube. “Los proyectos necesitan tiempo y en el fútbol por desgracia los hinchas se agobian en seguida”, dijo Zé Pernadpaul, entrenador del Clube Desportivo Jururubimbinha Futfarra.

PS4: Geht’s raus, spielt’s Fußball! ADORAMOS PELADAS – A veces parece que la FIFA, la CONMEBOL, la CONCACAF, la UEFA y ‘demás’ están formadas por gente que no ha visto un balón en su vida. Est-il catastrophique pour le footbal?». 2026 FIFA World Cup qualification (CONMEBOL) – ELIMIN.COPA DO MUNDO – Todo lugar é só peia. Essa seleção é a cara da CBF. Brasil consegue ser ruim em tudo hoje em dia. Novembro de 2023 – Rodada 5: Colômbia 2-1 Fiasco Brasil, Argentina 0-2 Uruguai; Rodada 6: Fiasco Brasil 0-1 Argentina; CONMEBOL – LIBERTADORES – “glória eterna” – Libertadores de 2024 – est la 65e édition – Confira os times já classificados às oitavas: GRUPO A – Fluminense; GRUPO B – Talleres-ARG e São Paulo; GRUPO C – The Strongest-BOL; GRUPO D – Junior-COL e Botafogo; GRUPO E – Bolívar e Flamengo; GRUPO F – Palmeiras; GRUPO G – Atlético-MG e Peñarol; GRUPO H – River Plate-ARG e Nacional-URU. Fase de grupos: Jornada 6 – may 28 et 29 – Club Atlético Peñarol 2-1 Club Atlético Rosario Central, Clube Atlético Mineiro 4-0 Caracas Fútbol Club, Liga Deportiva Universitaria 2-0 Club Universitario de Deportes, Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club 0-0 Botafogo de Futebol e Regatas, Club Bolivar 3-1 Club Deportivo Palestino, Clube de Regatas do Flamengo 3-0 Millonarios Fútbol Club, Club Estudiantes de La Plata 3-4 Club Deportivo Huachipato, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense 4-0 Club The Strongest, Club Cerro Porteño 1-1 Club Social y Deportivo Colo Colo, Fluminense Football Club 3-2 Club Alianza Lima, São Paulo Futebol Clube 2-0 Club Atlético Talleres, Barcelona Sporting Club 2-1 Club de Deportes Cobresal, Sociedade Esportiva Palmeiras vs Club Atlético San Lorenzo de Almagro, Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle vs Liverpool Fútbol Club, Club Atlético River Plate vs Deportivo Táchira Fútbol Club, Club Libertad vs Club Atlético Nacional; SUL-AMERICANA – Fase de Grupos – SUL-AMERICANA – Fase de Grupos – SUL-AMERICANA – Fase de Grupos – Jornada 6 – may 28 et 29 – Club Atlético Argentinos Juniors 2-1 Club Nacional, Sport Club Corinthians Paulista 3-0 Racing Club de Montevideo, Sport Club Internacional 1-2 Clube Atlético Belgrano, Delfín Sporting Club 4-3 Club Deportivo Real Tomayapo, Coquimbo Unido Sociedad Anónima Deportiva Profesional 1-1 Red Bull Bragantino, Racing Club 3-0 Club Sportivo Luqueño, Club Atlético Lanús 0-1 Cuiabá Esporte Clube, Metropolitanos de Caracas Fútbol Club 1-1 Deportivo Garcilaso, Club Social y Deportivo Defensa y Justicia 0-1 Club Deportivo Universidad César Vallejo, Club Deportivo Independiente Medellín 4-0 Club Always Ready, Club Atlético Boca Juniors 4-0 Club Atlético Nacional Potosí, Fortaleza Esporte Clube 2-1 Club Sportivo Trinidense, Clube Athlético Paranaense vs Club Sportivo Ameliano, Danubio Fútbol Club vs Deportivo Rayo Zuliano, Cruzeiro Esporte Clube vs Club Deportivo Universidad Católica del Ecuado, Club de Deportes Unión La Calera vs Alianza Fútbol Club; 2024 CONCACAF Champions Cup – FINAL – June 1st, 2024 – Club de Fútbol Pachuca vs Columbus Crew Soccer Club; Liga Mx (Campeonato Mexicano) – Clausura – FINAL (all’ennesima puntata del Clasico Joven che assegnerà il titolo di Clausura 2024).Andata – May, 23 – Club Deportivo Cruz Azul vs Club de Fútbol América y Ritorno, May, 26 – Club de Fútbol América 1-0 Club Deportivo Cruz Azul. Messico, il Club de Fútbol América vince El Clasico Joven ed è Campione della Liga Mx (Campeonato Mexicano). Dopo il titolo di Apertura, arriva anche il successo nel torneo di Clausura. ¡Llegó la 15! ¡América, el Club de Fútbol América es campeón del futbol mexicano! La lista de campeones la lidera Club de Fútbol América 15(1965-66, 1970-71, 1975-76, 1983-84, 1984-85, Prode 85, 1987-88, 1988-89, 2002-V, 2005-C, 2013-C, 2014-A, 2018-A, 2023-A, 2024-C), Club Deportivo Chivas Guadalajara 12(1956-57, 1958–59, 1959–60, 1960–61, 1961–62, 1963–64, 1964–65, 1969–70, 1986–87, 1997-V, 2006-A, 2017-C), Deportivo Toluca Fútbol Club 10(1966-67, 1967–68, 1974–75, 1998-V, 1999-V, 2000-V, 2002-A, 2005-A, 2008-A, Bicentenario 2010), Club Deportivo Cruz Azul 9(1968-69, Mexico 70, 1971–72, 1972–73, 1973–74, 1978–79, 1979–80, 1997-I, Guard1anes 2021-C), Club León 8(1947-48, 1948–49, 1951–52, 1955–56, 1991–92, 2013-A, 2014-C, Guard1anes 2020-A), Tigres UANL 8(1977-78, 1981–82, 2011-A, 2015-A, 2016-A, 2017-A, 2019-C, 2023-C), Pachuca 7(1999-I, 2001-I, 2003-A, 2006-C, 2007-C, 2016-C, 2022-A), Pumas UNAM 7(1976-77, 1980–81, 1990–91, 2004-C, 2004-A, 2009-C, 2011-C), Santos Laguna 6(1996-I, 2001-V, 2008-C, 2012-C, 2015-C, 2018-C), Club de Fútbol Monterrey 5(Mexico 86, 2003-C, 2009-A, 2010-A 2019-A), Atlante Fútbol Club 3(1946-47, 1992–93, 2007-A), Necaxa 3(1994-95, 1995–96, 1998-I), Atlas Fútbol Club 3(1950-51, 2021-A, 2022-C), Puebla 2(1982-83, 1989–90), Zacatepec 2(1954-55, 1957–58), Veracruz 2(1945-46, 1949–50), Tijuana (2012-A), Morelia (2000-I), Tecos UAG (1993-94), Oro (1962-63), Marte (1953-54), Tampico Madero (1952-53), Real Club España (1944-45), Asturias (1943-44); AFC Champions League (Liga de Campeões da AFC) – FINAL – Andata – maggio 11 – Yokohama F. Marinos (Japão) 2-1 Al Ain Football Club (Emirados Árabes Unidos); Ritorno – maggio 25 – Al Ain Football Club (Emirados Árabes Unidos) 5-1 Yokohama F. Marinos (Japão). PALMARÉS – GALERIA DOS CAMPEÕES – Al-Hilal (Arábia Saudita) – 4(1992, 2000, 2019, 2021); Pohang Steelers (Coreia do Sul) – 3(1997, 1998, 2009); Urawa Red Diamonds (Japão) – 3(2007, 2017, 2022); Esteghlal (Irã) – 2(1970, 1991);     Seognam (Coreia do Sul) – 2(1996, 2010); Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – 2(2003, (2023-24)); Al-Ittihad (Arábia Saudita) – 2(2004, 2005); Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul) – 2(2006, 2016); Maccabi Tel Aviv (Israel) – 2(1969, 1971); Al-Sadd (Catar) – 2(1989, 2011); Thai Farmers Bank (Tailândia) – 2(1989, 2011); Suwon Samsung Bluewings (Coreia do Sul) – 2(2001, 2002); Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) – 2(2012, 2020); Guangzhou Evergrande (China) – 2(2013, 2015); com 1 título: Japão -Kashima Antlers – 2018; Júbilo Iwata – 1999; JEF United -1987; Tokyo Verdy -c 1988; Gamba Osaka – 2008; Coreia do Sul – Busan I’Park – 1986; Israel – Hapoel Tel Aviv – 1967; Austrália – Western Sydney Wanderers – 2014; Irã – Pas Tehran – 1993; China – Liaoning FC – 1990.

PS5: TORNEIOS DA UEFA e das Ligas Europeias: Munique (Allianz Arena), Budapeste (Arena Puskas) e Milão (San Siro/Giuseppe Meazza) são definidas pela Uefa para sediar final da Liga dos Campeões de 2025, 2026 e 2027, respectivamente. 1) UEFA Champions League – “El Real Madrid es muy favorito, no hay otro equipo tan listo, es muy favorito porque no hay otro equipo superior en esta temporada de la Champions”. Esto es un partido para el recuerdo – FINAL – la gran final de Wembley – Real Madrid Club de Fútbol vs Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund; UEFA Champions League femenina – Uefa Women’s Champions League – final – Stadio San Mamès di Bilbao, Olympique Lyonnais 0-2 Fútbol Club Barcelona; il Barcellona è Campione d’Europa. Palmarés Champions League femenina: Olympique Lyonnais 8(2010/11, 2011/12, 2015/16; 2016/17; 2017/18; 2018/19; 2019/20, 2021-22); Eintracht Frankfurt 4(2001/02, 2005/06, 2007/08 y 2014/15); Fútbol Club Barcelona 3(2020/21, 2022/23, 2023/24); Campeones en dos ocasiones: Wolfsburgo (2012/13 y 2013/14), Turbine Postdam (2004/5 y 2009/10), Umeå (2002/03 y 2003/04); el resto de equipos ganadores se proclamaron campeones en una ocasión: el Arsenal Football Club (2006/07); y el Duisburgo (2008/09). 2) UEFA Europa League 2023/2024 – Atalanta Bergamasca Calcio campione d’Europa e così via. 3) UEFA Conference League – terza edizione – Campeón – Olympiacos Club of Fans of Piraeus. FINAL – Maggio, 29 – OPAP Arena in Athens, Greece – Olympiacos Club of Fans of Piraeus 1-0 Associazione Calcio Fiorentina. Palmarés – Galeria dos Campeões – Olympiacos Club of Fans of Piraeus (2023-24), West Ham United Football Club 1(2022/23) y Associazione Sportiva Roma 1(2021/22). La finale della terza edizione della Conference League (Los violas no ganan un título desde 2001 y solo cuentan con un trofeo europeo, la Recopa de 1961. ; 4) UEFA – Ligas – Season 2023-24 – Classement – Lega Calcio – Serie A – CAMPIONE D’ITALIA! Football Club Internazionale Milano. (TOP5 – Football Club Internazionale Milano, Associazione Calcio Milan, Juventus Football Club, Atalanta Bergamasca Calcio y Bologna Football Club 1909 ficaram com as vagas “Champions League. Liga Europa: vagas para Roma e Lazio. A Fiorentina jogará a Liga Conferência); LaLiga – ¡Campeonísimo Real Madrid! (TOP4 – Real Madrid Club de Fútbol, Futbol Club Barcelona, Girona Futbol Club y Club Atlético de Madrid estarão na próxima Champions League). Athletic Bilbao e Real Sociedad disputarão a Liga Europa e o Real Betis fica com vaga na Liga Conferência; Ligue 1 – Le Paris Saint-Germain Footaball Club champion de France. (TOP4 – Paris Saint-Germain Footaball Club, Association Sportive de Monaco Football Club, Brest(Stade Brestois 29) y Lille Olympique Sporting Club); Premier League – Campeón: Manchester City Football Club. (TOP5 – Manchester City Football Club,Arsenal Football Club, Liverpool Football Club, Aston Villa Football Club y Tottenham Hotspur Football Club; Bundesliga – Campeón Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH. (TOP5 – Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH, Verein für Bewegungsspiele Stuttgart, Fußball-Club Bayern München, Red Bull Leipzig y Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund); Liga Portugal – El Sporting CP gana el título de liga en Portugal, su vigésimo título liguero; (TOP4 – Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto y Sporting Clube de Braga); Eredivisie – Campeón Philips Sport Vereniging (TOP4 – Philips Sport Vereniging, Feyenoord Rotterdam, Football Club Twente y Alkmaar Zaanstreek); Scottish Premiership – Il Celtic Glasgow (The Celtic Football Club) è Campione di Scozia per la 54ª volta della sua storia; Rosískaya Futbólnaya Premier-League – Campeonato da Rússia – Rosískaya Futbólnaya Premier-League – La temporada 2023-24 es la 32.ª edición de la Liga Premier de Rusia, la máxima categoría del fútbol en Rusia desde la disolución de la Unión Soviética – The lion roars: We win our 11th league title. On the club’s birthday, we claimed our 11th league title, and our sixth in a row with a 2-1 win over Rostov at the Gazprom Arena. We have previously been champions in 1984, 2007, 2010, 2012, 2015, 2019, 2020, 2021, 2022 and 2023, and are the only Russian club to have won all domestic honours, as well as the UEFA Cup and the UEFA Super Cup. Rosískaya Futbólnaya Premier-League -Palmarés – Galeria dos Campeões: Futbolny Klub Zenit – 11(1984, 2007, 2010, 2011–12, 2014–15, 2018–19, 2019–20, 2020-21, 2021-22, 2022-23, 2023-24); Spartak Moskva – 10(1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2016–17); CSKA Moskva – 6(2003, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14, 2015–16); Lokomotiv Moskva – 3(2002, 2004, 2017–18); Rubin – 2(2008, 2009); Alania Vladikavkaz – 1(1995); Campeonato de Luxemburgo – Niederkorn – La conquista del titolo nel derby. Meglio di così non poteva sperare il Differdange FC 03che si è proclamato campione del Lussemburgo a distanza di 45 anni dall’ultimo titolo. Gioia incontenibile per i tifosi rossoneri che hanno potuto esultare al fischio finale del derby lussemburghese contro il Progrès Niederkorn nel 28esimo turno della Division Nationale; Campeonato Grego – Derby di Salonicco – Aris Thessaloniki 1-2 Panthessalonikeios Athlitikos Omilos Konstantinoupoliton (PAOK Thessaloniki) – Grecia, è festa a Salonicco: il PAOK è campione.Il PAOK è campione di Grecia per la quarta volta nella sua storia. La squadra allenata da Razvan Lucescu resiste all’assalto dell’AEK e conquista il titolo grazie al 2-1 conquistato in trasferta sul campo dell’Aris; Türkey Süper lig – Superliga de Turquía 2023-24 – E il Galatasaray Spor Kulübü è campione di Turchia (23° titolo, dopo 4 anni di astinenza); JUPITER PRO LEAGUE – Jupiler League – Club Brugge 50 punti (campione del Belgio e alla fase a gironi di Champions League). Belgian First Division A – Jupiler Pro League – Palmarés – Galeria dos Campeões: Royal Sporting Club Anderlecht – 34 (1946–47, 1948–49, 1949–50, 1950–51, 1953–54, 1954–55, 1955–56, 1958–59, 1961–62, 1963–64, 1964–65, 1965–66, 1966–67, 1967–68, 1971–72, 1973–74, 1980–81, 1984–85, 1985–86, 1986–87, 1990–91, 1992–93, 1993–94, 1994–95, 1999–2000, 2000–01, 2003–04, 2005–06, 2006–07, 2009–10, 2011–12, 2012–13, 2013–14, 2016–17); Club Brugge – 18 (1919–20, 1972–73, 1975–76, 1976–77, 1977–78, 1979–80, 1987–88, 1989–90, 1991–92, 1995–96, 1997–98, 2002–03, 2004–05, 2015–16, 2017–18, 2019-20, 2020-21, 2023-24); R Union Saint-Gilloise – 11 (1903–04, 1904–05, 1905–06, 1906–07, 1908–09, 1909–10, 1912–13, 1922–23, 1932–33, 1933–34, 1934–35); Standard Liège – 10 (1957–58, 1960–61, 1962–63, 1968–69, 1969–70, 1970–71, 1981–82, 1982–83, 2007–08, 2008–09); K Beerschot VAC – 7 (1921–22, 1923–24, 1924–25, 1925–26, 1927–28, 1937–38, 1938–39); Racing de Bruxelles – 6 (1896–97, 1899–1900, 1900–01, 1901–02, 1902–03, 1907–08); RFC Liege – 5 (1895–96, 1897–98, 1898–99, 1951–52, 1952–53); Daring de Bruxelles – 5 (1911–12, 1913–14, 1920–21, 1935–36, 1936–37); R Antwerp FC – 5 (1928–29, 1930–31, 1943–44, 1956–57, 2022-23); KV Mechelen – 4 (1942–43, 1945–46, 1947–48, 1988–89); K Lierse SK – 4 (1931–32, 1941–42, 1959–60, 1996–97); Genk – 4 (1998–99, 2001–02, 2010–11, 2018-19); Cercle Brugge KSV – 3 (1910–11, 1926–27, 1929–30); KSK Beveren – 2 (1978–79, 1983–84); Gent – 1 (2014–15); RWD Molenbeek – 1 (1974–75); 5) UEFA – COPAS NACIONAIS – Кубок России по футболу – Russian Cup – Кубок России по футболу 2023/2024 – 2 June 2024 – Final - Futbolniy Klub Baltika (Baltika Kaliningrad)  v   Futbolny Klub Zenit (Zenit Saint Petersburg) (2 июня 2024   Балтика (Калининград)   vs    Зенит (Санкт-Петербург)); Coupe du Portugal – est la 84e édition – Taça de PORTUGAL – FINAL – Centro Desportivo Nacional do Jamor – May, 26 -Clássico Dragões vs Leões – il Futebol Clube do Porto vince la Coppa di Portogallo – Futebol Clube do Porto 2-1 Sporting Clube de Portugal. Taça de PORTUGAL – Palmarés- Galeria dos Campeões: Sport Lisboa e Benfica – 26(1939-40, 1942-43, 1943-44, 1948-49, 1950-51, 1951-52, 1952-53, 1954-55, 1956-57, 1958-59, 1961-62, 1963-64, 1968-69, 1969-70, 1971-72, 1979-80, 1980-81, 1982-83, 1984-85, 1985-86, 1986-87, 1992-93, 1995-96, 2003-04, 2013-14, 2016-17); Futebol Clube do Porto – 20(1955-56, 1957-58, 1967-68, 1976-77, 1983-84, 1987-88, 1990-91, 1993-94, 1997-98, 1999-00, 2000-01, 2002-03, 2005-06, 2008-09, 2009-10, 2010-11, 2019-20, 2021-22, 2022-23, 2023-24); Sporting Clube de Portugal – 17(1940-41, 1944-45, 1945-46, 1947-48, 1953-54, 1962-63, 1970-71, 1972-73, 1973-74, 1977-78, 1981-82, 1994-95, 2001-02, 2006-07, 2007-08, 2014-15, 2018-19); Boavista - 5(1974-75, 1975-76, 1978-79, 1991-92, 1996-97); Vitória Futebol Clube – 3(1964-65, 1966-67, 2004-05); Belenenses – 3(1941-42, 1959-60, 1988-89); Sporting Clube de Braga – 3(1965-66, 2015-16, 2020-21); Académica – 2(1938-39, 2011-12); Vitória de Guimarães – 1(2012-13); Leixões – 1(1960-61); Beira-Mar – 1(1998-99); Estrela da Amadora – 1(1989-90); Desportivo das Aves – 1(2017-18); Coupe d’Angleterre de football 2023-2024 – FINAL – May, 25 – Manchester Derby – Wembley Stadium – Manchester City Football Club 1-2 Manchester United Football Club. FA Cup allo United! Il Red Devils vincono la 13ª FA Cup (coppa d’Inghilterra) della loro storia… FA Cup – Palmarés – Galeria dos Campeões: Arsenal – 14(1930, 1936, 1950, 1971, 1979, 1993, 1998, 2002, 2003, 2005, 2014, 2015, 2017 e 2020); Manchester United Football Club – 13(1909, 1948, 1963, 1977, 1983, 1985, 1990, 1994, 1996, 1999, 2004, 2016, 2024); Chelsea Football Club – 8(1970, 1997, 2000, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2018); Tottenham Hotspur Football Club – 8(1901, 1921, 1961, 1962, 1967, 1981, 1982 e 1991); Liverpool Football Club – 8(1965, 1974, 1986, 1989, 1992, 2001, 2006, 2022); Aston Villa Football Club – 7(1887, 1895, 1897, 1905, 1913, 1920 e 1957); Newcastle – 6(1910, 1924, 1932, 1951, 1952 e 1955); Manchester City Football Club – 7(1904, 1934, 1956, 1969, 2011, 2019 e 2023); Blackburn – 6(1884, 1885, 1886, 1890, 1891 e 1928); Everton   5(1906, 1933, 1966, 1984 e 1995); West Bromwich – 5(1888, 1892, 1931, 1954 e 1968); Wanderers – 5(1872, 1873, 1876, 1877 e 1878); Wolverhampton – 4(1893, 1908, 1949 e 1960); Bolton – 4(1923, 1926, 1929 e 1958); Sheffield United – 4(1899, 1902, 1915 e 1925); Sheffield Wednesday – 3(1896, 1907 e 1935); West Ham – 3(1964, 1975 e 1980); Preston North End – 2(1889 e 1938); Old Etonians – 2(1879 e 1882); Portsmouth – 2(1939 e 2008); Sunderland – 2(1937 e 1973); Nottingham Forest – 2(1898 e 1959); Bury – 2(1900 e 1903); Huddersfield – 1(1922); Leicester City – 1(2021); Oxford University – 1(1874); Royal Engineers – 1(1875); Derby County – 1(1946); Leeds – 1(1972); Southampton – 1(1976); Burnley – 1(1914); Cardiff City – 1(1927); Blackpool – 1(1953); Clapham Rovers – 1(1880); Notts County – 1(1894); Barnsley – 1(1912; Charlton Athletic – 1(1947); Old Carthusians – 1(1881); Blackburn Olympic – 1(1883); Bradford – 1(1911); Ipswich Town – 1(1978); Coventry City – 1(1987); Wimbledon – 1(1988); Wigan -1 (2013); Coppa di Grecia: sabato 25 maggio si giocherà la finale: Panathinaikós FC (Παναθηναϊκός Αθλητικός Όμιλος) contro Aris FC (Αθλητικός Σύλλογος Αρης). Panathīnaïkos Athlītikos Omilos VENCEU por 1-0. Greece » Kypello Elladas » Títulos do Panathinaikós: 20 (1940, 1948, 1955, 1967, 1969, 1977, 1982, 1984, 1986, 1988, 1989, 1991, 1993, 1994, 1995, 2004, 2010, 2014, 2022, 2024); Coupe de France – Coupe de France – FINAL – Decathlon Arena – Stade Pierre-Mauroy – May, 25 – Olympique Lyonnais 1-2 Paris Saint-Germain Footaball Club. Une quinzième Coupe de France pour PSG !. Palmarés – Galeria dos Campeões – Nouveau sacre en Coupe de France: Paris Saint-Germain Football Club – 15(1982, 1983, 1993, 1995, 1998, 2004, 2006, 2010, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020, 2021, 2024); Olympique de Marseille – 10(1924, 1926, 1927, 1935, 1938, 1943, 1969, 1972, 1976, 1989); Saint-Étienne – 6(1962, 1968, 1970, 1974, 1975, 1977); Lille Olympique Sporting Club – 6(1946, 1947, 1948, 1953, 1955, 2011); Association Sportive de Monaco Football Club – 5(1960, 1963, 1980, 1985, 1991); RC Paris – 5(1936, 1939, 1940, 1945, 1949); Olympique Lyonnais – 5(1964, 1967, 1973, 2008, 2012); Red Star – 5(1921, 1922, 1923, 1928, 1942); Football Club des Girondins de Bordeaux – 4(1941, 1986, 1987, 2013);     Auxerre – 4(1994, 1996, 2003, 2005); Football Club de Nantes – 4(1979, 1999, 2000, 2022); Rennes – 3(1965, 1971, 2019); Strasbourg – 3(1951, 1966, 2001); Olympique Gymnaste Club Nice – 3(1952, 1954, 1997); Sète – 2(1930, 1934); Sedan – 2(1956, 1961); Sochaux – 2(1937, 2007); Montpellier – 2(1929, 1990); Stade de Reims – 2(1950, 1958); Metz – 2(1984, 1988); Guingamp – 2(2009, 2014); CASG Paris – 2(1919, 1925); Toulouse – 1(2023); Olympique de Paris – 1(1918); Bastia – 1(1981); CA Paris – 1(1920); Le Havre – 1(1959); Club Français – 1(1931); Cannes – 1(1932); Roubaix – 1(1933);      Nancy-Lorraine – 1(1944); Toulouse 1937 – 1(1957); Nancy – 1(1978); Lorient – 1(2002).; Coupe d’Allemagne – DFB Pokal – FINAL – Olympiastadion, Berlin – May, 25 – Fußball-Club Kaiserslautern 0-1 Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH. Il Leverkusen fa doppietta, sua anche la Coppa di Germania. Palmarés – Galeria dos Campeões: Fußball-Club Bayern München – 20(1957, 1966, 1967, 1969, 1971, 1982, 1984, 1986, 1998, 2000, 2003, 2005, 2006, 2008, 2010, 2013, 2014, 2016, 2019, 2020); Werder Bremen – 6(1961, 1991, 1994, 1999, 2004, 2009); Fußballclub Gelsenkirchen-Schalke 04 – 5(1937, 1972, 2001, 2002, 2011); Borussia Dortmund – 5(1965, 1989, 2012, 2017, 2021); Eintracht Frankfurt – 5(1974, 1975, 1981, 1988, 2018); 1. FC Köln – 4(1968, 1977, 1978, 1983); 1. FC Nürnberg – 4(1935, 1939, 1962, 2007); VfB Stuttgart – 3(1954, 1958, 1997); Hamburger SV – 3(1963, 1976, 1987); Borussia Mönchengladbach – 3(1960, 1973, 1995); Fortuna Düsseldorf – 2(1979, 1980); 1. FC Kaiserslautern – 2(1990, 1996); Karlsruher SC – 2(1955, 1956); Dresden SC – 2(1940, 1941); 1860 Munich – 2(1942, 1964); Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH – 2(1993, 2024); RasenBallsport Leipzig – 1(2023); rot-Weiss Essen – 1(1953); VfL Wolfsburg – 1(2015); KFC Uerdingen 05 – 1(1985); Hannover 96 – 1(1992); 1. FC Lokomotive Leipzig – 1(1936); Kickers Offenbach – 1(1970); Rapid Wien – 1(1938); Schwarz-Weiss Essen – 1(1959); First Vienna – 1(1943).; Scottish Cup (Scottish Football Association Challenge Cup) – FINAL – May, 25 – Derby Old Firm – Celtic Football Club 1-0 Rangers Football Club. Scottish Cup (Scottish Football Association Challenge Cup) – Palmarés – Galeria dos Campeões: Celtic Football Club – 42(1892, 1899, 1900, 1904, 1907, 1908, 1911, 1912, 1914, 1923, 1925, 1927, 1931, 1933, 1937, 1951, 1954, 1965, 1967, 1969, 1971, 1972, 1974, 1975, 1977, 1980, 1985, 1988, 1989, 1995, 2001, 2004, 2005, 2007, 2011, 2013, 2017, 2018, 2019, 2020, 2023, 2024); Rangers Football Club – 34 (1894, 1897, 1898, 1903, 1928, 1930, 1932, 1934, 1935, 1936, 1948, 1949, 1950, 1953, 1960, 1962, 1963, 1964, 1966, 1973, 1976, 1978, 1979, 1981, 1992, 1993, 1996, 1999, 2000, 2002, 2003, 2008, 2009, 2022); Queen’s Park – 10 (1874, 1875, 1876, 1880, 1881, 1882, 1884, 1886, 1890, 1893); Heart of Midlothian Football Club – 8(1891, 1896, 1901, 1906, 1956, 1998, 2006, 2012); Aberdeen Football Club – 7(1947, 1970, 1982, 1983, 1984, 1986, 1990); Hibernian – 3(1887, 1902, 2016); Kilmarnock – 3(1920, 1929, 1997); Vale of Leven – 3(1877, 1878, 1879); Saint Mirren – 3(1926, 1959, 1987); Clyde – 3(1939, 1955, 1958); Dundee United – 2(1994, 2010); Motherwell – 2(1952, 1991); Third Lanark – 2(1889, 1905); Renton – 2(1885, 1888); Falkirk – 2(1913, 1957); Dunfermline Athletic – 2(1961, 1968);  St. Johnstone – 2(2014, 2021); Dumbarton (1883); Dundee (1910); Airdrieonians (1924); East Fife (1938); Partick Thistle (1921); Greenock Morton (1922); Inverness (2015); St Bernard’s (1895); Türkiye Kupası 2023-24 – Campeón -Beşiktaş Jimnastik Kulübü. Il Besiktas vince la Coppa di Turchia; FINAL – May, 23 – Atatürk Olimpiyat Stadı -Trabzonspor Kulübü 2-3 Beşiktaş Jimnastik Kulübü. Palmarés – Galeria dos Campeões: Galatasaray Spor Kulübü – 18 (1962–63, 1963–64, 1964–65, 1965–66, 1972–73, 1975–76, 1981–82, 1984–85, 1990–91, 1992–93, 1995–96, 1998–99, 1999–00, 2004–05, 2013–14, 2014–15, 2015–16 e 2018–19); Beşiktaş Jimnastik Kulübü – 11 (1974–75, 1988–89, 1989–90, 1993–94, 1997–98, 2005–06, 2006–07, 2008–09, 2010–11, 2020-21 e 2023-24); Trabzonspor Kulübü – 9 (1976–77, 1977–78, 1983–84, 1991–92, 1994–95, 2002–03, 2003–04, 2009–10 e 2019–20); Fenerbahçe Spor Kulübü – 7 (1967–68, 1973–74, 1978–79, 1982–83, 2011–12, 2012–13, 2022-23); Altayspor – 2 (1966–67 e 1979–80); Makina Kimya Endüstrisi Ankaragücü Spor Kulübü – 2 (1971–72 e 1980–81); Gençlerbirliği – 2 (1986–87 e 2000–01); Göztepe – 2 (1968–69 e 1969–70); Kocaelispor – 2 (1996–97 e 2001–02); Sivasspor Kulübü – 1 (2021–22); Bursaspor – 1 (1985–86); Eskişehirspor – 1 (1970–71); Akhisarspor – 1 (2017–18); Sakaryaspor – 1 (1987–88); Kayserispor – 1 (2007–08); Konyaspor – 1 (2016–17); Coppa Italia – Campione – Juventus Football Club; Coupe de Belgique – Belgian Cup – Campeón – Royale Union Saint-Gilloise; Svenska cupen – Svenska cupen i fotboll 2023/2024 – Campeón – Malmö Fotbollförening; Coppa d’Olanda – Koninklijke Nederlandse Voetbal Bond Beker – Campeón – Feyenoord Roterdam; Campeonato de España – Copa de Su Majestad el Rey de Fútbol – Coupe du Roi – Campeón – Athleticy Club; Cupa României – Otelul Galati 2-2 (2-3) Corvinul Hunedoara – L’Hunedoara riscrive la storia del calcio rumeno. Il club della Seconda Lega grazie al successo ottenuto ai calci di rigore con l’Otelul Galati (2-2 al 120′), conquista la sua prima Coppa di Romania; 6) UEFA – Euro24 – Germany 2024 – du 14 juin au 14 juillet 2024.

PS6: “Communiqué” – Cabinet of Curiosities – BEBETO DE FREITAS: “O ESPORTE NO BRASIL É UMA CASCA DE OVO. UM OVO LINDO, BRANCO, SÓ QUE DENTRO ELE ESTÁ PODRE.” Les tops et les flops – “Maledetta vittoria, benedetta sconfitta”… “En el fútbol, el estado de héroe y leyenda se da con demasiada facilidad”, dijo Steven Gerrard. Vaya cosas estas aprendiendo hoy, eh? Calendario deportivo de 2024: Brésil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. XX Jogos Pan-Americanos – «A perro flaco todo son pulgas.» “A Panam Sports informa que seu Comitê Executivo decidiu, de forma unânime, retirar a sede dos XX Jogos Pan-Americanos da cidade de Barranquilla, na Colômbia. A resolução foi tomada após inúmeras quebras de contratos”, anunciou a entidade, sem entrar em detalhes; Juegos Olímpicos – París2024, Eurocopa – Germany2024 y la Copa América dos Estados Unidos (seleção vencedora vai levar para casa US$ 18 milhões y Shakira è la voce della canzone ufficiale del torneo). CêBêéFê Team – Nationalteams Freundschaftsspiele: Antes do início da Copa América o ‘time da CBF’ fará dois amistosos. Copa América – CONVOCADOS por Dorival – Goalkeeper: Alisson, do Liverpool, Ederson, do Manchester City e Bento, do Athletico Paranaense; Laterais: Danilo, da Juventus, Yan Couto, do Girona e Guilherme Arana, do Atlético Mineiro; Zagueiros: Marquinhos, do PSG, Gabriel Magalhães, do Arsenal, Beraldo, do São Paulo, e Militão, do Real Madrid; Meias: Bruno Guimarães, do Newcastle,Douglas Luiz, do Aston Villa, João Gomes, do Wolverhampton, Andreas Pereira, do Fulham, Lucas Paquetá, do West Ham; Atacantes: Vinicius Júnior, do Real Madrid, Rodrigo, do Real Madrid, Martinelli, do Arsenal, Raphinha, do Barcelona, Endrick, do Palmeiras, Evanilson, do Porto e Savinho, do Girona.No dia 8 de junho, encara a Seleção do México, no Texas. No dia 12, pega a anfitriã da Copa América, Seleção dos Estados Unidos, em Orlando. Confira a lista de jogadores convocados por Ramon Menezes pata Sul-Americano Sub-20, programada para janeiro, no Peru: Goleiros – Felipe Longo (Corinthians); Otávio (Cruzeiro); Robert Assunção (Atlético-MG);Laterais – Chermont (Santos); Leonardo Derik (Athletico-PR); Pedro Lima (Sport); Souza (Santos); Zagueiros – Iago (Flamengo); Jair (Santos); Kayky (Fluminense); Vitor Reis (Palmeiras); Meio-campistas – Bidon (Corinthians); João Costa (Roma); João Pedro (Vasco); Lorran (Flamengo); Luis Guilherme (Palmeiras); Rayan Lucas (Flamengo); Atacantes – Alisson Santana (Atlético-MG); Deivid Washington (Chelsea); Estevão (Palmeiras); Pedrinho (Zenit); Robert (Cruzeiro); Wesley (Corinthians). 1) CLÁSSICOS (une rivalité historique) – Il derby più particolare di sempre – viejos rivales se cruzarán con tres puntos y el honor en juego. 8/3 – Cairo derby – Zamalek Sporting Club 0-2 Al-Ahly Sporting Club; Clásicos en SUDAMERICA 2024 – URUGUAYÃO – March, 29 – Superclásico del fútbol uruguayo – Club Nacional de Football 0-0 Club Atlético Peñarol. 17 de febbraio – PARAGUAYÃO – El Superclásico – Club Olimpia 1-1 Club Cerro Porteño; 24 de febbraio – ARGENTINÃO – Avril, 21 – Superclásico Argentino – Club Atlético River Plate 2-3 Club Atlético Boca Juniors; Clásico de Avellaneda – Club Atlético Independiente 0-1 Racing Club; Clássicos Europeus 2024 – Taça de PORTUGAL – FINAL – Centro Desportivo Nacional do Jamor – May, 26 -Clássico Dragões vs Leões – Futebol Clube do Porto 2-1 Sporting Clube de Portugal; May, 25 – FA Cup – Manchester Derby – Wembley Stadium – Manchester City Football Club 1-2 Manchester United Football Club; League of Ireland – May, 24 – The Ringsend Derby – Shelbourne Football Club 2-0 Shamrock Rovers Football Club; May, 19 – Clássico turco – Galatasaray Spor Kulübü 0-1 Fenerbahçe Spor Kulübü – Fenerbahçe-Galatasaray derbisi – Kıtalararası Derbi (il Ferencvaros vince il 15esimo derby di fila!); 2) ZEBRITAS. El fútbol es muy cruel… ¡No lo podrás creer! Pense em uma zebra gigante, com chifres de mamute, rabo de pulga e dentes de T-Rex: “Hay días en que nada sale bien”; May, 12 – Palmeiras 0-2 Furacão; 3) GOLEADAS – ¿No queríais goles? Dispiace ma dovevamo far segnare…Van 5 tazas ya. Not losing is not enough: La Liga – May, 25 – Girona 7-0 Granada; COPA VERDE – FINAL – Andata – May, 24 – Paysandu Sport Club 6-0 Vila Nova Futebol Clube; 4) Calcio Mercato – TEMPORADA 2024/25 – (I colpi più costosi, la squadra dei sogni) – Le journal du mercato – GOALKEEPER – Cassio Ramos, um goleiraço, sai do Todo Poderoso e desembarca na Toca da Raposa. Fica, profexô – Fernando Diniz renova com o Fluminense até o fim de 2025… A ver..5) PENDURAR CHUTEIRAS – Leonardo Bonucci pone punto y final a su carrera tras casi 20 años de excelente trayectoria a nivel de clubes y selección (Criado en la cantera del Internazionale de Milan, Bonucci, pasó por Treviso, Pisa, Genoa, Bari, Juventus (en Turín conquistó hasta nueve ‘Scudettos’ consecutivos). Después Milan, Union Berlín y Fenerbahce. ‘Ciao, Bonucci’; 6) ESQUADRA HISTÓRICA – Campeão da Bundesliga, em busca da DFB Pokal) o Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH, atingiu 51 jogos – Insgesamt hat das Team von Trainer Xabi Alonso jetzt seit 51 (!) Pflichtspielen nicht mehr verloren. Foram 51 jogos de invencibilidade em todas as competições europeias, superando o Benfica (entre 1963 e 1965 – 48 partidas). 51 partidos sin perder. El Bayer Leverkusengana al Augsburgo y acaba la Bundesliga (season 2023-24) invicto (Ungeschlagen Meister! 28 victorias y seis empates). Nadie lo había hecho antes en el ‘fussball’. E, pondo ponto final… Allégorie de la vie humaine: “Vanitas vanitatum et omnia vanitas”. Gloria in excelsis Deo.

16 pensou em “«“AS PALAVRAS NÃO NASCEM AMARRADAS, ELAS SALTAM, SE BEIJAM, SE DISSOLVEM…”»

  1. «“AS PALAVRAS NÃO NASCEM AMARRADAS, ELAS SALTAM, SE BEIJAM, SE DISSOLVEM…”»
    Dia dos nAMORados chegando e eu canto pro Zé/Zefa, como cantou Renato Russo: É preciso amar a Rosalliezinha / Como se não houvesse amanhã / Porque se você parar pra pensar / Na verdade não há… Sobe, Zé e vem amar (beijar, abraçar, se enroscar, se deliciar) essa pessoa que tanto te quer.

    Kd Zézinho(a) fujão (ona)? ♥ Beijaço na sua boca, Zé/Zefa♥♥♥.e apenas um abraço pra tu, Sancho, velho broxa e sem tesão por este meu maravilhoso corpitxo delicioso. hehehehehe.

    • Estou com titia em Buenos Aires a bailar belíssimos tangos já que Sancho, amado dela, tem a cintura dura!
      E o “T” Sancho só tem por ela e ela por ele.
      “T” literário, cúmplice, amigo, eterno…
      O outro “T” fica por conta de uma belíssima imortal. Irresistíveis ambos quando estão a “sós”! E fiéis.

      • E o “T” Sancho só tem por ela e ela por ele.
        outro “T” fica por conta de uma belíssima imortal.

        Vc escreveu isso?

        Três é suruba, Zé. Vc particpa disso? Eu, embasbacada, pergunto

        Zé, troca a erva ou de psiquiatra, que a de seu estoque tá estragada e/ou o profissional que te atende é pilantra… Ou terei eu que trocar o vermute que aquece as frias noites jordanianas? Meu Deus…

        • Ops, cheguei todo prosa para ler os comentários e me deparo com: “Sancho, velho broxa e sem tesão”…
          Aí magoou. kkkk
          Ai Jisuis, ficar véi até vai, mas aí você me transformou na Geni do Chico;
          Com você, Sanchi, by Rosallie talvez ficasse assim:
          Ele é um poço de bondade
          E é por isso que a cidade
          Vive sempre a repetir
          Joga pedra no Sanchi
          Joga pedra na Sanchi
          Ele é feito pra apanhar
          Ele é bom de cuspir
          Ele dá pra qualquer uma
          Bendito Sanchi

          Joga pedra no Sanchi, Rosallie. kkkkk

        • Creio que você deveria ler de novo pois são dois “T” distintos. A única erva que uso é chamada de melissa.
          Melhor trocar o vermute.

          • Joga pedra no Sanchi e no Zerroberti, Rosallie, sua gostosona deliciosa (ah, como é gostoso me olhar no espelho depois de um banho gelado na piscina de minha mansão e soltar esses elogios que tanto mereço). Que TESUDA eu sou!!!!
            E, para aquecer o frio e esquecer a solidão VERMUTE é tudo de bão, zefinha/zezão, meu T…
            Tá frio o sábado na montanha da solidão. Alguém pro me aquecer? Quem me aquece não me esquece.
            Hoje vou ver filme porno pra brincar (dedilhar) minha piriquita (gemer é preciso, dizem os poetas).
            Hoje estou mauvadona, podem me chamar de MADONNA, hehehehehe

      • Irresistíveis ambos quando estão a “sós”!, tasca o Zé, de fértil imaginação

        Fecho os meus olhos
        A caverna e o coração
        Perdidos entre o sim e o não
        Na calada da noite preta
        Deus, Deus, Deus
        Aonde eu vim parar
        À noite preta vou me entregar.

        E o Zé, pelo visto, anda oferecendo meu adorável pescocinho (quiçá otras cositas mas) para “belíssima imortal.” Tem ótimo gosto o Zé.

  2. E ontem, feriado de “Porcus Tristis” no Allianz Parque (ninguém ficou alegre com o zero a zero), pois o menino deu ADEUS – Palmeiras 0-0 San Lorenzo (a última jornada de Endrick com a camsia verde). Dois outros meninos (Estevão e Luis Guilherme) também de malas quase prontas (FALTAndo APENAS detalhes para ACERTO FINANCEIRO – já muito próximo) para a aventura europeia das próximas temporadas.

    Depois da partida Endrick se apresentará a seleção para partidas amistosas visando a Copa América. Em julho vai vestir a pesada camisa do Real Madrid, segundo melhor time do mundo, pois o primeiro é o meu Verdão.
    AVISO IMPORTANTE do BRASILEIRO: DODECA CAMPEÃO SÓ O VERDÃO ☝🏼🌴🌴🌴🌴🌴.
    É nós! tmj! Saudações Palestrinas! VRAU NELES, VERDÃO 💚🐷💚. ​”se 51 é Pinga, Toyota é Carro.” Palmeiras primeiro campeão MUNDIAL; os antis SANGRAM.

    • Pedrão, meu caro

      E tem gente que comemora que nossos times tenham se tornado BARRIGA DE ALUGUEL ou incubadora de craques, para termos um campeonato nacional medíocre (bem chinfrim) enquanto quem BATE UM BOLÃO acaba desfilando nas catedrais da bola da EUROPA. Tristes trópicos, digo eu…

      “CER VEJA” bem: o abismo GIGANTESCO entre as ligas de lá e a de cá. No cenário SUDAMERICANO temos 4 times brasileiros (PALMEIRAS, FLAMENGO, ATLÉTICOS MINEIRO e PARANAENSE, dois argentinos (BOCA E RIVER) e A PREENCHER DEMAIS VAGAS há uma quantidade assustadora de times varzeanos dos outros países de sudamérica. TÁ FEIA A COISA.

  3. Enquanto Rosallie solitária dedilha em teias de aranha titia prefere a final da Champions.
    Pipoca a postos e cobertor também.
    Vamu qui Vamu com Modric (apesar de simpatizar com o adversário)

    • Zé, vc
      não quer a racha da sua Rosallie (euzinha), mas foi ver o racha entre o Madrid e o Borussia. Não me quer pelada, mas foi ver a pelada da champions league.

      Por questoes obivias prefiro sinuca a futebol (taco, bolas e caçapa) mas como foi dica sua, fui ver o tal Modric (mais feio que resbalão de porco em lajota) e vi Toni Kroos (que homão, meu Deus). O jogo foi bem mais ou menos, o Kroos me incendiou debaixo do edredon (Zé, confesso que siririquei imaginando ele e euzinha peladinhos fazendo loucuras com o lindo salsichón alemão que ele deve ter).

      Beijo na sua boca, Zé. Sonhe comigo.

  4. Para alegria do Laudeir Ângelo e chororô do vascaíno Sancho…
    Um, ok; dois, até vai; 3, infelizmente acontece; 4, loucura; 5, é phodda; mas SEISSS? Aí é muita sacanagem!!! Essa é a maior vitória do rubro-negro sobre o cruzmaltino na história do ‘Clássico dos Milhões’, como resultado do atual poder financeiro, técnico e administrativo a favor do time da Gávea, o que abriu, a partir do ano 2020, um abismo entre ambos.

    Mas, como ‘consolo’, a maior goleada ainda pertence ao Club de Regatas Vasco da Gama, que aplicou sonoros 7 a 0 no Mengão por ocasião do Cariocão de 1931(assim como sonhar, recordar não custa nada, caro Sancho).

    Voltaço, Tricolor de Aç😎 – O Maior do Sul do Estado. Boa sexta, família Voltaço! 💛🖤🤍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *